REUNIÃO SOBRE O SUPERAVIT EM BRASILIA COM O BB

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Acabei de falar com Isa Musa Noronha, presidente da FAABB, a respeito da reunião de que participou ontem em Brasilia com o Banco do Brasil para tratar do superavit.

Em sua opinião tratou-se da primeira reunião, onde foi dado o ponta pé inicial para as conversações e negociações envolvendo as nossas reivindicações e a pretensão do Banco.

Na mesa estavam os eleitos da PREVI, a CONTRAF-CUT, a AAFBB, a FAABB e a ANABB, representadas por seus principais dirigentes. Do lado do BB, o diretor Carlos Eduardo Leal Neri, diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas, subordinado ao Vice Presidente Robson, foi o mais importante interlocutor.  O diretor Neri já foi da PREVI e há pouco presidiu a Cassi. E´ personagem conhecido do funcionalismo do BB.  Conheço-o pessoalmente e tenho dele a impressão de pessoa afável e de bom trato, sendo possível estabelecer um diálogo com ele, embora quanto à sua passagem pela CASSI, que foi rápida, pairam algumas dúvidas sobre sua atuação.

O diretor Nery foi positivo ao afirmar que o Banco deseja o cumprimento da resolução 26, pois seu serviço jurídico opina no sentido da legalidade da resolução e por isso o BB se apropriou de parcelas do superavit. O BB quer 50% do superavit, conforme faculta a resolução 26.

As reivindicações feitas pelas entidades presentes foram amplas - tratava-se da primeira reunião - no sentido de que além da distribuição do superavit tem que vir a correção do percentual das pensionistas para 80%, o fim do voto de qualidade a favor do BB, a restauração do quadro social e outras mais, já arroladas em notícias anteriores.

Foi marcada uma nova reunião para o dia 18 de outubro, em Brasilia, para dar seguimento às negociações.

0 comentários: