SUPERAVIT DA PREVI

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Foi marcada importante reunião no Rio de Janeiro para a próxima semana, dia 9 de setembro, a fim de tratar sobre a questão do superavit da PREVI.

O Banco do Brasil não perde tempo e se apropriou de mais dois bilhões neste semestre. Alega, como sempre, que não retirou os recursos, não se trata de “caixa”, mas de mera expectativa, uma simples operação contábil. Ora vejam só…

Enquanto isso os verdadeiros donos da PREVI, que são os aposentados e as pensionistas, ficam chupando o dedo, sem desfrutar do superavit, a não ser através da suspensão das contribuições mensais para o fundo.

Essa situação poderia não estar acontecendo se tivesse sido aceita a minha proposição, feita há tres anos, de distribuição mensal de um percentual de 10% para todo o mundo, a exemplo do que fez a VALIA.  Fui muito criticado porque chamei de um abono, que seria dado enquanto durasse o superavit. Mas que dessem qualquer outro nome, mas distribuissem os valores que fazem tanta falta e que muitos jamais verão porque vieram a falecer nesse período, inclusive nosso primeiro presidente Onésimo Duarte.

Agora essa proposta volta a ser debatida depois que uma pesquisa nacional revelou ser a preferida da maioria dos aposentados e pensionistas.

O que não pode continuar é essa indefinição. A PREVI tem a obrigação de revisar os benefícios para cima a fim de que o superavit diminua e se os diretores não o fizerem devem ser responsabilizados por isso, inclusive criminalmente. Tenho uma ação judicial de cumprimento e responsabilidade quase pronta nesse sentido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Colega Medeiros ! Parabéns pelo teu Blog e pela proposta apresentada. Sugiro que se o BB só contabiliza em seu Ativo mas não retira os recursos da Previ, nós também possamos só contabilizar em nossos Ativos e dar em garantia perpétua para retirar empréstimos na própria Previ.O que achas ?

Anônimo disse...

Grande Medeiros,

"Gostaría de sugerir nas negociações do superávit previ, a possibilidade quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no salário de participação,elevando o teto do mesmo ".

Grato e contamos com a sua colaboração

T. Eduardo
Ribeirao Preto SP

o bigão disse...

Caro Medeiros,
Eu acho que uma grande contribuição que os associados poderiam receber seria uma cópia dessa ação que você está promovendo. Eu sei que você deve estar pagando o seu advogado, é claro, mas acredito que se os associados da PREVI tivessem uma cópia dessa ação, seriam milhares de processos ajuizados, o que forçaria uma nova posição da PREVI e do Banco.
Fauzi
Pederneiras (SP)