CATARSE

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Enquanto não chegam as notas oficiais e melhores esclarecimentos sobre o que se passou ou está se passando com o vulcão, as cinzas se espalham por toda a parte provocando sujeira difícil de limpeza.  Melhor deixar sentar um pouco a poeira para ver por onde começar a varrer.

NESSE ENTREMENTES, amo a língua portuguesa. Amo a língua de Camões, Fernando Pessoa, Rui Barbosa, Jorge Amado e Érico Veríssimo.

Têm algumas palavras pelas quais curto especial predileção.

Uma delas é "catarse".

Essa palavra tem vários componentes que me agradam.  Contém mistério, sonoridade, dubiedade, conteúdo. E´ uma das minhas preferidas desde que li uma entrevista de Erico Veríssimo, onde ele fazia referência à mesma, por ocasião do encerramento de sua saga histórica e sentimental do "Tempo e o Vento".

Pois o protesto judicial de ressalva de direitos relativo ao superávit de 2009 representou, para mim, uma CATARSE.  Uma prodigiosa catarse.

Eu estava emocionalmente trancado desde que o processo de destinação do superávit foi deflagrado e o Banco do Brasil beneficiado com metade dos recursos que eram nossos em sua integralidade. Minha sensação , voces sabem, era de ter sido feito de palhaço pelo BB.  Falei disso várias vezes no blog.

Agora com o protesto me libertei dessa sensação de angústia que me atormentava. Demonstrei os motivos da minha inconformidade e denunciei os vícios que maculam a apropriação indébita do BB de metade do nosso superávit, que era nosso por direito e por justiça.

Botei prá fora tudo que tinha sufocado em minha garganta e na minha razão....E fiquei em paz com minha consciência.  Aliviei meu coração dessa carga pesada e, finalmente, como das vezes anteriores, recuperei meu humor e voltei a dormir tranquilo.

Não faço mais parte do bloco dos palhaços, onde me incluía por vontade própria, respeitando, como sempre, a opinião alheia. Falei o que tinha guardado na minha alma, com educação e razoabilidade, como deve ser em Juízo, mas manifestei o meu protesto, cumpri o meu dever de cidadão e de funcionário.

Minha saúde melhorou. Minha pressão finalmente se normalizou. As dores da coluna desapareceram como por encanto. Ah !  Bendito protesto judicial !

Pena que outros, que igualmente sofreram frustração com o episódio do superávit, não tenham se valido do protesto. Apenas cerca de seiscentos, de um universo de mais de oitenta mil, me acompanharam.  Mas seiscentos já são mais do que os trinta do peladaço. Espero que o protesto também represente para eles uma catarse, uma libertação da opressão que todos sentíamos no peito. E, aí, estaremos em condições de seguir adiante em nossa jornada, para a resistência que se impõe e para as conquistas que necessitamos.

DELENDA CARTHAGO - ESTOU ME SENTINDO MUITO MELHOR COM O PROTESTO JUDICIAL - AH !  SE ESTOU ! COMEÇO A AJUIZAR NA QUARTA FEIRA.

14 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros quando puder examine o comentario de Mariano postado no dia 19.06 às 06:48. Parece que o assunto é muito sério. Seguro decessso Complementar.

Alvorino Osvaldt disse...

Grande Medeiros. É de alma lavada que temos de enfrentar esta corja!

Abraços e obrigado por me aceitar na turma do protesto!

Alvorino Osvaldt
Camaquã - RS

Anônimo disse...

Tudo certo mas... "Catarse" não é palavra da lingua portuguesa não. É grega.

Anônimo disse...

Tem razão o amigo das 18:16
Catarse é grega. Toda sas tragédias tinham a sua catarse.
Mas já incorporada a nossa lingua como O.K e coca-cola.
È nossa.
E eu sinto junto com o Dr. Medeiros que foi bom para ele nos motivar e levar junto na sua indignação que tambem é nossa.
Agora, Medeiros, tenho entrado no site de Anapar, Anabb e não vejo noticia nenhuma.
Quem diabos lhe dá essas notícias de primeira mão?
Eu tenho religiosamente acompanhado todos os blogs e sites.
Não vi nada.
A Anabb parece que está incólume.

antonio c f macedo disse...

OBRIGADO MEDEIROS POR RETIRAR DE MIM TAMBEM ESTE PESO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO. ME SINTO BEM DE PODER TER TIDO A CHANCE DE PARTICIPAR DESTE PROTESTO. E CONTRA O BANCO DO BRASIL E A PREVI PODE CONTAR SEMPRE COM MEU MODESTO APOIO. ENTRAREI EM TUDO ENQUANTO FOR TIPO DE PROTESTO, AÇÃO, ABAIXO ASSINADO, ETC...... UM ABRAÇO DE ALMA LAVADA.

ANTONIO CARLOS FERREIRA MACEDO

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Parabens pelo seu belo trabalho, tanto pelas informações prestadas no Blog, quanto o Protesto Judicial. O caminho é árduo, temos de batalhar pelo que nos pertence. E quanto aos nossos falsos representantes, que respondam pelos seus atos, se ficar provado que desviaram nossas contribuições, que sejam punidos exemplarmente, principalmente para evitar que outros venham a agir da mesma forma.
Enviei a procuração e comprovante da transferência dos 150,00. Serei avisada, de algum modo, confirmando a minha participação no protesto? Seria interessante sabermos se deu tudo certo, sem extravio, etc.

Marco Antonio (BH) disse...

Reunião da ANABB não explica demissão de vice presidente.

Colegas,
No último dia 13 de junho, o Conselho Deliberativo decidiu pela substituição da conselheira Elaine Michel, que ocupava a Vice-Presidência de Relações Funcionais, pela conselheira Ana Lúcia Landin.
É importante lembrar que a ANABB não elege diretamente os membros da Diretoria Executiva. Para ser eleito Presidente ou Vice-Presidente da Diretoria Executiva é necessário ser Conselheiro Deliberativo, este sim, eleito pelo Corpo Social e só por vontade do próprio Corpo Social poderá perder a condição de Conselheiro.
Para ser eleito membro da Diretoria Executiva basta conquistar metade mais um dos votos dos Conselheiros presentes na reunião. A conselheira Elaine, quando foi eleita para a Vice-Presidência de Relações Funcionais, conquistou nove votos dos quinze Conselheiros que estavam presentes. O quórum mínimo para a instalação do Conselho Deliberativo é de onze Conselheiros e vinte e um é o número total de membros. A eleição de componentes da Diretoria Executiva é por votos secretos.
Quando da substituição dos membros da Diretoria Executiva, são necessários dezesseis votos. Ou seja, neste caso, o quórum mínimo passa a ser de dezesseis Conselheiros e todos deverão votar pela substituição. Na última reunião do Conselho Deliberativo, estavam presentes todos os Conselheiros, destes, dezessete votaram pela substituição da Sra. Elaine Michel na Vice-Presidência de Relações Funcionais. Igualmente por votos secretos.
Na mesma reunião, a Conselheira Ana Lúcia Landin foi eleita Vice-Presidente de Relações Funcionais, com dezenove votos favoráveis, dos vinte e um Conselheiros presentes, também por voto secreto. Pelo Estatuto da ANABB, Elaine Michel retoma, imediatamente, a condição de Conselheira Deliberativa.
Ao tempo que agradecemos o trabalho desenvolvido pela Conselheira Elaine Michel enquanto esteve investida na função de Vice-Presidente da Diretoria Executiva, desejamos à Conselheira Ana Lúcia Landin os votos de sucesso nesta nova etapa como Vice- Presidente de Relações Funcionais da ANABB.
Graça Machado
Presidente do Conselho Deliberativo
Emílio Rodrigues
Presidente da Diretoria Executiva

Bernardo Mallmann disse...

Aderi ao protesto de saída e ainda levei junto minha mulher. Também nos sentimos aliviados, em parte, por fazermos alguma coisa. No entanto, fica ainda uma certa ânsia de que o que fazemos ainda não será o bastante. Mas então o que mais fazer?
Estamos lidando com bandidos, verdadeiros ladrões, sem o menor escrúpulo. São pessoas de péssimo caráter: fraudam leis, corrompem o judiciário e atentam contra a essência da democracia.
Portanto, a satisfação de "botar pra fora" o nosso protesto, é efêmera e eu já estou muito brabo de novo.

ANTONIO AMERICANO DO BRASIL BORGES disse...

Caro Dr. Medeiros,
Tendo enviado minha procuração logo no início da divulgação do protesto,espero estar entre os mais de 600 preocupados com o assunto.
Gostaria de saber como me cientificar de minha participação e onde localizar cópia do instrumento.
Parabéns pela iniciativa, também agora me sinto mais aliviado.
Há outro assunto que me preocupa, trata-se do aumento abusivo na mensalidade da CAPEC, para os associados com mais de 56 anos, de 10%, 15% e 20% em 2010 e 2011.
Atenciosamente
Antonio Americano
Goiania (GO)

Medeiros disse...

O protesto é a base para novas ações, que deverão acontecer. Após manifestar nosso posicionamento e nossa contrariedade com a garfada em nosso superávit, vamos atrás de nossos direitos e de responsabilizar aqueles que estão agindo incorretamente.

Quem quiser confirmar sua participação nos protestos basta enviar email para a afabb-rs indagando.

A petição será disponibilizada após a notificação do banco e o encerramente do protesto, o que deve levar cerca de sessenta dias.

Vou publicar um resumo.

Anônimo disse...

ANABB - NÃO É PRECISO EXPLICAR NADA. Tiram e botam quem querem. Na Previ também é assim. Tiraram o Amaral e colocaram a Cecília, lembram-se? É tudo política e quem quiser entender tem de participar da panela...

Anônimo disse...

Procuro em todos os blogs, em todos os jornais, não há nenhuma noticia sobre a anabb.
Não acredito que uma coisa séria envolvendo aposentados possa desparecer asssim do noticiário. Já chegamos a este ponto?

Anônimo disse...

DR.MEDEIROS, parabens pelo brilhante trabalho.Tenho acompanhado seu esforço para que obtenhamos bons resultados. Como aposentado só posso agradecer sua incansável dedicação. ABRAÇO - Rui Gonçalves.

Medeiros disse...

Rentei registrar a reclamação com o seguro. Fui passando de ramal para ramal até que me deixaram pendurado por cerca de quarenta minutos. aÍ NÃO HÁ QUEM AGUENTE...