A CASSI E O BLOG

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Não tenho me ocupado no blog de comentar sobre os problemas da CASSI.

Meu foco tem sido a PREVI até porque foi lá que desempenhei a função de conselheiro fiscal de 2002 a 2006. E tenho orgulho de dizer que nesse período o BB não se apropriou de nenhum recurso da PREVI e ganhamos o IGPDI pleno.

Mas considero a CASSI um assunto importante em nossas vidas de aposentados e pensionistas. A saúde é um tópico relevante na chamada maior e melhor idade.

Na reunião de Camboriú a CASSI foi debatida exaustivamente pelas duas diretoras eleitas que lá compareceram, a Mirian Focchi e a Graça Machado.  O blog do Ari Zanella faz um relato fiel do que aconteceu. Pode ser acessado na aba do meu blog.

Em certa altura a diretora Graça Machado criticou as informações deturpadas que circulam pela internet e pelas redes sociais, a maioria delas antiquadas e ultrapassadas, em seu entendimento. Contou a diretora que tem um assessor que se encarrega de reunir tudo o que sai na internet para seu conhecimento e tomada de providencias.

Foi, então, que tomei da palavra e lhe comuniquei que, em vista dessa informação, o blog do Medeiros passaria a tratar de assuntos da CASSI, na certeza de que chegaria a ela a matéria abordada no blog, assim como chega na PREVI, onde o blog é monitorado, segundo já foi comprovado.

Como a diretora Mirian Focchi estava presente e demonstrou que está com todo o gás para o desempenho de seu cargo, acho que também se valerá do blog para tomar conhecimento de reclamações, eventuais críticas, reivindicações, reparos e sugestões de melhorias, enfim, um feed back necessário para qualquer administrador que se preze exercer com plenitude sua função.

Dessa maneira, vamos postar mais adiante alguns assuntos que dizem respeito à CASSI e que nos incomodam, como a questão da qualidade e quantidade da rede credenciada de médicos, os preços dos medicamentos, as clínicas CASSI, as ações judiciais que são impetradas em São Paulo, Bahia e Rio, e outros assuntos.

A idéia é , como sempre, de ajudar a melhorar o nosso padrão de atendimento e que sejam respeitados os nossos direitos e anseios.

Aqui no Rio Grande do Sul o conselho de usuários funciona bem, sob a coordenação de Maeda, nosso colega e conselheiro da AFABB=RS, autor da idéia do facilitador e entusiasta do trabalho que realiza na CASSI.

Aguardem nossas próximas postagens sobre a CASSI.

Nesse ínterim gostaria de ouvir alguns comentários de voces a respeito da Cassi.

Como diz o anonimus gourmet, VOLTAREMOS.


16 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros.
Gostaria de fazer um pedido a sua pessoa experiente, carismatica e de grande valor para todos nós associados da Previ. O pedido é por todos nós o famoso ES 180 e 150 a minha sugestão é porque a Previ não tira a mensagem da Cassi da margem consignavel e também adiciona os 30 % do Bet antecipadanmente já que ela poderá incorporá o aalario.

Anônimo disse...

A questão dos medicamentos me preocupa. Dizem que essa empresa que forneça os medicamentos é testa de ferro da Visanet.

ALGUNS MEDICAMENTOS SÃO MAIS CAROS DO QUE COMPRADOS COM DESCONTO NA PRAÇA.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Para mim o problema é a rede credenciada.

A maioria dos bons médicos não quer trabalhar para a CASSI.

Trabalham para a Unimed mas não para a CASSI que paga muito pouco e com muita burocracia.

Moacir.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

A verdade é que depois que entramos com ações judiciais na BAHIA o atendimento da CASSI melhorou.

Souza de Aguiar -

Anônimo disse...

Meu prezado DR. Medeiros,
Realmente a CASSI tem sido um problema parqa nós que moramos no interior. A maioria dos médicos de doenças mais complexas não sõa da cassi. Alguns nos atende pela lado da amizade, pois alegam que o preço pago pela cassi não compensa a manuteção do credenciamento. Como se vê maioria das vezes quando necessitamos de tratamento específico, com profissionais mais qualificados temos recorrer a grandes cidades, e as vezes temos que pagar parte do evento para que o profissional nos atenda. Se recvurmaos esta situação o rpofissional não está nem aí, pois, hoje, ser médica da Cassi não leva a estatus nenhum, muito pelo contrário somos atendidos como disse acima pela amizade que possuimos como profissional ou até por favor. A alegação de que o estágio dos usuários da cassi estão numa idade avançada onde se utiliza/acarreta mais despesas para a caixa, deveria ser repensado outra maneira, pois em tempos idos a cassi deveria ter já em seu planejamento esta realidade. Só não sabia que é ognorante. Muitas das vêzes temos, se quizermos ser tandedio por profissional competente e/ou doenças especiais, são obrigados a desembossarmos o valor pedido pelo profissional. Sou CASSI família, sem regalia alguma, com mensalidade cara. Minha esposa possui uma doença rara no fígado, onde o único profissional que encontrei, não faz parte da cassi. Tenho que desenbolsar R$ 300,00 reais todo mês, além do remédio ser caríssimo. A cassi informa que não cobra, por ser plano família. Com urgencia deverá ser revisto a situaçãso da caixa pois não é de hoje que a caixa vem remunerando os serviços com valores baixo, o que tem ensejado o descredenciamento de dezenas de profionais qualificados.
Há manedira evidente e cortar gastos da cassi.Diante do irrisório reajuste que nos aposentados recebemos, temo que nos virarmos para cumpprimento de nossas obrigações no final mês. As coisas simples, gastos suprfluos, até redução de despesas de diretoria, viagens, tem que ser revisto. Não como pagar um plano caro tal qua o família viver na mediocridade oferecido pela CASSI.

anoimojao

Anônimo disse...

A Cassi vem adotando uma prática comum aos demais planos de saude: recusar procedimentos e exames. Recentemente minha esposa, que é minha dependente, necessitou fazer uma ressonancia magnética e a Cassi negou e exigiu laudo médico com justificativas do profissional que requisitou o exame.
Acabamos fazendo pelo plano da empresa de minha mulher, que é basico, mas não fez nenhuma exigência de laudo, e o resultado do exame apontou cisto renal.
E a Cassi achou que não precisava fazer o exame.
Ainda bem que temos outra alternativa de plano na família, senão teriamos que arcar com o custo de um exame caro por nossa conta.

Cláudio

Anônimo disse...

Pois é Medeiros, a gente só começa a se preocupar realmente com o plano de saúde quando a saúde não vai bem. Graças a Deus não estou precisando mas sei de pessoas que tem tido dificuldades para efetuar alguns exames e consultas com médicos especialistas. Precisamos ficar de olho. Abraços

Chico Alves disse...

Como já dizia o saudoso Mussum, por aqui, a CASSI está mais para "Cassildes"

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Veja esta só notícia:
Quem está sabendo desta última sacanagem da CASSI??????

10/08/2012
Contraf-CUT questiona cobrança pela Cassi de resíduos de coparticipação


A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) anunciou que fará a cobrança remanescente de valores de coparticipação relativos ao período de 2002 a 2012. De acordo com o plano de saúde, trata-se de pendências de coparticipação sobre consultas médicas e exames, que são devidas pelos associados, mas não foram cobradas devido a inconsistências no sistema.

A Contraf-CUT estranhou a decisão e questiona por que só agora a Cassi resolveu regularizar a situação, já que o problema foi detectado em 2008. A pendência já dura quatro anos, e nesse período os associados não foram sequer comunicados de sua existência.

A Contraf-CUT reforça ainda que é preciso saber o motivo pelo qual o problema só veio à tona agora. A decisão de cobrar foi tomada em maio deste ano, quando terminou o mandato de parte dos dirigentes da Cassi. "Por que os diretores da gestão anterior, ligados à antiga diretoria da Anabb, não tomaram as devidas providências e deixaram o problema estourar agora?", questiona William Mendes, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

A Cassi alega que a cobrança será feita seguindo as regras atuais do plano. A primeira cobrança acontece no próximo dia 20 de agosto, para aqueles que devem até R$ 50. Nos próximos meses, o plano de saúde decidirá a forma de cobrança dos valores superiores a este. No Conselho Deliberativo da Cassi, os membros indicados pelo banco propuseram cobrar correção monetária sobre os valores atrasados, mas os representantes eleitos pelos associados rechaçaram, pois os associados não têm nenhuma responsabilidade pelo erro dos gestores da Cassi. Não será cobrada a correção.

A nova gestão eleita da Cassi levou o problema à Comissão de Empresa, que mostrou seu inconformismo com a cobrança e, em reunião com o banco, exigiu que o débito mensal fosse limitado a 1/24 dos vencimentos de cada um, para evitar prejuízos maiores aos associados.

A Comissão de Empresa reivindica que a Cassi disponibilize os valores individuais de cada associado no site.

Fonte: Contraf-CUT

Anônimo disse...

CADE O PERDAO DOS MILHOES AO BANCO DO BRASIL, NA GESTAO ANTERIOR. POIS FIZERAM O MAIOR ACORDO DA HISTORIA PARA ELES POIS A CASSI FICOU NO PREJUIZO E AGORA QUEREM COBRAR DE NOS.

ORA COBREM DA DIRETORIA ANTERIOR.

DEBITAR NA CONTA DOS ASSCIADOS SEM PREVIA CONCORDACIA DAH AÇAO DA BRABA.

Anônimo disse...

Ainda mais essa. Como vamos pagar se não sabíamos da existencia dessa dívida.Assim é dema.....is.

CASSI, CONVENIO COM A UNIMED disse...

Os associados que residem em centros menores há muito sofrem com a falta de credenciamentos na cidade.
Volto a sugerir que a CASSI, como forma de contornar o problema, faca um convenio com as Unimed, como forma de suprir com medicos
credenciados daquela Unidade O ATENDIMENTO aos associados da CASSI. Se o valor a ser pago eh superior, que se pague diretamente
ao medico e o associado consiga o ressarcimento pela tabela da Cassi. Ou ainda, outra forma de remuneração aos medicos das UNIMED. Se nao eh a condição ideal pelo menos teremos mais opções de atendimento.
E se de todo impossível, que em regioes onde o atendimento eh precário por falta de opções, que o associado pague um valor de
contribuição inferior à CASSI.
A verdade eh que convivemos ha muito tempo com poucos opções de atendimento em muitas localidades e as administrações falam muito
e pouco conseguem fazer para atenuar as dificuldades.
Luiz

Medeiros disse...

Pelo visto nos comentários acima tem muito assunto a ser debatido relativamente à CASSI.

A diretora Mirian Focchi virá a pORTO aLEGRE no próximo dia 17.

Vamos tentar conversar com ela.

Tenho gostado da disposição dos novos diretores de dialogar e se aproximar.

Vamos ver se dá frutos ou se fica só na conversa.

Por enquanto estou dando crédito.

Anônimo disse...

Sou aposentado só pela previ, ainda trabalho e não me aposentei pelo INSS. A CASSI não se cansa de mandar correspondências para que informe a eles sobre minha aposentadoria, que ainda não aconteceu. A intenção deles é aumentar o valor da mensalidade. Além de pagar CASSI tenho outro plano da empresa que trabalho. Sou obrigado a informar que ainda não me aposentei pelo INSS??Agradeço se pude responder.

Anônimo disse...


vOCE QUE EH ADVOGADO, MEDEIROS, SABE MUITO BEM QUE NAO SE PODE DEBITAR CONTA DE PESSOA ALGUMA SEM ANTES DAR O AVISO E TER A CONCORDANCIA, ORA UM DEBITO DO ARCO DA VELHA TENHO QUE ´PAGAR AGORA, E COMO JAH DISSE NAO FIZ NAO CONCORDEI COM O PERDAO AO BB DE MILHOES QUE A DIRETORIA ISSERA NA EPOCA SER O MAIOR ACORDO, TAI O ROMBO.

VAMOS A JUSTIÇA, A DIRETORA ORA ELEITA TEM QUE RESPEITAR OS DIREITOS DOS OUTROS. NAO SE PODE SAIR DEBITANDO A DEUS DARA.
EH UM ALERTA.....SR.MEDEIROS AVISE A CASSI ......VAO TER MUITO TRABALHO....

O QUE ESTA GERANDO PREJUIZOS NA CASSI SAO AS AÇOES JUDICIAS POIS MUITAS VEZES O MEDICO OU HOSPITAL NAO ATENDEM POR FALTA DE AUTORIZAÇAO...AI DAH PREJUIZO.....

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A Cassi, creio, não anda agradando mto aos prestadores.Em todo lugar que vou ouço reclamações. Tipo: paga pouco e exige demais. Ou, as secretárias qdo vêem a carteira da Cassi já disparam:"Esse plano é complicado".
Ontem, o que aconteceu comigo foi lamentável.Relato aqui como exemplo:
Minha médica pediu um ultrasom no formulário dela. O laboratório exigiu o pedido no formulario da Cassi.Voltei ao consultório e a médica ficou brava. Disse que ela não é obrigada a fazer o que a Cassi quer. Que todos os planos aceitam como ela e todos os medicos fazem. Somente a Cassi faz este tipo de exigência.Ela não tem a guia porque a Cassi não manda e ela não tem obrigação de mandar buscar. Ela também não ia colocar internet no consultorio somente para imprimir guia da Cassi.
Me propus ir até a Cassi buscar a guia. Mas seriam 19 km de distancia e muito engarrafamento.Não chegaria a tempo.
Diante disto, a secretária, penso que ficou com peninha de mim, foi ao consultorio de um predio ao lado e pediu uma guia emprestada de uma amiga e tirou xerox.
Neste intervalo, tive que ouvir de algumas senhoras que "graças a Deus o plano delas não fazia dessas coisas".
Foi lamentável, me senti muito mal.Sei que esta médica é conceituada na sua área, e não vai continuar muito tempo credenciada.Falo isto pela insatisfação que ela e muitos prestadores demonstram com a Cassi.Não entendo as pesquisas de satisfação que mostram prestadores satisfeitos. Eu nao conheço nenhum. Somente aqueles médicos iniciantes que estão aceitando tudo.
E a maioria reclama da "burrocracia", dos mínimos detalhes exigidos,da complicação,etc.
Para um plano de assistencia de um banco que quer mostrar que é moderno, é uma pessima propaganda.
Quase todos os médicos que me atendiam ,estão hoje descredenciados.
Sinceramente, penso que se a Cassi não mudar rápido, vai ter que admitir mais médicos e tornar a Clinicassi seu principal ponto de atendimento.