REPÚDIO AO SUPERÁVIT PARA O BB EM CAMBORIÚ

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

As associações de aposentados que realizaram o encontro de Camboriú decidiram enviar carta manifesto ao novo presidente da Previ repudiando a distribuição de cinquenta por cento do superávit da Previ para o patrocinador Banco do Brasil.

Essa correspondencia foi assinada pelos presidentes das AFABBs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Joinville e Itapema.

O texto está disponibilizado no site de cada uma das associações e já foi distribuido pela internet.

A idéia é deixar claro ao presidente de nosso fundo de pensão o  posicionamento firme dos participantes, aposentados e pensionistas, a respeito da matéria.  O superávit é dos participantes. Estamos dispostos a lutar por ele de todas as maneiras.  Novas ações judiciais estão sendo estudadas e serão ajuizadas se continuar essa absurda apropriação por parte do BB.

Os critérios e premissas contábeis estabelecidas recentemente em Basiléia III condenam tais manobras contábeis na conta de aferição de resultados das empresas patrocinadoras de fundos de pensão.

O mais grave que existe na minuta da retirada de patrocínio é o reconhecimento da resolução 26 em um de seus artigos mais polêmicos.

Sabemos que os futuros balanços do BB estão sendo revisados e esses novos critérios internacionais poderão vir a derrubar resultados.

A VALE já teve uma perda de 50% com relação ao trimestre passado.  A PETROBRAS apresentou o primeiro prejuízo de sua história. Houveram ajustes contábeis nelas. Existe expectativa com relação ao BB.

Não podemos deixar a peteca cair nessa questão do superávit.  Houve uma tentativa de distrair as nossas atenções com a retirada do patrocínio, desviando o foco de nossas discussões.  Mas lá no meio estava a consolidação do golpe sobre o nosso superávit.

Não vamos cair nessa.

O superávit é nosso.  A reunião de Camboriú deixou claro esse conceito.  Ninguém foi contra.

O superávit da Previ não é do BB.  E´ dos participantes do fundo.

Vamos nos mobilizar na defesa do que é nosso.

28 comentários:

Anônimo disse...

Ínclito Mestre e Líder, Dr. Medeiros
Parabéns. Peçam audiência com o Secretário da SPPC para tratar desse assunto do compartilhamento e outros. Peçam audiência ao Presidente do BB para tratar dos assuntos TODOS da PREVI e da CASSI. Peçam audiência ao Presidente da PREVI para tratar desse e de outros assuntos. Aliás, acho que o Presidentge da PREVI é quem menos manda, apesar do que MANDA A LC 109 E A LC 108.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caro Dr. MEDEIROS:

Sou leitora assídua de seu ótimo blog. Por favor, à solicitação que vou ensejar, foge ao assunto em tela.
O caso é o seguinte: estou há aproximadamente 3 (três) anos recebendo à CESTA-ALIMENTAÇÃO em regime de "tutela antecipada". Caso a SENTENÇA DEFINITIVA nos seja desfavorável, como a PREVI pretenderá se ressarcir? Como meu salário não dá para pagar de uma só vez o que já percebi, será que a PREVI vai DERRUBAR todas as consignações não obrigatórias por lei, tantos meses quantos forem neccários para seu rápido ressarcimento causando, ao menos no meu caso, transtornos indizíveis.
Não será o caso de já deixar pronto um MANDADO DE SEGURANÇA? Muito obrigada. Atenciosamente.

CARMEM FERNANDES PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB), 09.08.12

Anônimo disse...

Pois é Mederão,

Pimentel no dos outros é refresco. A coisa pra nós tá mais feia que a presidente da petrobrás

Anônimo disse...

Caro colega,
O senhor acredita em uma mudança de valores e prazos para o ES, depois de tudo o que foi dito no último encontro?

Medeiros disse...

Prezada Carmen,

Trata-se de questão delicada.

Ainda não se sabe o que a PREVI vai fazer no caso, qual o seu entendimento, qual a sua postura.

Vamos lutar aqui para que não haja ressarcimento pois se trata de verba alimentar.

Mas o assunto é polêmico.

Não está descartada uma negociação.

Esse é o risco que corre quem se beneficia de liminar.

Não se desespere, porém.

Não tá morto quem peleia.

Mais na frente surgirão novos esclarecimentos sobre a matéria. Aguarde.

Medeiros disse...

Sobre o ES, acredito em atualização de valores para este ano e em novos estudos.

A PREVI não perde nada com o ES.

A questão da quitação por morte deve ser melhor avaliada. Para mim o reflexo é mínimo e não compromete.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

É bonito ver que o senhor voltou com todo o gaz e disposição para lutar pelo que é nosso. Que Deus te dê força e ânimo nessa batalha e que contagie cada vez mais colegas a juntarem-se nessa peleja e dentro em breve terá formado um grandioso exército de cabeças brancas prá botar prá correr quem se apropria do que não é próprio.
Josué Jorge Junior
Castro PR

Cláudio R Almeida disse...

Dr.

Assunto recorrente, mas de fato quem menos manda é o presidente da PREVI.

Novas estratégias têm que ser estudadas.


Metendo o bedelho, a Carmem está muito preocupada, mas acho que podemos tranquilizá-la. O que se recebe como alimentos não se devolve. De qualquer forma, fique tranquila Carmem, nem a Previ seria tão insensível.

Metendo o bedelho de novo, ao anônimo de 10:34, de tudo o que acompanhei nos blogs do Dr. e do Prof. Ari e mesmo em resposta da própria Previ, o ES é revisto anualmente e monitorado por uma equipe de técnicos. Em 2011 foi revisto em novembro (100 mil para 110 mil em 96 parcelas). Em 2012, segundo o próprio diretor Marcel, será revisto em setembro/outubro. As condições, devemos aguardar. Eu acredito em 150/120, até porque em 2011 a revisão foi frustante. Abraços.

Anônimo disse...

Seria bom incluir na solicitação de audiância sugerida do Sr. Edgardo (09:31), as pessoas (os judas traidores dos aposentados)que bolaram e inventaram essa tal Resolução 26, para podermos olhá-los de frente, cara-a-cara e conscientizá-los do grande mal que causaram aos colegas participantes do PB1 e saber o que motivou-os a implementar tal barbaridade.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, o que o Sr acha de procurarmos o Procurador Gurgel? Me parece muito justo!!
Abraçoss

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Medeiros,

Antes de mais nada parabens pela presidencia da afab do RgS. Beleza. Não poderiam ter melhor preidente. Gostaria de fazer apenas uma sugestão. Não seria possivel mandar informes do que ocorre para os responsáveis por Basiléia III ? Um minucioso relato dos atos do BB contra o nosso fundo de pensão?

Ademar disse...

Sr. medeiros e colegas,

Que o superavit não pertence ao Banco todos sabemos. O "Xis" da questão é como fazer o Banco devolver o que ele já pegou e o que fazer para que tal fato não ocorra no futuro.

Medeiros disse...

O importante para mim é não deixar a peteca cair na questão do superávit para que o BB não pense que estamos acomodados.

Vamos cerrar fileiras em torno do assunto e se for necessário vamos nos queixar para os órgãos competentes.

Se estão metendo a mão no que é nosso então pode ser até caso de polícia.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,


Neste momento, na TV Justiça, o advogado de defesa do Pizollato,está fazenda a tal defesa oral do referido reú do Mensalão, e que coincidência????, é o mesmo advogado da ANAPAR na ADIN 4644, Dr. Marthius Sávio!!!!

Carlos Valentim Filho disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Parabéns pela eleição para a Presidência da AFABB-RS. Todo sucesso do mundo na condução dos destinos dessa importante associação de aposentados e pensionistas do Banco do Brasil.

Relembro, com saudades, das reuniões de que participamos, Você na qualidade de presidente da AFABB-RS e eu da AFABBJ, para tratar dos assuntos de sempre: PREVI e CASSI.
Bons tempos aqueles.

Grande abraço do
Valentim - Joinville

Medeiros disse...

Prezado Mestre Valentim,

Bons tempos mesmo. Tenho saudades de você.

Pretendo voltar a Joinville sem os netos só para lhe visitar e curtir alguns momentos em sua companhia.

Forte abraço.

Medeiros disse...

Quanto ao Pizzolatto,

é uma baita coincidencia o advogado ser o mesmo da ANAPAR na resolução 26;

Acham que somos bobos ...

Anônimo disse...

Olhe dr. Medeiros, do jeito que vai o julgamento do mensalão vão absolver todos os reus por falta de provas e condenar o Gurgel por uma denuncia temerária e fajuta.

WILSON LUIZ disse...

O INSS vai antecipar, aos aposentados e pensionistas, até 10 de setembro, 50% do décimo-terceiro. Ano passado, a PREVI nos fez tal adiantamento na FOPAG de agosto(50% da verba P-400).

Anônimo disse...

Caros colegas,

Sabem por que o governo não fala mais em Pré-sal?

Vejam a entrevista c/o Sr. Ildo Sauer, na Revista ADUSP, e parte dela publicada na Tribuna da Imprensa:

http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=26923
02 de dezembro de 2011 | 04:12

Ildo Sauer denuncia como José Dirceu (com ajuda da Dilma) entregou o Pré-Sal para Eike Batista ( Os leilões dos campos da Petrobras)

Anônimo disse...

Mas, somos bobos mesmo.A ADIN antes de ser impetrada foi criticada por alguns por estar "sendo colocada no escaninho errado". Porém, foi aplaudida pela maioria.

Medeiros disse...

Quando eu critiquei a ADIN eu fui criticado por estar criticando um trabalho de um colega notável.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros o site da PREVI, anuncia que este fim de semana estará inoperante será que não é para a implementacao do novo parametro do ES para agora dia 20 ?

Anônimo disse...

Grande porcaria essa de escrever para a Previ. Sabem aonde o papel será usado? Não... Lá não, pois compram papeis mais finos e delicados. A verdade é que aqui o Rio, na Previ, morrem de rir dessa choramingas de aposentados

Rubem Tiné disse...

Honroso este protesto contra o banco levar a metade do superávit, porém inocuo, não vamos levar nada, não com esta justicinha que temos, é a eterna luta do pequeno contra o grande, então só resta negociar, barganhar, chantagear, ameaçar não votar neles ou sugerir que pode votar caso consiga alguma coisa e em conseguindo, votar contra. Infelizmente é assim, é melhor conseguir alguma coisa do que nada, apesar de que teem colegas que alardeiam que é melhor nada e ir à justiça, só que quando ganham o possível, via negociação, não devolvem nunca. É triste, revoltante, injusto, mas é a realidade.

Paulo disse...

Essa gente muito nos prejudica:

Pizzollatto + Gushiken (quanto mais consoantes repetidas, mais cuidado devemos ter...);

Anapar + Sasseron;
Resolução 26 + Pimentel;
Adin 4642 + Dr.Marthius Sávio;
(caminhos errados + escaninhos mal escolhidos)

e por aí vai....(Deus tá vendo: oooolha!!!)

Medeiros disse...

Colegas,

Inócuo ou não, temos que fazer alguma coisa contra a bandalheira. Mostrar nossa contrariedade e nossa indignação mesmo que vá para o lixo.

Olhem o que está acontecendo no julgamento do mensalão.

O vilão ou réu passou a ser o Gurgel, que, por ter mudado alguns ítens da denúncia original, pode decretar a anulação do processo.

Palhaçada.

Será que foi tudo combinado ?

Amanhã é o dia do Advogado. Faz cinquenta anos que me formei em Direito.

Estou abalado com o que anda acontecendo com o Judiciário e a Alta Corte do País.

Parece mesmo o fim do mundo.

Anônimo disse...

Ao Anonimo das 9:44, que Deus esteja olhando por você, que te proteja de todas as maldades que você tem em seu coração. Você deve usar também este "papel delicado", não deve ter conhecido outro como ter que pegar no final de feira aqueles papéis de seda que vinham embrulhadas as maças importadas lá pelos anos 70. As coisas melhoraram sim de lá pra cá, mas ninguém está livre de ter que usar jornal nas horas do aperto financeiro.Não esqueça que você será o aposentado de amanhã. Você tem filhos??Esposa??Pai e mãe???Te desejo de coração que seja muito feliz junto da tua família e que nunca passe necessidades. Abraços