NÃO SOU PUXA SACO

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Houve colega que, em comentário feito na postagem em que elogio a disposição para o diálogo dos novos diretores da PREVI e da CASSI, me chamou de puxa saco e disse que, bastou eu ser indicado para a Presidencia da AFABB RS, que eu mudei de lado.

Certamente o colega não me conhece e não sabe de minha história.

Além disso acho que o colega não acredita que o diálogo seja possível para a resolução de alguns problemas que nos afligem.  Só crê em jogar pedras, em ações na Justiça, em brigar.

Não é bem assim.

Um presidente de associação tem que se conduzir habilmente e zelar pelo bom relacionamento com entidades e diretores, sem com isso abdicar de seus princípios e de seus ideais.Tem que engolir sapos com frequencia. Faz parte do ofício.

Quando fui presidente anteriormente, de 2004 a 2006, tive a satisfação de resolver inúmeros problemas dos associados da AFABB RS através do diálogo e da negociação.

Por exemplo, consegui resolver 172 casos de associados na CARIM, intermediando negociação e conseguindo encontrar uma fórmula exequível para as dívidas.  Só não solucionei alguns casos de associados que se recusaram a transigir radicalmente nos valores e preferiram ajuizar ações judiciais por escrit´orio de advocacia de Santa Catarina, que ainda perduram.

Igualmente aconteceu na CASSI.  Quando assumi a presidencia existiam cerca de 40 pendências, que, graças à gerente regional Vilma, consegui limpar integralmente, solucionando todos os casos sem necessidade de ajuizamento.

Houve situações em que precisei intervir energicamente.  Numa ocasião um associado me telefonou do corredor do hospital às 10,00 horas afirmando que desde às 6,00 estava em jejum aguardando no corredor uma cirurgia cardíaca. Falou que estava passando mal, achava que estava tendo um enfarte e ia morrer. Tive que me mobilizar rapidamente e o colega foi atendido com urgencia e foi salvo. Quando me encontra me beija com emoção e diz que deve a vida. Coisas do ofício.

Portanto, cada situação exige um encaminhamento.  Mas o processo todo se inicia com um entendimento e uma tentativa de concórdia e de harmonia.

Deploro os dirigentes que não aceitam críticas nem contradições.  Acham que crítica ofende. E´ uma escola que existe na PREVI, onde alguns diretores arrogantes acham que só eles sabem e que os participantes são ignorantes e não tem o direito de contestar nem de perguntar. Estão errados. Tem que revisar essa postura. O debate só constrói e leva à transparencia quando feito com seriedade e boas intenções.

Por isso estou elogiando a postura inicial dos diretores eleitos.

Aguardo que essa postura continue e não seja apenas uma ilusão inicial.

E espero que os colegas compreendam que a minha postura é coerente com o cargo para o qual fui convocado de novo e que me impõe deveres e sacrifícios juntamente com a satisfação de prestar serviços à comunidade do Banco do Brasil.

Decididamente não sou puxa saco.  Não faz o meu gênero.



31 comentários:

Anônimo disse...

Novamente concordo com o senhor. Não adianta a gente ficar xingando, agredindo verbalmente, tentando assim conseguir alguma vantagem dos diretores. A gente deve ser sábio, saber a hora de agir e como agir, ser paciente e prudente. O senhor está agindo desta forma e nós, aposentados e pensionistas, agradecemos a sua intervenção nesses assuntos, aguardando com expectativa e esperança, uma resposta positiva por parte do Dr Marcel.
Valeu Dr Medeiros.
Josué Jorge Junior
Castro PR

Anônimo disse...

Bravo Dr.Medeiros!!!

Tens histórico, tens caráter, tens sabedoria, etc, que lhes credencia para atuar da forma em que atuas...
Sempre solidário e democrático, em prol da coletividade...

Grande abraço

Janone

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas suas considerações. Também acredito no diálogo, apesar dos pesares.

Anônimo disse...

Gostei!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
É bem possível que o cidadão que, injustamente, o chamou de puxa saco, seja um radical e adepto daquela filosofia do quanto pior melhor, pregada ainda por alguns poucos e que sabemos não levará ninguém a lugar nenhum. Apenas os que têm projeto pessoal e usam os parvos para tentar alavancar os seus interesses é que insistem nessa atitude totalmente furada e ultrapassada.

Anônimo disse...

E´ verdade,

Eu fui um dos beneficiados com a CARIM. Estava desesperado. Ia perder o apartamento. O doutor entrou na negociação e conseguiu uma fórmula viável depois de gastar muita saliva. Sou eternamente grato.

Luiz Carlos

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Conhecemos de sobra seu estilo, nem carece você dar atenção a essas maledicências. Ao contrário do que você prega e demonstra, o que se vê por aí são pessoas disseminando a desunião e a desinteligência, ameaçando e disparando contra potenciais aliados que tentam construir uma trincheira para barrar os avanços dos verdadeiros adversários. São pessoas cujo único interesse é o de marcar território, volta e meia lançando palavras de ordem para receber os aplausos daqueles que não têm a capacidade de pensar por si próprios. Não lhe passe pela cabeça se desviar dessa trilha, vá em frente.

LCP

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Seria interessante se fosse organizados um novo peladaço feito por presidentes de associações de aposentados. Sem confusão, tudo na paz, mas deixando claro que a maneira que somos tratados pela Previ não é a maneira correta. Nos ignoram até no 0800

Anônimo disse...

Querido doutor Medeiros,

Devo-lhe muito.

O senhor me ajudou a resolver problemas no Banco do Brasil, na Previ e na Cassi.E nunca quiz me cobrar nada. Paguei com chocolate e doces, mas depois soube que o doutor faz regime e distribuiu para as funcionárias da AFABB. O doutor está sempre em minhas orações. Não deixo de ler o seu blog. Beijos

Norma.

Medeiros disse...

Prezados colegas,

Sinto-me verdadeiramente reconfortado com as gentis palavras que voces escreveram nos comentários. Fizeram bem para a minha alma. Obrigado. Valeu.

Medeiros disse...

Cada ação tem o seu momento certo.

O peladaço era necessário para fazer pressão na PREVI que não dava nenhuma informação sobre os trâmites do processo do superávit na PREVIC e o teor das alterações introduzidas no regulamento do plano 1.

Os bancários estão anunciando greve agora como parte de sua estratégia de negociação de aumento salarial.

E´ preciso aprender a saber negociar e a agir com oportunidade, o que faltou na negociação do nosso superávit, com certeza, porque lá poderíamos ter obtido no mínimo a cesta alimentação.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O Dr. poderia avaliar a possibilidade de organizar o peladaço sugerido pelo colega de 28/08, 09:41. Seria grande a possibilidade de sucesso. Seria muito mais fácil reunir somente os representantes de Associações.
Carlos.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Parabéns! Nenhum cidadão comum pode usar a agressão física ou verbal para conseguir os seus interesses ainda que seja direito. Por isso temos que procurar a negociação entre as partes e quando isso não for possível a solução é procurar o judiciário. Um bom argumento vale muito mais que um ataque.

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

A palavra chave é negociar. Para isso precisa-se abrir um canal de comunicação. O Dr., o Prof. Ari, estão conseguindo, parabens.

Até hoje a Previ nos tratou como incapazes, como o filho chorão para quem você tem que dizer não.

Este paternalismo só favorece o Patrocinador. Nós assistidos somos tratados como incapazes, precisamos que nos eduquem. Será que a nova Diretoria pode mudar isso?

"Não se endividem, não gastem dinheiro à toa, poupem, economizem, pechinchem". Ora bolas, nós construimos a Previ.

Não estamos mendigando nada, só queremos negociar uma revisão do ES 2012 melhor. Só isso. Negociar.
O ES existe há muito tempo, é revisto anualmente (em 2012 vai ser revisto), cumpre a meta atuarial.

"É preciso aprender a saber negociar", no dizer do Dr.
Não se incomode com opiniões
diferentes. É a Democracia, com respeito.

Abraços

Anônimo disse...

Muito bem, dr Medeiros.

No meio de tanta baixaria é bom que alguém age com lucidez.

Parabens. Continue assim.

Exito em sua gestão.

Anônimo disse...

Dr. outro dia eu lhe mandei esta sugestão, mas eu ateh compreendo que não dar para ler/ver tudo que postamos.

Dr. assim como o desconto da capec não entra no cálculo da margem consignável,( tem pouco tempo que a Previ adotou esta sistemática.

Que tal sugerir a Previ que faça o mesmo com a verba C820 CASSI CONTR. PESSOAL.

Aguardo, se possível uma resposta, agradeço desde já a oportunidade de me manifestar.

Obs: Muitos seriam beneficiados.

Medeiros disse...

Já ficou registrado no blog a sugestão.

Quando assumir a presidencia da AFABB RS vou faze-la em nome da entidade.

Acho que é viável e justa.

fernando disse...

Guerreiro Medeiros, na época que estive enrascado com a PREVICARIM,não lhe conhecia.Tive que "dar" minha casa,depois de pagar 12 anos,para quitar a Carim,sem desconto e com a arrogância da PREVI, sem qualquer tipo de negociação. Pena. Mas continue lutando pelos interesses pelos menos afortunados e despidos de qualquer ajuda.

WILSON LUIZ disse...

BRAVAS MULHERES
Na sessão do Supremo Tribunal Federal de ontem, na continuidade do julgamento do mensalão, em que foram condenados por 6x0 os réus Marcos Valério e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, os votos mais contundentes foram proferidos pelas Ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. O ex-petista Pizzolato foi condenado até pelo ex-advogado do PT, Dias Toffoli.
No tocante ao "colega" Henrique Pizzolato, novamente dei boas risadas com sua defesa, na qual alega que mandou um contínuo da PREVI pegar um envelope, que lhe foi entregue para ser repassado a um funcionário do PT. Disse que achava que o envelope continha documentos, e que o entregou a pessoa, da qual não pediu o nome porque a mesma lhe falou que havia sido enviada pelo PT. No envelope que ele achava contivesse documentos, na verdade havia R$ 326.000,00 em dinheiro. Os que, como eu, trabalharam na tesouraria, sabem o volume de tal quantidade de dinheiro, são 3.260 notas de cem reais, isto representa 3 "tijolos" de 1.000 cédulas, mais algumas; dizer que ele achava que o envelope continha documentos é considerar que todos são débeis mentais.

Luis-BH disse...

O Dr. Medeiros está certo. Não sou advogado, mas sempre entendi que a via judicial deve ser a última instância, depois de esgotadas todas as possibilidades de negociação.

Rubem Tiné disse...

Apoiado Medeiros, na base do diálogo conseguimos muitas coisas, concretas, palpáveis. Na justiça, poucas vitórias, depois de anos de angústias e dúvidas. Prefiro a metade do que nada. Nunca podemos prever o amanhã, pode ser tarde. Urge resolver as pendências negociando, perdendo e ganhando, isto é a realidade em um regime capitalista. O resto é utópia. Quem o agride não precisa, sempre quer tudo ou mais do que tudo e fica revoltado com o nada, aí, agride as pessoas de bem.

NEI MAT 7355060-4 disse...

Dr. Medeiros, acho que essas idéias de criar seguros para o ES não tem razão de ser, pois um mutuário ao falecer já quitou o seu empréstimo ao deixaR DE RECEBER A COMPLEMENTAÇÃO DA APOSENTADORI QUE É MUITO MAIOR DO QUE A PRESTAÇÃO QUE PAGAVA A PREVI. PORTANTO A PREVI TEM UM EXCELENTE LUCRO COM A MORTE DE QUALQUER APOSENTADO.

Medeiros disse...

Pizzolatto não falava comigo. Cortou o relacionamento pessoal depois de um debate no Rio em 1999, na gestão do presidente Tarquinio, onde ele era o diretor de seguridade. A Isa Musa estava presente no encontro de aposentados em que eu fui escolhido como o portador das reivindicações perante o Tarquinio.

Piani foi testemunha de como o Pizzolatto me tratava.. Uma vez em São Paulo Piani foi ter comigo num hotel quando eu era presidente do conselho fiscal da Previ para conversar. Pizzolatto era diretor de marqueting do BB.

Estávamos no saguão do hotel quando chegou o Pizzolatto, acompanhado de dois amigos, que prefiro nao declinar o nome, bem conhecidos. Pizzolatto veio falar com o Piani e deu as costas para mim. Perguntem para o Piani.Ne desconheceu completamente.

Só veio falar comigo quando precisou, mas aí já era tarde demais.

Sempre reprovei a atitude arrogante dele com o Rui Brito numa oportunidade no PARANÁ. O Rui não se intimidou.

O Duda foi o emissário da Previ que levou o pacote de "documentos".

Tive a oportunidade de conhece-lo e entrevista-lo.

Acho que o Pizzolattto não vai se safar pois já foi condenado pela maioria dos ministros que não acreditaram na história dele e absolveram o Gushiken.

Uma nódoa na história do BB.

Anônimo disse...

Começou com o Pizzolato. Mas vai ter seguimento. Todos estes sindicalistas do Pt vão ter que se explicar. E explicar o patrimônio que atualmente possuem. Não vai sobrar um. Pensam que a Dilma vai continuar? Sonhos. Não vai não. E aí nós vamos ver.

Anônimo disse...

O B.B. não é mais aquele!

mariano disse...

Valeu Dr. Medeiros, como sempre nos ajudando. Parabens pela posse dia 03.09 e sucessos no novo cargo. Sucesso também no diálogo com o Dr. Marcel sobre o ES melhorado. Esperamos ansiosos por boas noticias.Abs.

Ari Zanella disse...

Amigo Medeiros,

Todos sabemos que não és puxa-saco ou bajulador, quem te conhece, reconhece.
Prossiga desta forma, agora com a força da Afabb-RS que, a meu ver, é mais atuante que as demais afas.
Por favor, não esqueça de "apertar" o Marcel na próxima segunda-feira, abordando-o sobre as últimas sugestões dos associados, inclusive do colega Valentim. Se possível, com anteprojeto se exequível ou não. Grato e obrigado pela luta. Unidos seremos mais fortes.
Afetuoso abraço do professor Ari.

Anônimo disse...

Voce está com toda a razão, anônimo de 28/8/2012, 20:01 hs.
A justiça pode tardar, até ser esquecida, mas um dia ela volta e faz JUSTIÇA.
Josué Jorge Jr
Castro PR

CARLOS VALENTIM FILHO disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Conhecendo-o, pessoalmente, há uns quinze anos, cabe-me o dever de atestar a sua competência, seja como advogado, seja nas lides relacionadas com os assuntos ligados à PREVI, CASSI, AFABBs etc.

Durante esses anos, jamais tive conhecimento de atitudes suas que demonstrassem "bajulação", "servilismo" ou de falta de compustura.

Sua liderança inconteste, a seriedade com que trata dos assuntos em discussão, seu conhecimento, sua capacidade de convencimento merecem os maiores elogios.

A rotulação de "puxa-saco" deve ter partido de gente que confunde fino trato, cortesia e tratamento atencioso com adulação.

Aproveito esta oportunidade para enviar-lhe cumprimentos pela eleição para Presidente da AFABB-RS, uma das mais importantes do Brasil e desejar-lhe, antecipadamente, pleno exito no exercício da nova missão.

Grande abraço.

Valentim - Joinville

Medeiros disse...

Caro mestre e amigo Valentim,

Agradeço penhoradamente suas palavras. Elas adquirem força na medida que partiram de uma pessoa como você a quem tanto admiro.

Sinto-me velho para o cargo, mas tenho vergonha de dizer isso quando vejo colegas com mais de oitenta anos, como você, ativos e fazendo valiosas sugestões para a Previ aperfeiçoar o ES.

Seu exemplo foi um dos motivos porque decidi aceitar de novo a presidencia da AFAB-RS.

Obrigado.

Medeiros disse...

Caro Professor Ari Zanella,

Igualmente obrigado pelas gentis palavras e tenha a certeza de que estarei tentando ajudar na questão da melhoria do ES.

Parabéns pela arrancada fulminante do teu blog, que está bombando merecidamente e já provocando inveja.

Tive grande satisfação de conhece-lo pessoalmente em Camboriú.

Prá frente.

Obrigado.