CENÁRIO SOMBRIO ?

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A minha posse na presid ência da AFABB RS se aproxima. Será no dia 3 de setembro, às 16,00 horas, segunda feira, primeiro dia útil do mes de setembro, conforme reza os estatutos sociais.

Como todos sabem, sou um otimista. Espero sempre o melhor. Conto com a sorte.Sou jogador. Por causa desse ânimo é que tenho ganhado alguns torneios, como aconteceu na semana passada em Gramado quando fui campeão do torneio de biriba. Creiam, não é tarefa fácil derrotar consagradas jogadoras de cartas,  que praticam quase que diariamente.

Isso não quer dizer, porém, que eu não avalie o cenário onde atuo e que, às vezes, não me asssuste com as nuvens negras e sombrias que se apresentam no horizonte anunciando tempestades ou até furacões como o Isaac.

O panorama que nos cerca neste momento não me agrada e me preocupa. E´ um cenário tormentoso, exigindo cautela. E não é por causa da reportagem da revista Exame.

Em meu modesto entendimento existem muitos interesses em jogo neste momento e o confronto de forças está sendo medido para clarear o rumo dos acontecimentos.  As estratégias estão sendo testadas e sendo arregimentadas as armas para o enfrentamento.

De um lado os participantes dos fundos de pensão, cuja maior força está no voto, que os aposentados teimam em não exercer com plenitude, não se mobilizando nem comparecendo nos pleitos de maneira expressiva.  De outro lado os dirigentes dos fundos de pensão e os patrocinadores, que se deram conta do poder que dispõem e dos resultados que podem auferir na apropriação dos recursos existentes.  Um confronto gigantesco, que passou a ser perdido pelos participantes em 2006, quando a questão do superávit tomou relevância e aguçou os apetites.

Para conquistar seus objetivos os patrocinadores e seus representantes tomaram diversas providencias, entre as quais a sedução do Judiciário para seus argumentos de que os participantes com suas demandas iriam quebrar os fundos, conseguindo vitórias em ações como a da cesta alimentação e renda certa, bem como no CGPC com a famigerada resolução 26 que permitiu a apropriação de 50% do superávit, e instalando a lei da mordaça.

Mas para mim a arma principal utilizada foi a de gerar confusão e desunião no seio dos participantes dos fundos de pensão, fazendo com que as forças de oposição se dividissem e se consumissem em discórdias e desavenças, desviando-se do foco principal. Esse clima que foi plantado e ingenuamente absorvido em nosso meio, por dirigentes desavisados, causa um enorme, um incomensurável prejuízo para que pudéssemos atingir os nossos objetivos básicos e justos.

Por causa desse cenário sombrio e complicado, onde se recebe bala de tudo quanto é lado, da frente, dos lados e de trás, é que é difícil encontrar um presidente para dirigir uma associação de aposentados, o que se propunha a ser desiste na última hora, ninguém está disposto a se incomodar e a sofrer retaliação nessa fase da vida. Uma pena !

Sobrou de novo para mim essa missão. Não fui convidado. Fui convocado.Era uma situação de emergência. Me deixaram no mato sem cachorro, nesse cenário sombrio e tormentoso. Sabem que a gente de Uruguaiana não é de fugir da raia. Vou enfrentar a parada. Sei que é dura e feia. Conto com o apoio de colegas leais e dedicados, um deles do Alegrete, além da sorte. E continuo otimista, alimentando sonhos.

 Estarei errado ou ferrado ? Alea jacta est.



16 comentários:

Chico Alves disse...

Caro Medeiros,
Leia o livro do nosso grande poeta amazonense Thiago de Mello, que tem o prefácio de nimguém menos que Pablo Neruda. "Faz escuro, mas eu canto".

caos e ordem disse...

Olá Medeirão, bom sucesso em sua gestão. às vezes me preocupo com sua saúde acompanhando sua luta. Que o PAI te ilumine para ser equilibrado em suas atitudes e ações, evitando um desgaste excessivo.
abração

Blog do vovô disse...

Buenas amigo.
Ando meio desaparecido dos comentários, porque estou curtindo meu netinho e tentado evitar noticias que me tragam tristeza. Para isto já bastam as mazelas da vida. Para variar,tudo continua na mesma. A grande maioria dos colegas aposentados é adepta do "to nem aí", e movimentar esta turma é como colocar um motor de Fiat 147 para tracionar um caminhão bitrem. E no fundo muitos tem razão pois enfrentar esta turma que usa armas desintegradoras com estilingue, não é fácil.
Mas não esta morto quem peleia né, ou quem peleia é porque não esta morto...sei lá...
Um grande abraço, e só não vou na tua posse porque minha "forneira" esta meio atrapalhada de saúde.
Rovere

Hermínio Sobrinho disse...

Caro Medeiros,lhe desejo sucesso nesta nova empreitada. Você é um lutador e vencedor.
Publiquei no jornal da AFABB RN que saiu esta semana, um artigo que enfatiza a necessidade da unidade em defesa da PREVI e dos seus participantes e coloco a instabilidade existente hoje nos fundos de pensão em razão de alterações provocadas por normas e resoluções editadas.Já está disponível no site www.afabbrn.com.br, no link "jornal".

Anônimo disse...

Meu prezado Dr. Mederios,
Sou um admirador incondicional de sua pessoa. Sua competencia e luta incessante frente aos desafios que o mundo nos apregoa. Sei que não é de fugir da raia, razão pela qual irá assumir de corpo e alma a presidenci da AFABB. Sei e tenho absoluta certeza de que irá em defesa de todos nós aposentados, que hoje, estamos numa dificuldade sem precedente.Tenho certeza de que lutará pelo ES substancialmente melhorado ou BET incorporado definitivamente ao nosso benefício. Que DEUS op ilumine nessa sua nova jornada. Coragem não lhe falta para vencer os obstáculos que porventura surgir. Na sua posse lembre de dialogar com Sr. Marcel, se há algo de concreto para nos dizer no seu magnífco blog. jao/

WILSON LUIZ disse...

Na continuidade do julgamento do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal, acaba de ser condenado o deputado João Paulo Cunha, um dos mais influentes membros do partido dos trabalhadores. Dos 6 votos que o condenaram, 5 foram proferidos por Ministros nomeados nos governos do PT, as exceções foram Dias “ex-advogado-do-PT” Toffoli, e Ricardo “eu-acredito-em-papai-noel” Lewandowski. Quero me penitenciar, me enganei, achava que seriam condenados alguns para satisfazer a opinião pública, como Marcos Valério e Henrique Pizzolato mais alguns peixes miúdos, e que seriam poupados os políticos governistas.
Muitos de nós se lamentam, dizendo “estamos perdidos, até o Judiciário está dominado pelo PT”; como vemos, isto não é uma verdade absoluta.
Será que nossas derrotas na Justiça não se devem mais a que estamos mal representados? Cito como exemplo a ADIN sobre a resolução 26, que sequer foi apreciada pelo Supremo por ter sido impetrada de forma totalmente equivocada. Pretendo voltar a este assunto, tão logo seja resolvida a pendenga do Empréstimo Simples, que ocupa todas as atenções, no momento.

Anônimo disse...

Querido Doutor Medeiros.

Venho lhe parabenizar por mais uma luta a frente da AFA-RS.

Segunda mostre aos nosso colega e Diretor Marcel os caminhos para de fato resolver a questão do ES-PREVI em definitivo,sem mais ter que todos os anos esperarmos aflitos os acontecimentos.

Parabéns por seu novo cargo,porque de fato sempre trabalhou em prol dos aposentados e pensionistas da Previ.

E que na segunda a tarde possamos comemorar com um BINGO?.

Saudações

Rosalina de Souza

Pensionista

Aparecida de Goiânia-Goiás

Anônimo disse...

Nobre Medeiros,

Sucesso frente à AFABB RS, te desejamos. Que o ES (Espírito Santo)te ilumine, oriente e ampare para que exerça com simplicidade, sabedoria e firmeza, a liderança que deténs. Tu farás, com certeza, a diferença se contares com o apoio dos/das milhares de "Guascas" Dessa Associação. Delete o divisionismo, salve a União.

Aroldo Maia disse...

Meu caro Medeiros, tenho certeza que sua combatividade e sua capacidade de diálogo só trarão bons frutos para todos nós.
Não tenho entrado muito na net e aproveitei para colocar em dia as notícias do seu blog.
Me trouxe um grande otimismo saber que você foi eleito como um dos nossos representantes. Partilhamos os mesmos os mesmos sonhos.
Vi também com tristeza o seu comentário anterior. Sobre ser puxa saco. É uma pena que tenhamos colegas que pensem assim.
Só os tolos não conseguem ver que a concórdia e a harmonia agregam e que confrontos levam muitas vezes a resultados desastrosos, afastando pessoas com as quais poderíamos contar em nossas fileiras.
Estamos pois contigo e desejamos uma boa e vitoriosa luta.
Parabéns pela coragem de enfrentar mais esta batalha.

Anônimo disse...

Quando os israelitas do passado perderam jerusalém para os romanos, já havia entre eles divisões e facções políticas que os aniquilava, assim jerusalém foi invadida, queimaram o templo de salomão e mataram os judeus, muito mais fácil do que imaginavam.
Será que serve isso de alerta para nós, cujas associações se negam em cooperar umas com as outras, criando divisões?

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
Sei que o Senhor é um apaixonado pelo tênis. Ontem, 29.08, enquanto esperava o início do jogo do seu Inter contra o Coritiba, fiquei assistindo no Sportv2 a partida disputada entre a tenista Laura Robson contra a belga Kim Clijsters. Chamou a minha atenção a inglesa Laura Robson, de dezenove anos que, além de ser uma jogadora de primeira linha, é uma mulher extremamente bonita, um colírio para os marmanjos, não ficando a dever nada para as já tradicionais musas Maria Sharapova e Ana Ivanovic. Pelos motivos mencionados vale à pena vê-la jogar.

Anônimo disse...

Exmo. Presidente Mederão véi de guerra,

Parabéns e sucesso no desempenho do novo cargo.

Você é o cara!!! Pisa fundo e corra pro abraço.

Valeu

Anônimo disse...

Prezado colega e líder, Dr.Medeiros
O colega, aí de cima, me abriu os olhos: você é Presidente da AFABB-RS, porque é O CARA. Parabéns. Estamos começando a fazer as coisas certas.
Edgardo

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A grande quantidade de aposentados e pensionistas que clamam por um ES melhorado (180 x 180) nunca vai ser atendida simplesmente por falta de organização. Não estaria, pois, na hora de todas os presidentes de entidades representativas da categoria se unirem e intercederem junto ao Marcel, diretor de seguridade, no sentido de reivindicar esse empréstimo?
Afinal, é para essa finalidade que essas entidades existem!

Um abraço.

Anônimo disse...

ALÔ ALÔ GALERA DO RIO! AQUELE ABRAÇO!

KI TAL VOCÊS ORGANIZAREM UM PROTESTO NA PORTA DA PREVI???

FAIXAS, APITOS, CORNETAS, NARIZ DE PALHAÇO, ETC

Anônimo disse...

Os seus problemas na AFABB RS não serão nada perto dos seus problemas como torcedor do vermelhinho, Dr. Medeiros.
Que vergonha...perder pro Coxa...
Cruz credo.
Este ano está indo...ano que vem serão 34 anos SEM TÍTULO BRASILEIRO...
O Corinthians ganhou ano passado...
O Gremio será tri neste ano...
E o vermelhinho vergonhoso? eis o seu maior problema de vida, Dr Medeiros. Torcer por um clube que, em muita pose, e nada de brasileiro.
Ass...
Veilhinho de calcinha vermelha...nóis sofre...mas nóis goza....
kkkkkkkkkkkkkkkkk
ps: não fique chateado com minhas gozações, Dr. Medeiros...é melhor ler isso do que ler que o sr. é puxa-saco, não? ah...o sr. só puxa o saco do vermelhinho coloradinho...tadim do coloradim coitadim...tao fraquim...que dá pena.
Vaaaaaaaiiiiii Luxa!!!!!!!!!!