VOTO DE MINERVA

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Na reunião de Camboriú o diretor de seguridade da Previ, Marcel de Barros, acentuou que a administração da Previ é compartilhada com o BB , que detém o voto de minerva em caso de empate, de maneira que fica difícil aprovar qualquer matéria que contrarie ao nosso patrocinador.

Em função dessa dificuldade é que ele pediu a nossa compreensão para suas limitações e o nosso apoio para o projeto legislativo do deputado Berzoini, que propõe alterações na lei 109, terminando com o voto de minerva e com a distribuição de 50% do superávit para os patrocinadores dos fundos de pensão.

Tudo bem. Devemos apoiar qualquer iniciativa que leve a nocaute o voto de minerva, mas enquanto não acontece, isso não pode significar um imobilismo dos diretores eleitos, nem sequer um desânimo no encaminhamento dos pleitos justos dos participantes que eventualmente não sejam bem vindos ao patrocinador.

Se os diretores ou conselheiros do BB utilizarem o voto de minerva para decisões indevidas ou prejudiciais ao fundo certamente tal atitude não ficará impune.  O voto de minerva não pode ser usado levianamente. Existem responsabilidades que precisam ser obedecidas.

De maneira que os nossos diretores devem partir para o enfrentamento em assuntos do nosso interesse, mesmo sabendo que haverá empate e voto de minerva.  O que é necessário é a divulgação da decisão para que sejam tomadas as medidas necessárias de responsabilização.

Outro assunto abordado pelo diretor Marcel foi a respeito de reuniões com os diretores da Previ para debater os assuntos em mão dupla. O diretor ouvindo as reivindicações mas também colocando suas posições.  Ele falou que é raro receber convites para encontros abertos como o de Camboriú.

Respondi que não era assim tão raro. Em reunião de apresentação de balanço da Previ, na Super-RS, fiz de público o convite para o diretor Vitor Paulo vir fazer palestra na AFABB-RS. Ele aceitou mas, decorrido mais de um ano, até hoje não apareceu nem respondeu aos telefonemas nossos. E na mesma hora aproveitei para fazer o convite para o diretor Marcel ir à AFABB-RS, o que ele aceitou, depois que atender o convite de Mato Grosso feito primeiro.

Estive de acordo com o diretor Marcel quando ele mencionou que devemos procurar uma postura mais negocial perante o BB, a exemplo do que acontece nos sindicatos.  Elaborar uma pauta e procurar encetar uma negociação positiva.

Sem dúvida, com o bloqueio imposto pelo Judiciário atualmente, uma boa negociação pode ser bastante mais ágil e vantajosa.  Precisamos é saber quais os pontos mais prioritários a discutir e como iremos encaminhar a negociação. Temos que aprender a negociar e saber onde e como pressionar o BB. Mas não custa iniciar e tentar.

Conforme já adiantei em comentário no post anterior, a melhor notícia da reunião feita pelo diretor Marcel foi o entendimento dele de que o BET será incorporado ao nosso benefício, pois não passa pela cabeça dele que exista alguem na Previ com coragem de tirar dos proventos dos aposentados e pensionistas esse percentual atual de 20%, além de que os cenários desenhados para os próximos cinco anos são positivos com relação à continuidade do superávit.  Afora isso deu como quase certo a mudança da data do reajuste dos benefícios para janeiro.  E acho que o  ES deve sofrer a atualização anual.

Ficou claro no encontro que existem dificuldades na manifestação dos diretores e dos conselheiros por escrito, pois poderão ser punidos ou cobrados  pelo BB ou autoridades quando abordarem assuntos delicados . E´a lei da mordaça. Mas oralmente é possível trocar idéias e informações, desde que sejam recebidas com reservas pelos ouvintes.

Portanto, se quisermos manter um diálogo mais abrangente e permanente temos que ser discretos.

E´ nesse mar picado e tormentoso que o blog do Medeiros tem que navegar.  Arre ! Tarefa difícil !



34 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Medeiros, por nos manter informados.
Luis Eustáquio - Araxá-MG

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Lendo as suas manifestações após a reunião de Camboriú, senti um certo entusiasmo com relação à nova postura que vem sendo adotada pelo Sr. Diretor de Seguridade Marcel. Penso, s.m.j., que doravante, esquecida a decepção havida com as eleições Anabb e Previ-2012, o colega irá novamente e firmemente se engajar nesta luta por dias melhores para todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. As estratégias de negociação a serem utilizadas daqui pra frente passam, invariavelmente, pela necessidade de interação entre os protagonistas deste espetáculo. Li e concordei com os termos de comentário aqui postado quando foi dito que Você, o Ari e a ex-diretora Cecília, totalmente imbuídos da vontade de construir um diálogo franco e aberto com a diretoria da Previ, em especial o diretor Marcel, estão, junto com os respectivos blogs que administram, dentre as figuras mais representativas neste novo cenário que começamos a descortinar. Entendo que não há outra forma de se avançar nas tratativas de interesse dos associados da Previ.

Anônimo disse...

Perfeito!!!

Bravo Doutor!!!

Anônimo disse...

Prezado e respeitado Mestre, Dr.Medeiros
Volto ao que afirmei. NÃO DISTINGO DIRETOR DO BB E DIRETOR DOS PARTICIPANTES. TODOS, DIRETORES E CONSELHEIROS, SÃO ADMINISTRADORES DA PREVI, uma EFPC, que existe UNICAMENTE PARA CONCEDER BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS CONTRATADOS, em permanenge estado de equilíbrio financeiro e atuarial. Por isso, entendo que:
-qualquer VOTO que distoe dessa finalidade deve SER DENUNCIADO à PREVIC, solicitando que tome as providências com base no Artigo 3-VI da LC 109, e de forma pública, para que os PARTICIPANTES possam apoiá-lo junto ao MPS contrabalançando a atuação do Patrocinador;
- temo muito essa palavara NEGOCIAR. No meu entender, em EFPC NÃO EXISTE NEGÓCIO ALGUM. Existe unicamente CONSENSO, isto é, entendimento mútuo de BOA FÉ, com base na finalidade da EFPC,a saber, benefícios previdenciários, e sob a condição de nuclearidade, a saber, equilíbrio financeiro e atuarial.
Edgardo Amorim Rego

Medeiros disse...

Prezado Jorge,

A vida não pára e dá voltas. Fui colhido no meio das minhas decisões pessoais por uma convocação de última hora da AFABB-RS para ser novamente o seu presidente.

Não era o meu desejo. Com certeza. Mas fazer o quê ?

Estou, portanto, de volta.

Medeiros disse...

Prezado dr. Edgardo,

De pleno acordo com seu comentário. Tanto o diretor eleito como o indicado passam a ser diretor da Previ e devem zelar pelo cumprimento de suas obrigações legais ou estatutárias.

Mas na prática não é bem isso que acontece.

Anônimo disse...

Estimado e notável mestre, Dr. Medeiros
Exatamente porque na prática não acontece o que manda a RETA ADMINISTRAÇÃO é que fiz aquelas duas sugestões. Acho que se nós exigirmos dos diretores de BOA FÉ (que, pelo menos, deveriam ser os ELEITOS) aquelas duas regras de atuação sugeridas, MUITA COISA MUDARÁ.
Edgardo Amorim Rego

Paulo disse...

Parabéns Dr.Medeiros,

Somos gratos pela participação, pelas boas notícias, pelo entendimento que valoriza nosso Plano 1.
Parabéns pela Presidência da nossa AFABB RS !

Por tudo isso(BET incorporado, reajustes para janeiro, diálogos com Diretor Marcel, alogamento prazos no ES, BB devolver seus saques, etc...)) já ganhamos o ano de 2012...

Alvíssaras !!!

Marco Bobsin disse...

Caro Medeiros, reconheço sua liderança e capacidade de administração junto a nossa AFABB-RS, porem lamento não ter em nossos quadros novos dirigentes para dirigir a nossa Associação, evitando assim o rodizio dos mesmos dirigentes na instituição. Talvez devamos renovar o nosso Conselho Deliberativo para formação de novos dirigentes, o que é salutar em qualquer associação. Marco Bobsin

Anônimo disse...

Uma pergunta de um respeitoso leigo.
Punição ou cobrança pelo BB ou autoridades(?). Lei da mordaça.
Isto não instala o "pacto de tolerancia e do silencio"?
Não seria assédio moral? Não caberia a aplicação da Lei?
Ou "as coisas vem de cima para baixo","carreira para cuidar" e "familia para criar" é que ditam a atuação?

Anônimo disse...

Dr Medeiros, parabéns por ser novamente o presidente da AFABB-RS, com seu carisma e sabedoria na nossa luta, ficaremos muito mais fortes.

Medeiros disse...

Marco Bobsin,

Sou favorável à renovação e já tinha me despedido definitivamente da diretoria da AFABB-RS.

Acontece que o novo presidente que se candidataria ao cargo, bem mais moço que eu, teve problemas particulares e desistiu na última hora.

Sobrou para mim. Mas vou encaminhar a tua sugestão.

Jeanne disse...

Parabéns Medeiros, você merece este cargo que lhe foi oferecido, como mostra de sua competência. Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

Que grande notícia. Medeiros de volta na AFABB RS. As pensionistas vão vibrar porque tu é o grande defensor nosso.

Conte conosco.

Yhere

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Venha com tudo, com as mulatas, com o samba no pé, com o bom humor, com a educação que lhe é peculiar, E orincipalmente com a bravura e a coragem que o caracteriza.

Zequinha.

Anônimo disse...

Amei a notícia. Nem acredito. O Jose Bernardo de volta.

Vai ser demais.

Conte comigo também.

Julimha

Medeiros disse...

Obrigado pelo carinho. Com essas manifestações estou começando a gostar de ter aceito a convocação.
Mas vou cobrar o apoio e distribuir os encargos. Não vai ser de graça.

Bricadeirinha. Nunca me faltou o apoio de voces nos meus mandatos anteriores.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Permita-me fugir um pouco do assunto. Dizem que bom cabrito é aquele que não berra. Dizem também que a própria presidente Dilma, ex-presa política e torturada, detesta se fazer de vítima.
Estou falando isso porque alguns espaços que, ao contrário do que se pratica no seu blog, deveriam se dedicar mais à discussão de assuntos pertinentes e construtivos, acabou por se transformar em autêntico muro das lamentações, não dos participantes e assistidos, mas sim do seu dono e de sua claque.
Ali não se permite discordar do establishment, mesmo com argumentações civilizadas. Isso é ou não é uma autêntica lei da mordaça?

Luiz Carlos

Medeiros disse...

Luiz Carlos,

Não, acho que não é lei da mordaça.

Cada espaço é administrado do jeito qie seu dono entende ser mais adequado. Acho que não é o mesmo caso da Previ que tem o dever de transparencia para com seus participantes.

Desculpe discordar mas é o que penso.

Anônimo disse...

Luiz Carlos? Fica de boca calada e não se meta a onde não foi chamado. Valeu??

Desculpe senhor Medeiros, entrar dessa maneira, é muita mala.

Parabéns para o senhor, e nos ajude, nessa velha e nova jornada. As pensionistas agradecem. Abraços.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, parabéns pelo novo cargo. Parabéns por voltar a esse seu blog nos defendendo. Pedimos juntar-se ao Ari Zanela, João Rossi, Marcos Cordeiro, Gilvan Rebouças, Luiz Dalton Edson de Bem, Edgardo, e tantos e tantos outros que lutam por nós.Continuem batalhando pelo realinhamento do plano, aumento do ES-180/180, melhor índice de reajuste, incorporação do BET, melhoria no índice das pensionistas.Algum dia conseguiremos melhoras. Abs e muita Paz, Saúde e fé em DEUS;.

Anônimo disse...

Notável Mestre e Líder, Dr. Medeiros
Nesta ânsia de auxiliar a conduzir a administração da PREVI ao reto caminho da LEGALIDADE E DA TRANSPARÊNCIA, nem me apercebi que o colega havia sido escolhido para novamente PRESIDIR A AFABB-RS. Parabéns e acho que agora te-lo-emos em posição de comando tal que poderá atuar muito EFICAZMENTE para revigorar o movimento da LEGALIDADE de tal forma que obtenhamos EM BREVE O SUCESSO ALMEJADO! Tenho grandes expectativas.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caro colega Medeiros,

Diga-me uma coisa, caro colega. A base territorial de sua associação é nacional ou apenas regional?
Bom seria que ela pudesse ter um maior alcance, mas não sei se é permitido ou mesmo interessante para a própria. Não sei também se existe algum regulamento sobre o assunto.
Desejo-lhe todo sucesso e não tenho dúvida de que o terá.

Jorge do Rio

Medeiros disse...

Jorge do Rio,

E´ regional. O território é o Rio Grande do Sul, mas pode ter associados de todo o país, pois os assuntos com que lida são nacionais, como a PREVI, cuja sede é no Rio de Janeiro. Tem estatutos e regulamento.

Anônimo disse...

Muito boa a sua matéria sobre o voto de minerva e o BET. Todo mundo devia ler.

Parabéns.

Afonso Mota - MG

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Vou enviar essaa sua matéria para outros colegas e também para os diretores da PREVI.

Realmente está sensacional.

Mostra um grande conhecimento de causa.

Sua ida a Camboriú foi providencial.

Continue na luta. Precisamos do doutor.

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Vou enviar essaa sua matéria para outros colegas e também para os diretores da PREVI.

Realmente está sensacional.

Mostra um grande conhecimento de causa.

Sua ida a Camboriú foi providencial.

Continue na luta. Precisamos do doutor.

Medeiros disse...

Dr. Medeiros,

A incorporação do BET seria a melhor coisa que poderia nos acontecer. Obrigado pela notícia e por nos dar esperanças em vez de desalento.

Antonio.

Anônimo disse...

Sra. PREVI,

ES 180 X 180
ES 180 X 180
ES 180 X 180
ES 180 X180
ES 180 X 180
ES 180 X 180
ES 180 X 180
ES 180 X 180
ES 180 X180
ES 180X 180
ES 180 X180
ES 180 X180
ES 180 X180
ES 180 X180
ES 180X 180
ES 180 X 180
ES 180 x 180------------EMPRÉSTIMO---------------------SIMPLES----------------------------PARA HOJE---------180 X 180-------------E--------------PONTO FINAL.

Bernardo - Lajeado-RS disse...

Incorporação do BET significaria incorporar também a parte do patrocinador?
Seria sacramentar a reversão de valores até sangrar o resto da reserva.

Anônimo disse...

Tá na hora de solução definitiva para o ES: Valor limitado a margem consignável. Negócio bom para todos e rendimento garantido para a Previ (sem jogo de bols).

Medeiros disse...

Caro tocaio de Lajeado,

Só consigo entender a incorporação do BET como uma melhoria apenas de benefícios, sem incorporação de nada para o patrocinador.

Anônimo disse...

Se incorporar o Bet, for sugerido negociar com o Banco, cuidado.
Srs. negociadores, lembrem do acordo de 2010.

Anônimo disse...

anônimo disse:
Caro Dr. Medeiros,

Com relação ao pleito da mudança do reajuste para Janeiro,por favor , informe-nos qual é mesmo a vantagem que teríamos com essa mudança ?.
Estou entre os que recebem o beneficio do INSS na fopag da Previ.
Grato

Ornellas