AS VIRTUDES DO MEU AVÔ

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gostaria de compartilhar com todos vocês as belas palavras que recebi de presente de minha querida neta PAOLA no dia dos pais e que muito me emocionaram. Dessa maneira o que pretendo é estender essa homenagem a todos os avôs do blog que abrigam netos debaixo de suas asas protetoras, pois as virtudes certamente são idênticas as abordadas por minha neta.

-----------------

"Procurei palavras, frases, e textos para me inspirar a escrever algo sobre meu avô, busquei em momentos do passado algo que pudesse relatar um sentimento tão grande, que sempre que pensava, via que não me bastaria apenas palavras.

Mas eu escolhi presenteá-lo com estas nesse dia dos pais, palavras das quais sei desde minha primeira carta remetida a ele, o quanto lhe agrada. Decidi presenteá-lo no dia dos pais, porque avô, também é pai duas vezes, porque meu avô se encarrega de cumprir este papel com todo seu significado, o de pai duas vezes. Pai que ama e mima como a tarefa de um avô, mas também é o pai que cuida e aconselha, que briga e que nos endireita, querendo sempre, nos fazer melhor para o futuro.

Pai duas vezes, não é uma tarefa fácil, seria por minhas palavras, um pai de metades. Metade de semanadas, de viagens, de samba e cerveja. Metade de advertências, de conselhos sábios e de mandamentos. “Paola tu sabes o significado disso?” Ele sempre me pergunta, e ai vem história, vêm ordens, vem conteúdo acima de tudo. Na minha busca de palavras, eu cheguei a uma que se encaixou perfeitamente aonde eu queria chegar. Eu te pergunto então:


“Vô sabes o significado da palavra virtude?”
Eu sei. Virtude é uma qualidade moral particular e vem do grego e latim. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem, assim como toda tua disposição de me acolher e me ensinar o melhor caminho sempre. A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito. As virtudes do meu avô é saber aconselhar mimando, é passar força, união, coragem e poder de agir.
Outro símbolo que demonstra essas virtudes,é a sua casa. Um lar que construiu junto com a avó, junto com a clão, junto com os filhos genros, netos e cachorrinhos. E seja no almoço de sábado ou no ano novo na casa da praia isto demonstra e reforça a união que transmitiste. Pois o lar de vocês sempre foi o lar de todos. Sem exceção, acolheu a todos, família, amigos de infância, namorados e até amigos estrangeiros.
Sou muito grata hoje, por ter tido essa virtude, de conviver todos os dias contigo. O destino me jogou pra ti, tu me acolheste com todas as tuas virtudes, com todo teu carinho, educação e todos os teus muitos conselhos. Neste dia dos pais, eu te desejo toda felicidade, eu te agradeço por ser quem tu és pra mim, por seu meu pai de metades, meu pai duas vezes, meu herói por mais clichê que isso pareça e por acima de tudo me passar todas as tuas virtudes todos os dias.
Obrigada vô
Beijos,
Paola Medeiros "

18 comentários:

Montanha disse...

Vc deve ter chorado, pra mim faltou pouco.

Anônimo disse...

Bela Mensagem..!
Muito querida sua neta.
Parabens pela família dessa avô "coruja"...

Abs.
Janone

Anônimo disse...

Parabéns pela neta!!Vovô deve ter se emocionado muito ao ler a pureza das palavras!!!Abraços

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parabéns.

Meiga essa sua netinha.

Eu queria que a minha fosse reconhecida assim.

Mas os meus conselhos ela acha que são rabujice, coisa de velho. Então tá...

Mas é muito bom ler um texto desses para ter consciencia de que ser avô é ter responsabilidades também, além de mimar.

Anônimo disse...

Caríssimo doutor Medeiros,

Adorei o texto de sua neta.

`Peço licença para reproduzir.

Vai correr na internet.

Lourdes

Anônimo disse...

Também vou reproduzir.

Vale a pena ler um depoimento tão bonito.

Carmen

Carlos Canalles - 1.790.140-5 disse...

Caro Medeiros:
alguém que recebe palavras iguais a estas não precisa de nenhum presente mais durante o ano.
Belíssimas e com sentimento do amor mais puro.
Parabéns, para ti e para a neta.
Carlos Canalles - 1.790.140-5

Anônimo disse...

Emocionante - para sintetizar tudo
que senti ao ler a homenagem.

Dr. Medeiros - o senhor deve ser
uma pessoa muito feliz.

Com tanta ternura expressa pela sua
netinha adorável.

Além do mais, linda no úrtimo.

Jeanne disse...

Medeiros, bem se vê a quem sua neta puxou. Parabéns novamente a você pelo dia dos pais e por ter uma neta brilhante que, embora tão nova, enxerga longe... Jeanne

Anônimo disse...

Grande Mederão,

Que orgulho de neta vc tem! Espelha o legado do avô.

Parabéns

Anônimo disse...

MENSAGEM ÓTIMA PARA TODOS OS VOVÕS.

DEVE CIRCULAR.

PARABÉNS

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Estive hoje na tua eleição para a presidencia da Afabb RS em clima descontraido e alegre. Agora me deparo no teu blog com esse admirável depoimento de tua neta. Aí entendi todo o teu bom humor.

Parabens, voce merece.

Lauro

Mariana d'Arriaga de Medeiros Prates disse...

Pingo, se puxou nesta mensagem! Muito linda e merecida! Concordo plenamente com tudo.

Parabéns para os dois.


Beijos,
Mariana

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

A gente colhe aquilo que planta. Quantas pessoas chegam na velhice e são desprezadas pela família. À principio, nossa reação é de uma revolta natural, mas não sabemos o que foi feito lá atrás e que resultou neste abandono.
Ao contrário, aqueles que preservam valores morais e familiares recheados de bondade e afeto colhem este resultado através das futuras gerações, que de forma carinhosa agradecem o grande ensinamento que seus amados velhinhos semearam um dia.

Parabéns,


Cláudio

Anônimo disse...

Muito bonita a mensagem, Pai!
Emocionante e linda!
Tu mereces!
Beijos,
Bernardo e Eliana Medeiros.

clumtz disse...

Eu sou uma testigo do que a Popes escrivio. Tudo é a verdade. Voce é uma grande pessoa com muito pra ensinar e transmitir.

Parabéns pra sua familia que tem a sorte de ter voce.

Muito Obrigada por tudo, a mexicana, Claudia Martinez

Anônimo disse...


*Cobap: Reivindicações em Brasília - Dia 15
Entidade convoca sociedade para ato público em Brasília*

*
Em menos de uma semana caravanas de aposentados e apoiadores de todo país
seguirão rumo a Brasília para grande ato reivindicatório organizado pela
COBAP.
Na próxima quarta-feira, 15 de agosto, às 15 horas, os manifestantes vão se
concentrar em frente ao anexo 2, da Câmara dos Deputados, para pressionar
líderes de bancada e partidários para que coloquem em votação urgente o
fim do fator previdenciário, a recomposição das perdas das aposentadorias e
pensões e o reajuste digno dos benefícios acima do salário mínimo. O ato
deve ainda se estender até o dia 16, já que os aposentados almejam acampar
nas proximidades do Congresso Nacional em forma de protesto.
A COBAP mais uma vez convoca toda sociedade que discorda com o descaso do
governo com os aposentados para reivindicarem justiça junto à categoria.
Procurem as Federações de seus estados e participem do grande ato público.
COBAP*

Anônimo disse...

Banco do Brasil lucra R$ 5,7 bi no semestre

Provisionamento aumenta em 27,8% e resultado da PREVI foi inferior ao de 2011, mas receita com tarifas cresce 21,3%, acima da projeção do banco de no máximo 18%

São Paulo – O Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 3 bilhões no segundo trimestre de 2012. O resultado é 20,2% maior em relação ao do primeiro trimestre do ano. No semestre, o lucro líquido ajustado da instituição chegou a R$ 5,7 bilhões.

No balanço divulgado nesta terça 14, nota-se que a queda em relação ao segundo semestre de 2011, de 7,5%, deve-se, em parte, ao menor resultado proveniente da PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil). De janeiro a junho do ano passado este resultado chegou a R$ 1,9 bi e no mesmo período deste ano foi de R$ 781 milhões.

Além disso, o banco aumentou as despesas com provisionamento. O chamado PDD (Provisionamento para Devedores Duvidosos), que é o que a empresa reserva para cobrir possíveis perdas com inadimplência, aumentou 27,8% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2011, totalizando R$ 7,252 bilhões. Esse aumento não se justifica no nível de inadimplência registrada pelo banco, que fechou junho em apenas 2,1%, patamar bastante inferior ao verificado no Sistema Financeiro Nacional, de 3,8%.

Tarifas – De janeiro a junho deste ano as receitas com tarifas cresceram 21,3% em relação ao primeiro semestre de 2011, alcançando R$ 10,3 bilhões. O banco justifica o aumento com o “crescimento da oferta de crédito, sua forte atuação no varejo e o Programa Bom pra Todos”. É importante ressaltar que com esse montante, a instituição cobre em 130,25% todos os seus gastos com despesas de pessoal. Essa relação é ainda maior do que era no primeiro semestre de 2011, quando a receita com tarifas cobria as despesas com pessoal em 124,89%.

Carteiras de crédito – Houve ainda aumento das carteiras de crédito do banco. A de pessoas físicas chegou a R$ 139,282 bilhões no semestre encerrado em junho, aumento de 5% em relação ao trimestre anterior e de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o crédito para pessoa jurídica alcançou R$ 188,495 bilhões em junho, um crescimento de 8,4% em relação aos três meses anteriores e de 21,3% na comparação com o mesmo período de 2011.

“O balanço mostra que a instituição pode, com folga, atender as reivindicações da categoria, que estão sendo postas nas mesas de negociação com os representantes dos bancos, durante a Campanha Nacional. Tanto que o banco cobre suas despesas de pessoal apenas com o que arrecada das tarifas cobradas dos clientes pelos serviços, que é apenas uma receita secundária”, destaca o diretor executivo do Sindicato e funcionário do BB Ernesto Izumi.

O dirigente destaca ainda que, embora o banco tenha contabilizado em seu resultado valores da Previ, os recursos permanecem no fundo de pensão. "Denunciamos o banco no Conselho de Valores Mobiliários e também questionamos a resolução CGPC 26, que permite às patrocinadoras utilizar parte do superávit dos fundos de pensão. Mas o BB continua a utilizar medidas contábeis para inflar seu lucro. Para defender os associados do Plano 1 da Previ, estamos apoiando o projeto de lei parlamentar 161/2012, que garantirá mais proteção aos recursos dos participantes" completa Ernesto.

Redação - 14/8/2012
Fonte: www.spbancarios.com.br