RESPONSABILIZAÇÃO

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Acho que um dos capítulos mais importantes na área administrativa em nosso país, tal seja a responsabilização dos gestores por seus atos ou omisões, está, há muito tempo, relegado a um plano secundário, com graves consequencias para os participantes de fundos de pensão ou acionistas de grandes empresas.

Em meu livro sobre O CONSELHO FISCAL NAS EMPRESAS E FUNDOS DE PENSÃO, um dos poucos que abordam o instituto, chamo atenção para a responsabilidade dos conselheiros e para a penalização a que estão sujeitos caso não apontem as irregularidades e apresentem sugestões para regulariza-las. Em algumas palestras que fiz notei que o tema causou um mal estar generalizado.

Na certeza da impunidade e de seus cochilos passarem em brancas nuvens, os administradores e conselheiros continuam a sua trajetória de passividade e omissão, prejudicando os interesses de quem lhes confiou a tarefa de fiscalizar.

Essas observações acontecem em virtude do assunto sobre a cobrança da co participação na CASSI, que hoje se inicia em nossos holerites, atrasados de cerca de dez anos, que vem sem correção monetária e juros, por causa de que a culpa pela inadimplencia é da CASSI, que deixou de efetuar a cobrança na época devida por inconsistência de seus sistemas.

Se não houve a atualização dos débitos, que somaram 38 milhões, então a CASSI amargou prejuízo considerável, que, de acordo com as normas jurídicas pertinentes, deve ser imputado a quem deu causa ao problema, a quem, tendo a obrigação de cobrar ou apontar a falha publicamente, deixou de faze-lo em tempo hábil.

Não se trata aqui de caça às bruxas, mas simplesmente de colocar em ação um princípio esquecido e útil, o de responsabilização dos gestores.

A CASSI tem a obrigação de dar uma satisfação a respeito a todo o seu quadro social.  Não pode compactuar com essa nódoa, que compromete a credibilidade de seus sistemas de controle e a equidade no tratamento dos recursos que estão sob a responsabilidade dos seus gestores.

Quem vai ser responsabilizado pelo prejuízo ?  Quem deixou de cobrar no devido tempo e por que ?

20 comentários:

Cláudio Robero Almeida disse...


Dr.

Se tivermos que pagar atrasados da Cassi, que por certo virão debitados no holerite, o ES pode nos ajudar também nesse atestado de incompetência daqueles politiqueiros que nos representam.

Assim, o foco ainda é o ES.

Abraços.

Anônimo disse...

BRAVO Medeiros.
Está passando da hora dessa turma sempre candidata a cargos serem responsabilizados pelos malfeitos. Quem não tem competência não se estabelece.
É sempre assim, esses eternos candidatos à cargos não tem competência de exerce-los, portanto chamá-los a responsabilidade deverá ser nossa primeira providência, ainda que judicialmente, é muito dinheiro ao vento.
As comprovações da utilização do serviço aos "devedores" deveria ter sido a primeira providência para então os débitos acontecerem.
Tá muito fácil.
Olha a bagunça que deve ser esse plano de saúde o que me faz pensar, e como será na Previ????
AUDITORIA JÁ....

Medeiros disse...

Sempre estamos com foco no ES, que é uma das principais válvulas de escape das pensionistas e dos aposentados para enfrentar suas dificuldades.

Especialmente nessa época que é quando o mesmo é revisado.

Veja as declarações do diretor Marcel a respeito no blog do Professor Ari Zanella.

Aguardamos o diretor Marcel na AFABB Rs em breve para a posse da nova diretoria.

Ele já sabe as nossas reivindicações. Insistir permanentemente na mesma tecla às vezes não ajuda, mas pode atrapalhar.

Anônimo disse...

Estimado Líder e Mestre, Dr. Medeiros
Acho que está na hora de se ter consciência de que administrar significa direitos e deveres. Parabéns pelo texto.
Edgardo Amorim Rego

Cláudio Robero Almeida disse...


Dr.

V. Sa. tem razão na "insistência demasiada". Vamos aguardar a reunião na Afabb RS.

Eu mesmo fiz um e-mail para o Diretor Marcel, até para ajudá-lo a entender o clamor pelo ES, que acredito conjuntural, por dois motivos:1) em 2011 nada foi feito sobre o ES, e 2) nossos desequilíbrios orçamentários decorrem de um estímulo à demanda que partiu do próprio Governo (2008,2009). Carros novos, CDC Salário no BB em 96 parcelas com carência de 6 meses, finan. imobiliário, etc. Sem falar nos pífios 4,86%

Sobre plano de saúde é chover no molhado. Nem os planos administrados por profissionais funcionam, quanto mais a Cassi administrada por politiqueiros carreiristas.

Abraços.



Anônimo disse...

Anônimo das 11:19, também achava que deveria ser feito uma AUDITORIA EXTERNA NA PREVI IMEDIATAMENTE, mas a um mês atráz, mais ou menos, a Cecília comentou no blog dela que na CASSI havia sido feito uma Auditoria, e como estamos vendo, é só faz de conta, TA TUDO DOMINADO, não existe RESPONSABILIDADE NENHUMA.

Anônimo disse...

Dr, Medeiros,

Precisamos, nós SÓCIOS da PREVI, darmos uma analisada, através das associações de aposentados do PB1 nesses investimentos da Previ.Costa do Sauipe não devia nem ter sido "comprada", parece-me que da construtora OAS.O investimento em Lima no Perú, Linea Amarilla, administração de pedágio, escrevam aí,vai ser outra sauipe.Administrar aqui já se embananam imagina no exterior.Se era ou se é bom investimento porque a OAS Investimentos vendeu para a Invepar.?A Previ Invepar entrou no negócio de explorar aeroportos e justificou como um bom negócio bem analisado. O governo, agora quando lança novas concessões(concessão é uma privatização que não saiu do armário)diz querer "atrair operadores com maior experiência dos que venceram os leilões de Guarulhos, Viracopos e Brasilia". É o governo quem está dizendo(ETAV).Um gerente executivo da área de investimento disse que buscam investir em um imóvel quando ele já está bem locado e gerando renda mensal; aí a boazinha PREVI compra um terreno na Av.Paulista em, São Paulo em local já super valorizado, adquirido de quem???

Anônimo disse...

Quem quiser antecipar a contestação de eventual débito partir de outubro, como proceder?

Anônimo disse...

Dr Medeiros Saude
Claro. colocar uma gravata, fazer reunioes para falar mal dos continuos e do cafezinho ruim nunca foi asministrar.
Saber o que acontece nas 24 horas de todos os dias eh condicao inpressindivel.
Desconfiar sempre eh otima atitude silenciosa. Por exemplo... Existe mesmo esta divida?. Apareceu assim do nada? Ninguem percebeu? Ou sera mera arrecaadacao nova para salvar alguma coisa?
Outro assunto que sempre quis perguntar...O velho Professor
MEDEIROS queintroduziu o tenis e a patinacao em Poa. Criou o parque tenistico frente a caixa dagua do Moinhos de Vento Obs. Ha 60 an os passados ele ja tinha idade avancada. Era teu parente? Tinha muito respeito e admiracao.
Abrs. Mario

Medeiros disse...

Mário,

O professor era meu tio.

Medeiros disse...

C olegas,

Fiz uma retificação na postagem anterior para evitar dúvidas e a bem da verdade. Corrigi o texto.

O assunto co participação pertence à área da diretora Mirian Fochi, que sucedeu recentemente Denise, mas a decisão de cobrança foi do colegiado da CASSI, não foi individual dela.

Anônimo disse...

Naum ganha do Corinthians...
Naum ganha da Portuguesa...
Naum ganhará do Gremio...
Enfim, o vermelhim 34 anos sem Brasileirão...vai correr atrás do recorde do Galinho...
É duro ser coloradim...tão fraquim, coitadim...
TIMÃO!!!
TUM TUM TUM
TIMÃO!!!

Anônimo disse...

Dr, Medeiros,

Veja o comentário postado na comunidade Funcionários do BB, no "Facebook", pelo Gerardo Santiago:

Enquanto a grande maioria dos brasileiros está muito preocupada com o que acontece com a Carminha, o Tufão e o Max em "Avenida Brasil", eu prefiro acompanhar a novela vespertina que passa às 14 horas na TV Justiça, aquela da Ação Penal 470 do STF, mais conhecida como o caso do "mensalão". Até agora, vinha me abstendo de comentar, mas realmente não consigo.

Joaquim Barbosa votou pela condenação do ex-diretor de marketing do BB Henrique Pizzolato por todas as acusações a ele feitas pelo Ministério Público. Também votou pela condenação de Marcos Valério e seus sócios também pelos fatos criminosos envolvendo o Banco do Brasil, a Visanet, etc. O seu voto foi muito claro e trouxe a público as conclusões de uma auditoria do próprio banco sobre o desvio de dinheiro da instituição para o chamado
"valerioduto".

Também fiquei emocionado quando o ministro relator leu o depoimento de Duda, mensageiro da PREVI, que foi usado de forma torpe por Pizzolato para sacar R$ 326 mil em espécie na agência do Banco Rural no Rio. Na época eu era gerente executivo na PREVI e lá conheci o Duda, uma pessoa decente e humilde, e me recordo bem do imenso terror dele quando se viu envolvido naquela briga de cachorros tão grandes. Não tenho dúvida de que o STF vai condenar Pizzolato. Mas quem acredita que hoje o Banco do Brasil não é mais "aparelhado" de uma forma ou de outra, ainda que não de forma tão grotesca como a descrita nos autos da AP 470/STF, pelos donos do poder, de hoje e de sempre? Eu não acredito.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,acho um absurdo o Pas tirar o limite do Es, pois não vem descontado em folha e sim na conta. O que o senhor acha?

Medeiros disse...

Também acho absurdo.

Quanto ao Pizzolato, parece que será condenado.

O pior é o envolvimento do BB no mensalão que o Ministro Joaquim Barbosa deixou claro.

Também conheci o Duda, o mensageiro, na PREVI. Ouvi pessoalmente dele o que se passou, na condição de presidente do conselho fiscal.

O mensalão foi um pesadelo para o país.

Anônimo disse...

SAQUE NA PREVI VAI PARA BANCO DO BRASIL QUE VAI PARA O PT

ROMBO NA CASSI QUE VAI PARA???

E ASSIM VÃO COBRINDO OS ROMBOS...OU " ROBOS "????

Fiscalizam a CASSI ? disse...

Vejam só!!!
A CASSI cobrando/debitando valores prescritos há mais de cinco anos em nossas folhas de pagamentos !!!!

Vão se incomodar com processos judiciais, pois usaremos a prescrição e a decadência; o Estatuto do Idoso e do Consumidor, os códigos penais e civeis, os processuais,além de denúncias ao Promotores de Justiça e aos orgãos estatais que cuidam dos Planos de Saúde Brasileiros !
Tudo isso nos Juizados Especiais de cinco mil Comarcas por esse Brasil afora!
Aos autores (nós,os participantes da CASSI)sem custas processuais, com possibilidade de dispensa de advogados.
À ré (CASSI) restará mover um exército de defensores a todas as comarcas, ou sucumbir afogada em processos, que a mídia nacional A D D OO O R A !!!divulgar!!!

Onde está o Conselho Fiscal da CASSI???

Anônimo disse...

O Conselho Fiscal da Cassi simplesmente não está!

Anônimo disse...

Nem o da Previ. Tampouco está.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Oportuníssimo este POST. Há tempos comento que estivéssemos nós em um país que as leis fossem cumpridas, TODOS os que participaram na tomada de decisão do ROMBO/ROUBO de Sauípe estariam presos e com os bens indisponíveis.
E sempre a mesma solução: reestruturação (mais dinheiro jogado fora) e mais um rombo...
Quanto perdemos do NOSSO dinheiro até hoje???
Um bilhão talvez???!!!

Precisamos acionar a justiça antes tarde do que nunca.

Abraço e continue na luta.