CHEGOU O DIA 20, DIA DO AMIGO

domingo, 20 de julho de 2014

Hoje é vinte de julho, dia do pagamento de nossos proventos pela PREVI, sem a suspensão do ES.  Mas hoje também é o dia internacional do AMIGO.

A mídia deu pouca relevância para a data.  O comércio também.  Falou-me um amigo comerciante que amigos não se presenteiam, não geram compras, apenas trocam mensagens ou abraços. O comércio já tentou mas gastou publicidade sem resultados práticos. E, além de tudo, parece que os amigos estão diminuindo, o mundo real e digital está se encarregando de terminar com as amizades.


E´ uma pena.  Quem tem um amigo tem tudo.  Amigos são necessários. Roberto Carlos canta que quer ter um milhão de amigos.  Eu também gostaria.  O blog também. No momento, o blog tem 561, falta muito para alcançar 1.000 seguidores, num universo de cem mil aposentados e pensionistas.

O que isso significa ?  Que quando pretendemos reivindicar melhorias, contestar decisões, mostrar a nossa inconformidade, o volume não impressiona, parece que se trata de uma minoria. 

O blog é solidário com seus amigos, está do lado deles, procura ajuda-los em suas aflições.  Eu também.  Escolhi dez colegas extremamente apertados financeiramente para lhes proporcionar um auxílio hoje e colaborar com o sufoco que a perda do BET e a volta das contribuições ocasionou em suas vidas. Todos não possuem margem consignável.  Não foi muito, duzentos reais para cada um, mas certamente vai ajudar nesta hora. São colegas oriundos do antigo quadro da Portaria e algumas pensionistas deles.

As sugestões para aperfeiçoamentos das medidas relacionadas com o ES não são demagógicas, como alguns comentaram, não tem o objetivo de marcar posição e depois lavar as mãos. Não. Sei que a decisão tomada pela diretoria sempre se reveste de caráter definitivo, procura fechar a questão, até para que se possa partir para outro assunto, como alguns reclamam.  Mas sei também que todas as decisões são passíveis de aperfeiçoamentos, de correções, de alterações, especialmente quando possuem alguma anormalidade ou agridem a sensibilidade. Nesse ponto, nunca fui um conformado, sempre um lutador, pois isso está no âmago de quem é dirigente ou presidente de associação.  Lutar sempre pelos associados. Isso não é alimentar esperanças vãs. Isso é nunca esmorecer, nunca se entregar para os homens, de jeito nenhum.

A todos os meus amigos e amigos do Blog do Medeiros desejo dar o meu abraço fraterno nesta data e faço votos de que dias melhores venham para alegrar as nossas vidas, que as dificuldades sejam superadas, que as esperanças nunca os abandonem, que possamos nos unir em torno de ideais justos, que, afinal, a antiga família dos funcionários do Banco do Brasil se revigore e volte a ser a mesma de outras eras, onde mais do que colegas éramos amigos.

Amigos, vamos que vamos.

78 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo doutor Medeiros,

Muito obrigado pelo seu magnífico texto relembrando o dia do amigo e o significado da amizade. O doutor é diferenciado. Consegue fazer do blog também um canal de amizade.

Chico - RS

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

O que eu gosto de você é que não fica só em palavras, em blábláblá. Age também. Institucionalmente e na vida prática. O seu exemplo de doar alguma colaboração financeira para os colegas mais necessitados é digno de elogios e de ser imitado. Eu vou faze-lo. Nem que seja para ajudar um. Mas permita que fique no anonimato. Parabéns pelo seu dia, dr. Medeiros. Nosso dia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Obrigado Dr. Medeiros pelo seu comentário, me deu animo, estava tao arrasado.Parabens ao Sr. também pelo Dia do Amigo e pela sua atitude com colegas mais necessitados.Deus lhe compensara como sempre.Por isso que o Sr. incomoda tanta gente sem caráter e sem AMOR pelo próximo.
Parabéns a todos os AMIGOS do blog.
E que não posso senão seguiria seu exemplo.

Anônimo disse...

Caro Dr.Medeiros,

Não se trata de um numero irrelevante de colegas,na fala da Diretora Cecília,em um comentário no seu Blog Afirma que mais de mil colegas do PB-1 não teria margem alguma para renovação.

Na outra ponta, os que por ventura tenham feito a suspensão do empréstimo simples vão receber de troco da previ entre 1.500 reais e 3.000 reais, elevando seu endividamento em 12 parcelas.

Os que não suspenderam ou apenas nos 3 primeiros meses, terão créditos de 3.ooo a 6.ooo e os demais que não suspenderam acaso tenha margem, vão elevar suas prestações mensais, acaso queira um credito extra nesta renovação.

Estamos sem representação alguma, mesmo com a eleição ganha pela chapa 3, nós não temos condições de implantar melhorias reais aos assistidos da nossa caixa de previdência.

Também no prenunciamento da Diretora Cecília, ela deixa em aberto uma proposta para mudar ou inovar com uma nova modalidade de credito aos mais necessitados, com uma linha de credito aberta pela previ, com avalistas ou até mesmo com a garantia do fundo garantidor de credito.

Outras alternativas deve surgir, pois a Previ já deu mostras que enquanto não for mudado todo o colégio eleito, pouca ou nenhuma chance de um modelo novo saia do papel.

Segue comentário da Diretora Eleita Cecília Garcez sobre o tema:

Cecilia Garcez disse...
Caro colega anônimo das 12:50h,
A maioria dos colegas foi beneficiada com a mudança dos parâmetros do ES, porém existe um grupo de colegas que estão muito endividados e teria que haver uma revisão muito acima do que existe hoje para contemplá-los. Infelizmente, não há muito espaço para que isso aconteça. De qualquer forma, eu acho que vale a pena se debruçar sobre a questão e pensar se existe uma forma de contemplar esse grupo. Por exemplo, será que existe a possibilidade de ter um plano de renegociação de dívidas, como há no Banco? Mesmo que sejam exigidos avalistas, como em alguns fundos de pensão. Precisamos pensar também nesses colegas que não estão endividados porque querem, mas sim porque as circunstâncias da vida não os ajudaram.

18 de julho de 2014 21:41

Amadeu Tamandaré

Anônimo disse...

dr. Medeiros,

Eu te amo. Quero ser sempre tua amiga. O post está ótimo e a mensagem embaixo da figura está sensacional.

Carmen

Anônimo disse...

dr. Medeiros,

Eu te amo. Quero ser sempre tua amiga. O post está ótimo e a mensagem embaixo da figura está sensacional.

Carmen

Anônimo disse...

Dileto Dr.Medeiros,

Qual a solução para os nossos reais problemas?.

Não sei qual o caminho seguir, sei de inúmeros colegas na minha situação, e o dinheiro não paga as despesas do mês.

Como resolver isso, se já não nada para vender, e com 70 anos.

Da muita revolta, não da Previ ou do Banco mais de mim mesmo por ter chegado nesta situação de insolvência total.

Resta esperar em Deus e carregar o fardo, pois não tem mais o que cortar ou a quem recorrer.

Esse mês é a ultima participação pois a internet vai ser cortada, por falta de pagamento e outras dividas vão se formar, até que o despejo aconteça.

Francisco Alexandre
Salvador BA

Anônimo disse...

Parabéns pelo dia do amigo. Você merece.

ricardo albuquerque disse...

Medeiros,
Parabéns, no fim sua mensssagem v. diz: LUTAR SEMPRE, foi o que, infelizmente, parece que a diretora Cecília não fez quando declara não há mais nada a fazer. Está decidido. Entregou logo os pontos, em linguagem do boxe, jogou a toalha. Não era issoo que meu voto pedia. Com v. lá tenho certeza que a situação seria outra, ou seja LUTAR SEMPRE, até pedir demissão se fosse o caso. A repercussão de uma atitude como essa seria muito grande. Parabéns. LUTAR SEMPRE. RICARDO

Anônimo disse...

Estatísticas sobre o ES.

a) Esta piorando a cada renovação ou realinhamento.

b) Este produto virou obra eleitoreira, com programas de melhorias usados por todas as chapas inscritas no pleito eleitoral.

c) Deveria ser criada uma comissão para ir a Previ e marcar uma reunião com o Presidente da Previ e o Diretor de Seguridade, e mostrar a eles com dados e a realidade de muitos contra cheque que alguma coisa deve ser feita, pois a inadimplência ou limitação dos 30% sera sentida daqui para frente.

d) Como mudar esta realidade em um plano solidário, mas que esta sub dividido em varias facetas,o que era ruim com a formula 170 agora piorou de vez com mais um grupo de 500 colegas, pós 87.

São atitudes como esta que vai garantir a continuidade das mazelas praticas no nosso fundo de pensão, pois muitos cabos eleitorais e eleitores vão se retirar de vez do pleito, em menos de 1 mês, pós eleição já aparece mais uma disparidade e com votos e acordos, vão se os anéis e fica os dedos,para aprovar alguma coisa.

A Pergunta é.

Alguma coisa, pouca coisa, ou nenhuma coisa?.

Salvador Fleury Curado Lobo.
Aposentado

Cristina pensionista disse...


Caro Sr. Medeiros

Feliz Dia do Amigo!

Marco Antonio disse...

Amigo Medeiros, colega advogado, nobre batalhador,
Suas palavras soam como o sol dominical nas trevas que se abateram sobre os associados! Definida que está, em nosso desfavor, a questão do ES, vamos em frente, a batalha continua. É hora de lutarmos pela revisão de nossos proventos. Contudo, sempre que se aborda o tema, vem a resposta pronta: o regulamento não permite. Diante disso, indago-lhe: quais são os procedimentos necessários para que o corpo social, que somos nós, possa propor modificações no regulamento? Qual o quórum necessário? Qual sua opinião pessoal sobre a questão aqui levantada?

Medeiros disse...

Caro Marco Antônio,

Vencida essa etapa novelesca do ES, que considero ainda terá algum desdobramento para melhor, temos outros assuntos importantes para abordar. Muita gente está focada na alteração do estatuto e do regulamento. Vamos fazer algumas postagens a respeito. Antes, porém, teremos que enfrentar a questão do teto dos benefícios, que é urgente. A notícia boa de hoje é a bolsa chegando a 57000. Bom dia do amigo.

Anônimo disse...

O que "sobrou" do salario, já esta na conta.
Que DEUS nos ajude!!!!!
E vamos que vamos como o Sr.diz.

Anônimo disse...

Grande Amigo Medeiros, voce é uma pessoa iluminada, positiva e feliz, voce vai ser sempre feliz, porque recebe a energia positiva de gratidão e mandamos para voce e sua família todos os dias, porque voce é nosso balsamo contra as mazelas sofridas pela Previ.

Anônimo disse...

Lamentável o desfecho do ES, sinceramente é desolador saber que sobre um assunto onde tínhamos dois votos (Cecilia e Décio) a nosso favor, o resultado foi patético, imago o restante das nossas lutas, que resultado poderemos esperar.
Vamos cair na real, para conseguirmos alguma coisa da Previ, temos que nos organizar e fazer frente à ela com mais coesão e força.

Anônimo disse...

Caro Medeiros, dedicar-nos uma mensagem tão bonita e oportuna em pleno domingo, numa data tão marcada, 20-07-2014, histórica nos nossos contra-cheques, só poderia partir de amigos como voces, MEDEIROS e ARI, sempre do nosso lado, obrigada, ótimo domingo.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Você é exemplo, sua luta pela nossa classe é alguma coisa de extraordinária.

Os bons exemplos devem ser imitados, então, colegas, imitemos o Medeiros.

Abraço prá todos os colegas.
Lydio

Anônimo disse...

Colegas,

A UPD-UNIÃO DOS PEDEVISTAS E DEMITIDOS DO BB está numa luta judicial brava contra a PREVI, com 38 processos de Aposentadoria Proporcional Previ.

E tudo está a indicar que vai ter um final satisfatório para os colegas que integram o processo.

Há tempos tomei conhecimento que a PREVI mentiu e fez falsas argumentações nos processos que envolveram o Cesta Alimentação. Isto junto ao próprio STJ, imagine então nas instâncias inferiores o que ela, PREVI, não deve fazer!

Faço esse comentário porque acabei de ler, no REDE-SOS, um e-mail da UPD, onde mostra mais uma falcatrua e desonestidade da PREVI.

Veja o que disse textualmente o Ary Taunay Filho, representante da UPD:
"Bem, o que acontece é muito simples: A Previ está forjando documentos para apresentar em sua defesa."

E o Ary Taunay ainda completou: "Ao juiz restou a fúria depois que provamos o que se passa."

Veja, colegas, a que ponto chegou o nosso fundo de pensão, antes tão cioso e respeitado, hoje tão desonesto. Se vale até de falsificação de documentos para argumentos de defesa, falsa defesa.

Isto mostra que os advogados das nossas associações devem ficar atentos a tudo o que PREVI apresenta como defesa nos tribunais, nada mais que vem dela, PREVI, é confiável.

Lamentável, muito lamentável.
Lydio

Unknown disse...

Medeiros,
Qual seria o impacto nas contas da Previ se houvesse um congelamento do saldo devedor do ES do Plano 1 e fosse divido(esse saldo devedor)em parcelas fixas de até 30% do folha bruta de casa Participante.A Previ quebraria?

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, lembra-se de quando o dia 20 era só alegria, sobrava até $$$ para colocar na poupança, hoje, para alguns, no dia 20 só aumenta o endividamento.

Anônimo disse...

Resposta ao Marco Antonio (11:34)
Vc disse:
"É hora de lutarmos pela revisão de nossos proventos. Contudo, sempre que se aborda o tema, vem a resposta pronta: o regulamento não permite."
Não concordo.
O que falta eh vergonha na cara da PREVIC, BB e PREVI em aplicar as correções devidas nos Benefícios, de acordo com a Súmula 288 do TST: alterações havidas depois da admissão (1967, 1980, 1997) no Plano, somente são aplicáveis se mais benéficas ao Associado.
Então Senhores Dirigentes e Advogados da ANABB, ANAPLAB, AFAABBs da vida?
ALGUÉM tem coragem de afirmar que ALGUM Regulamento tem MAIS FORÇA que o TST ?
- Súmula 288 do TST (-A complementação dos proventos da aposentadoria é regida pelas normas em vigor na data da admissão do empregado, observando-se as alterações posteriores desde que mais favoráveis ao beneficiário do direito-)
MAS, é como vc mesmo disse: resolver os roubos impostos pelo BB e PREVI não interessa às ANABB-AFAABBs, porque não rendem politicamente, inclusive sepultariam as Ações Judiciais dessas Entidades.
Caberia uma Ação Judicial de Revisão do ES da PREVI, exigindo paridade do INPC aplicado nos Benefícios?
Se o TST diz que a briga com a Previ é Relação de Consumo, seria junto ao PROCON?
Que tal uma enxurrada de Ações contra a Previ no PROCON ?
Marcelino Maus
F6752890

Anônimo disse...

Amigo Medeiros.

Se não pudermos melhorar as condições do ES. Temos que lutar para melhorias urgentes em nossos benefícios. Tendo aposentado em junho de 1991 já perdi aproximadamente 1/3 do meu benefício inicial. Isso não tem justificativa plausível para quem já contribuio por mais de 40 anos com a PREVI.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, parabéns pelo seu dia, pelo nosso dia, e que nós consigamos sucesso em nossas empreitadas, mas o Sr. pode nos explicar o porque de ninguém querer abordar a questão da luta pela recuperação de nossos salários, insistindo nesse ES? Já tentei junto aos mais frequentados blogs de luta, mas não vejo ninguém disposto, pelo menos, a argumentar essa linha de luta. Acho muito lógico, que se nós não tivéssemos perdido nosso poder aquisitivo, não estaríamos nesta situação de endividamento. O que faz todos emudecerem quando o assunto é a recuperação dos salários?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, um bom dia do amigo para o Sr.. Acho que o motivo de "os" blogs não atrair tantos colegas é por serem blogs que só defendem o endividamento do ES. Não lhe passou pela cabeça que existem mais colegas, embora arroxados, com suas contas controladas? Estes colegas estão querendo é a recuperação de seus vencimentos ou um realinhamento do plano, que é o mais lógico, mas vocês só vêem o ES. Se vocês não derem também atenção a essa classe de não endividados, que é maioria, como vamos ganhar as próximas eleições da Previ? Acho que esta na hora de pensar em TODOS. Não acha?

Marco Antonio Orlando disse...

Medeiros,
Feliz Dia do Amigo!
Um grande abraço e muita Paz.
Concordo com você em relação ao Blog, quanto mais seguidores, mais forte ele fica.
De minha parte já fiz várias chamadas em seu Blog pedindo mais seguidores. Infelizmente alguns colegas não entendem a importância de tal ato.
Uma boa noite e excelente semana.
Marco Antonio Orlando

Anônimo disse...

Acho que o pensamento abaixo foi atribuido ao presidente americano John F.Kennedy. Mais ou menos assim: " Você pode perdoar os seus inimigos mas nunca esqueça seus nomes ". Por falar em americanos, acabamos de perder o Mundial de Volei para a equipe deles. Isso se chama Síndrome
da Submissão.

Anônimo disse...

Dr: Medeiros diante de sua postagem,nós resta o senho lutar pelas pensionistas 100% . peço em nome de jesus hoje eu pedi dinheiro para minha filha para comprar comida,e comprar remédo porque eu não recebi salario. E minha filha também não pode me ajudar todos os meses ela ganha muito pouco.estou dentro do curto escuro não queiro ver ninguém.Meu Deus me ajude.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Feliz dia do Amigo e obrigada por lutar pelos menos favorecidos. Digo e repito: VOCÊ É O CARA!


Um forte abraço!

Medeiros disse...

Colega anônimo,

Primeiro não é salário, é benefício, o que é uma coisa bem diferente. Para entender esse assunto de revisão de benefícios ou realinhamento dos mesmos é preciso entender a natureza do contrato previdenciário. Fundo de pensão não é empresa. Paga aposentadorias e pensões, não paga salários, que é para quem presta trabalho. Mexer nesse assunto é possível, sim, mas demanda estudo profundo da ciência atuarial. Alguns montepios e fundações quebraram porque calcularam mal os benefícios. Por ser mais simples foi dado o BET em vez de se fazer a revisão dos benefícios. Mais adiante vamos abordar esse assunto, que é muito complicado. Mas deu para sentir o drama, não é ? Não se trata de coisa simples.

Medeiros disse...

Respondendo outra pergunta, sobre por que os blogs estão perdendo tanto tempo com o ES em vez de se dedicarem a outros temas mais relevantes. E´ que tem muita gente sufocada com interesse no ES. Só para dar um dado a vocês , informo que este mês de julho o blog está batendo o segundo maior recorde de acessos, vai ter mais de um milhão de acessos no mês, só superado quando saiu o BET. Então é isso, temos que dar atenção a esse contingente aflito e interessado. Mas a partir desta semana serão abordados outros assuntos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, boa noite, um anônimo colocou no blog do dr. Ari um email recebido de um diretor regional da Anabb, que poderemos solicitar o não pagamento das prestações até dezembro de 2014, renovando ou refinanciando o saldo devedor. O Dr.é sabedor de algo ou é gozação, em uma hora dessas? Um bom dia do amigo para o Dr. Agradeço.

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Obrigado pela lembrança do dia dos amigos, espero te-lo sempre como amigo, embora ainda não nos conheçamos.
Quem sabe agora não seria a hora de se tentar a criação do FUNDO para EMPRÉSTIMOS CAPEC? A sugestão está na PREVI.
Abraços
Antonio Americano
Goiania (GO)

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, não seria a mesma coisa se todos entrassem com a ação RMI PREVI? ou a revisão dos benefícios que tanto se pede é outra?Eu cansei de pedir administrativamente a revisão do meu benefício, agora estou decidida a entrar com a ação RMI PREVI, esta ação é bem fundamentada?por favor me oriente.

Anônimo disse...

OBRIGADO Dr.Medeiros pelas felicitações a nós, blogueiros, pelo DIA DO AMIGO!

RETRIBUO-O, da mesma forma, e agradecendo por estar sempre ao nosso lado!

Um grande abraço desse seu amigo, embora ainda virtual!

Janone

mariano branquinho disse...

Dr. Medeiros, feliz dia do amigo também. Peço-lhe me orientar como proceder para ser seguidor do seu blog, o qual leio diariamente e alguns vezes por dia. Abs. Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Colega Antonio Americano, e sobre aquela sua sugestão sobre liberar um percentual do seguro Capec, tens alguma notícia.

Roberto Martines 8670089-8 disse...

Dr.Medeiros sou seu seguidor e apoiador, preciso falar com o senhor de preferência por telefone. Rio Brilhante MS

NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...


COLEGAS, FAVOR LEIAM O ABAIXO PUBLICADO DO BLOG DO ARI ZANELLA.
DR. MEDEIROS, FAVOR PUBLICAR A COLAGEM ABAIXO FEITA DO BLOG DO SR.ARI ZANELLA.OBRIGADO


VANTAGEM OCULTA?

Intrigante a mensagem recebida por um anônimo chegada no dia de ontem. Seria de um diretor regional da Anabb (Regional 7) e nele consta todos os parâmetros decididos na terça passada sobre o ES, com exceção da possibilidade de suspensão das prestações, a partir de uma opção na data de contratação, nos moldes como faz o Banco do Brasil quando se contrata um empréstimo, há a opção de começar a pagá-lo bem lá na frente. Não existe nada oficial da PREVI, pelos menos por enquanto. No entanto, o amigão Medeiros deixou vazar nas entrelinhas de um comentário seu de que "embora a decisão já estivesse decidida pela diretoria...Mas sei também que todas as decisões são passíveis de aperfeiçoamento, de correções, de alterações..."

Ora, todas as informações do suposto e-mail são tiradas dos novos parâmetros do ES, porém neles não consta esta possível vantagem na hora da renovação. Saberemos amanhã, quando alguns farão a operação concreta no site da PREVI. Ou hoje se a PREVI resolver antecipar a pretensa novidade. Nada mal mais seis meses de suspensão. Vamos aguardar.



Anônimo disse...

Para V. conhecimento e dos demais, fui claro ao solicitar do ilustre Professor uma investigação. Segue para V. análise: Há no final do email o logo da Anabb e o nome do Diretor Vital. Regional - Direg 7
EMPRÉSTIMO SIMPLES PREVI - PLANO 1 - NOVOS ESCLARECIMENTOS
SISTEMA DE PROCESSAMENTO DO EMPRÉSTIMO NA PREVI - www.previ.com.br
Até o próximo dia 21 o autoatendimento PREVI estará com as normas antigas. Somente no dia 22 que você terá condições de verificar valores e prazos referentes ao seu empréstimo. Portanto, teremos que aguardar o dia 22(terça-feira) para renegociar os débitos ou novos empréstimos dentro das novas normas.PRAZO PARA REALIZAR OS NOVOS EMPRÉSTIMOSAs contratações e renovações, de acordo com as novas condições, poderão ser realizadas até 29/10/2014, com a possibilidade de flexibilização dos prazos máximos de pagamento para participantes entre 51 e 86 anos.
BENEFICIÁRIOS Todos os participantes do PLANO 1 (ativa e aposentados), mesmo que tenha feito empréstimo recentemente. SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES POR MAIS 6 MESES, OU SEJA, DE AGOSTO A JANEIRO/15 (pois o mês de julho foi debitado e não será estornado).Todos terão direito a este benefício. Porém, todos que se interessarem apenas pela SUSPENSÃO DO PAGAMENTO POR MAIS 6 MESES deverá renegociar o seu débito, mesmo que seja pelo saldo atual da dívida. Não haverá suspensão automática da cobrança das mensalidades. ALIVIO NAS FINANÇAS, MESMO QUE POR UM BREVE PERÍODOCom o aumento do limite dos empréstimos de R$ 130 mil para R$ 145 mil, todos deverão ter saldo para sacar. Com o alongamento dos prazos, os associados dentro da faixa etária de 51 a 86 anos poderão se beneficiar ainda da redução do valor da prestação, se optarem pelo prazo máximo, dependendo do valor do novo empréstimo. IMPORTANTE: TODOS OS ASSOCIADOS QUE DESEJAREM SE BENEFICIAR DA SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES ATÉ DEZEMBRO/14 DEVERÃO FAZER NOVO EMPRÉSTIMO, MESMO QUE PELO MESMO VALOR DO SALDO DEVEDOR ATUAL, INDEPENDENTE SE DESEJA OU NÃO MAIOR PRAZO OU UTILIZAR EVENTUAL SALDO DISPONÍVEL ENTRE OS VALORES DOS NOVOS TETOS E SEU SALDO DEVEDOR ATUAL."

( Seguem os parâmetros já conhecidos e agora não reproduzidos.)

antonio americano do brasil borges disse...

Caro |anonimo das 9;17, a sugestão encontra-se na PREVI, mas ao que parece, arquivada ou na lata de lixo. Infelizmente, embora tenha divulgado em vários Facebooks de aposentados, não recebi qualquer apoio. Tenho em mãos a carta que recebi da PREVI de 20/02/14,informando que: "a sugestão foi registrada e encaminhada para análise das áreas técnicas da PREVI" etc.etc.
Abraços
Antonio Americano
Goiania (GO)

Medeiros disse...

Caro Antônio americano, Segundo me consta ainda está em estudo. Nos nós conhecemos pessoalmente no Rio de Janeiro há muitos anos quando você era conselheiro de empresa. Lembra ?

Anônimo disse...

Não sei como anda a situação da suspensão do BET: Se há alguma providência para sua volta, ou não, contudo me parece que levamos um calote de 1 ano, suspenso que foi l ano antes dos 5 anos. Isso é certo? É legal? É justo e perfeito? Soo s obrigados a aceitar? Não sei se terei alguma resposta sobre este assunto, pois quanto aos anteriores nunca tive qualquer resposta. Mas gostaria e gentileza de esclarecimentos sobre o assunto. Grato.

Anônimo disse...

A falta de sensibilidade da Anabb chega a ser revoltante.
Num momento em que sofremos o maior arrocho da nossa história, a Anabb informa o débito nesta data de 21.07, de custas processuais que deveriam ter sido debitadas há quase 2 anos e não foram, embora tivessem autorização do débito na época, dos ganhadores da ação.
Alguém ou alguns comeram mosca lá na Anabb e agora, em plena crise financeira geral, resolvem debitar.
Não questiono o debito, mas o atraso, o momento e a forma. Poderiam pelo menos parcelar o valor.
No meu caso, foi cerca de R$ 300,00.
Mas tem gente que levou facada maior.
O que prova que estamos cada vez mais sozinhos, pois todo mundo só quer salvar o seu, não importa como.
Lamentável

Anônimo disse...

Amigos, bom dia.
Dr. Medeiros, venho me utilizando do seu Blog (tbm do Ari e Cecília) para expressar opiniões com poucas fundamentações, haja visto o emaranhado de irregularidades do P1, em descumprimento de normas já sedimentadas no TST e PREVIC.
Talvez por esses descasos do BB e da PREVI é que a maioria(marginalizada e segregada do P1) dos Aposentados não se interessa pelos assuntos aqui tratados, erroneamente acostumados em confiar no BB e na PREVI.
Confiança Cega que levou a aprovarmos em 1997... em diante as propostas do BB para o P1.
Eu também gostaria que 100 mil amigos aposentados seguissem os Blogs, para sermos mais conscientes.
EH CHEGADO O MOMENTO das AFAAs da vida tomarem uma postura de COBRAR ADMINISTRATIVAMENTE a aplicação da SUMULA 288 do TST.
Inclusive de outras determinações da PREVIC, exigir da Previ PARIDADE dos engaros do ES (UNPC) com o reajustes em Janeiro, etc.
È difícil? então Denunciem na MPF, Senado, etc.

Obrigado por ser nosso Amigo.

Marcelino Maus
F6752890

Anônimo disse...

Que desgosto, Dr Medeiros sai do bb com 1250,00 sendo 800,00 do aluguel . Que farei com 450,00 , meu Deus que sofrimento
Pensionista sofrendo muito

caos e ordem disse...

Olá Medeirão, pode considerar-se como tendo centenas de milhares de amigos, pelo que vc. tem feito e lutado pelos direitos de todos os aposentados, pensionistas e dependentes da família BB. Vc.tem o céu garantido. Em novembro realizei a façanha de sair de Limeira e comparecer à novembrada, quando tive a honra e o prazer de conhecê-lo pessoalmente. abração. sou oJosé Citeli do blog CAOS E ORDEM.

Anônimo disse...

Caro Medeiros, a alternativa de empréstimo CAPEC pode ser a solução para muitos colegas, inclusive para quem tem o pecúlio especial e encontra-se em dificuldades.

WILSON LUIZ disse...

Reproduzo matéria que postei no blog da Diretora Cecília


Senhora Diretora,

Sobre a situação patrimonial dos fundos de pensão, há uma postagem muito interessante, de 7 de julho, no blog do Professor Ari. Lá vemos que a PREVI fechou o exercício 2013 com superávit de R$ 24.7 bilhões, faltando apenas um valor residual de 1 ou 2 bilhões para cobertura total da reserva de contingência de 25%. Já o PETROS apresenta déficit de R$ 2.2 bilhões, e o FUNCEF déficit de R$ 3.1 bilhões, isto quer dizer que não possuem reserva matemática sequer para cobrir todos os benefícios, e ainda “devem” o total de composição da reserva de contingência. Como você disse, a situação da PREVI, comparada aos outros fundos de pensão, é muito boa(toc toc na madeira, considerando a diretoria e o governo que temos).

Sobre a taxa de juros, a PREVI, como plano em extinção, que não admite novos associados, não necessitaria , sequer, da taxa de 5% que hoje é utilizada, já que nossos benefícios são reajustados pelo INPC “seco”, e o total de benefícios pagos tem seu valor real reduzido ano a ano. Em 2008, foram pagos R$ 5.8 bilhões, este valor, corrigido, representa R$ 7.7 bilhões em dezembro/2013, não sei o valor pago ano passado, já que foi informado R$ 9 bilhões, com a inclusão do BET, se alguém sabe o valor pago sem o BET, por favor, me informe, mas acredito que foi menos de R$ 7.7 bilhões. A queda real dos benefícios poderia ser utilizado como argumento para pleitearmos um realinhamento do PB1.

Cara Diretora, realmente, com a bolsa de valores em 65.000 pontos, já teríamos saldo na reserva para revisão do plano, mas o potencial, se o PT for derrotado na eleição presidencial, é muito maior. Veja você, antes da crise econômica de 2008, a bolsa de valores de Nova Iorque estava em 14.060 pontos, hoje está em 17.000, a bolsa de São Paulo, em 2008, atingiu 73.500 pontos, e hoje está em 57.000 . Desde o plano real, que já sobrevive 20 anos, concebido por economistas do PSDB no governo Itamar Franco( FHC, esperto, levou a fama), em todos os governos, mesmo no de Lula, a bolsa de São Paulo, com pequenas variações, acompanhava a de Nova Iorque, o descolamento aconteceu devido aos descalabros financeiros do governo atual. Voltando a economia a ter uma gestão previsível, o potencial da bolsa brasileira é chegar em torno de 88.000 pontos, já imaginaram quanto o superávit subiria?

Por isso, não canso de repetir:

SOMENTE TEREMOS MELHORIA EM NOSSOS BENEFÍCIOS SE O GOVERNO ATUAL FOR DERROTADO NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.

Pensem nisso, colegas que não se interessam por política, inclusive alguns que pregam o voto nulo.

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Acho que minha memória já não está funcionando bem. Boa a sua lembrança, na época eu era do conselho de Furnas.
Estou a disposição para discutirmos e quem saber colher subsídios para melhorar a sugestão.
Abraços fraternos
Antonio Americano
Goiania (GO)

Anônimo disse...

DR. Medeiros acha quem tem possibilidade deaa noticia ser verdadeira .Sera que da pra falar BINGO? por favor responda.

Anônimo disse...

Obrigado por este blog existir, só isso já basta!!

Anônimo disse...

FORA DE ESCOPO
Dr. Medeiros, ou outro colega que tenha alguma notícia.

Sou autor da ação de recálculo do beneficio inicial pleiteando que o mesmo seja recalculado com base no estatuto da época de minha admissão.
Atualmente o meu processo se encontra no TST.
Pergunto: alguém tem conhecimento de algum processo da espécie que tenha sido vencedor ?
Fala-se muito de que o recálculo pode dar um benefício menor. Se isto fosse verdade a PREVI não ficaria recorrendo.
Como após a vitória da chapa 3 parece que temos gente nossa lá, alguém poderia nos orientar ?
Grato

Ademar disse...

Cópia de e-mail enviado a Previ e a respectiva resposta.(sobre margem consignável)


Esconder detalhes
Prioridade normal ATENDIMENTO PREVI
De:atend@previ.com.br

Para:ademarrg@uol.com.br

Cópia:Cópia oculta:Assunto:ATENDIMENTO PREVIData:21/07/2014 18:39
.

e-mail: ademarrg@uol.com.br

Senhor Ademar,

Obrigado por entrar em contato com a PREVI.
Sua solicitação encontra-se em análise e o prazo para atendimento é de até 10 dias úteis.

Permanecemos ÿ disposição.

LUIZ SANTOS
Gerência de Atendimento
PREVI

O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante.

----------------------------------------------------------------------------------------------



Data: 16/07/2014 11:53:57
Assunto: Empréstimo Simples
Tipo: Solicitação

Mensagem:
Com relação aos novos parâmetros do Empréstimos Simples, venho solicitar , excepcionalmente , que a Previ deixe de considerar a Margem consignável negativa em razão da volta das contribuições, de maneira a viabilizar a renovação dos mesmos. Fato ocorrido alheio ÿ vontade dos associados e por deliberação única e exclusiva da diretoria da Previ.
Apelo para a sensibilidade do Sr.Marcel e toda a diretoria da Previ.

Matrÿcula: 122440
Nome: ADEMAR PINTO SOBRINHO
DDD-TEL: 35 Telefone: 34213110
E-mail: ademarrg@uol.com.br
.

Anônimo disse...

Sei que o dr. Medeiros está sempre a nosso favor. Mas tenho que comentar que neste mês acabei sentindo a "pua" como se diz aqui no Sul quanto ao corte que nos fizeram no início do ano, aquele canetaço famoso. É triste ver que lutamos sempre contra a maré, por migalhas, por restos, poeira até eu poderia dizer... lutamos na verdade (no caso do ES) para ficarmos mais endividados, por ampliar nossas margens que nos endividam cada vez mais, que nos apertam cada vez mais, isso sim... É triste isso. Ninguém mais resolverá isso. Onde está a revisão dos nossos benefícios falada muito no passado, questão de uns 5 anos para cá, já estão se passando anos e anos e sempre cada vez pior a coisa. Onde está a capacidade de alguém querer e ter vontade de mudar isso? Afinal, a Previ é nossa, é de todos, todos contribuímos muito no passado e também agora continuamos contribuindo. É triste isso.

Anônimo disse...

Caro Medeiros.

Parabéns pelo dia do amigo.

"Amigo é coisa pra se guardar"

Inimigo é coisa pra não esquecer seus nomes.

Anônimo disse...

Conforme consta do Regulamento da CAPEC:

Regime Financeiro de Repartição Simples - regime que fixa taxa de custeio dos benefícios contratados de modo a que produzam receitas equivalentes às despesas do exercício.

Ou seja, não existe fundo que possibilite empréstimo ou saque antecipado do valor da indenização.

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Medeiros, preciso saber se, caso a nova tabela do ES me permita renovação, pois tenho MC negativa, se o crédito será efetuado na conta salário que está aberta e sem movimentação , sendo que recebo por ORPAG desde fevereiro ou na cta normal que se encontra negativa devido a inadimplência desde janeiro.Se isso acontecer nem posso imaginar, qual a garantia posso ter nesse caso?grata

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Medeiros,

Para conhecimento: Hoje dia 22/07/2014 - 09:43h. Site da Previ informa que Autoatendimento encontra-se indisponível.

Abraços e que DEUS nos ajude !!!

Vamos que vamos.

Camilo - Judiai disse...

A indisponibilidade deve ser pelo excesso de usuarios. Sempre que mexem no ES ocorre isso.

Anônimo disse...

Buenas.


Hummmm!!!!

Site de PREVI, sem conexão com o autoatendimento?
O que será que esta havendo?
Será que esqueceram de alguma coisa?

Vamos aguardar.

Rovere

Anônimo disse...

Autoatendimento indisponivel.
Sera que e so para quem não tem margem(margem negativa)???????

Anônimo disse...

Buenas.

Consegui acessar o autoatendimento.
Só para confirmar que não desconsideraram a CAPEC, e portanto, sem margem...
Eu e mais quantos?

Abraços

Rovere

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.

Retribuo, afetuosamente, os votos do dia do amigo.
Amiga(7:36h), o crédito do seu Benefício será por orpag, até pedido seu contrário, ou seja, se pedir para voltar à c/c ou por decisão unilateral da Previ.
Quanto ao ES, se houver crédito, é diferente e há um procedimento específico que poderemos tratar depois.
Grato e PAZ E BEM!

"Eu deixo para vocês a paz; eu(Jesus) lhes dou a minha paz."
Jo 14,27-31.

Anônimo disse...

A capec não está sendo considerada, dá uma olhada melhor colega Roveré, deve ser a contribuição Da Previ.

Anônimo disse...

Só para efeito de estatistica, minha margem consignável também é negativa mesmo tendo suspendido somente as tres primeiras parcelas (fev., março e abril)...

José Carlos Ferrari disse...

É brincadeira. Minha fopag foi negativa e não foi debitada a parcela do empréstimo da Poupex. Liguei para a Poupex ontem para pagar por boleto e me informaram que o boleto já tinha sido enviado pois foram informados pela Previ que o debíto não foi efetivado. Que compentencia da Previ não? Hoje, já são 12.25 hs e não consigo entrar no site da Previ para ver se tenho margem para fazer a famigerada renovação. Quanta incompetencia, nao?

Anônimo disse...

Um pecado o que a PREVI esta fazendo com os aposentados e pensionistas Tenho 25.0000,00 e não tenho MC. Paguei 14 meses, por que não consigo? Ligo e todos os atendentes ocupados

Anônimo disse...

Buenas.

Estou por aqui para AGRADECER. Agradecer sim, a todos aqueles que trouxeram a público suas intenções de processar a PREVI e outros credores no sentido de exigir o cumprimento da margem de 30%.
Com isto o que obtiveram?
A PREVI não desconsiderou a CAPEC para todos aqueles que como eu, dependiam de uma pequena diferença para abrir a margem, e renovar o ES.
Querem saber porque?
Eles não são burros, pois monitorando os Blogs e sabem da intenção de muitos de exigirem o cumprimento da margem dos 30% na justiça.
Com a retirada momentânea do valor da CAPEC do cálculo, seriam ultrapassados em muitos casos os 30%, quando do retorno a normalidade.
Quem garante que os beneficiados com esta medida não virariam o cocho exigindo a margem dos 30% na justiça.
Foi o tiro no pé menos inteligente e mais bem dado que já vi na vida.
É justo que todos busquem seus direitos mas, me desculpem, proclamar isto aos quatro ventos, não é inteligente.
Tenho ações na justiça, mas isto interessa somente a mim, minha esposa e meus advogados.
E vejam se param de tratar o Medeiros como se seu BLOG fosse penico.
Que cada um cuide de sua vida.
Chega de prejudicar a colegas que nem conhecem, sem nenhum respeito.
Guardem suas mazelas para sí mesmo.
Quem fazia milagres já não esta mais aqui.

Rovere

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Medeiros e demais colegas,
Sou o anônimo das 09:45h. Boa pergunta Sr. Rovere. Consegui acessar porém, meu saldo devedor é de R$ 111.000,00, limite disponível de R$ 34.000,00 e margem de -(menos)R$ 200,00. O valor máximo disponível é de R$ 97.000,00. (inferior ao saldo devedor a liquidar). No BB após os débitos de CDC, COOPERFORTE, etc.a conta ficou devedora.E agora José? O que fazer? Seria interessante saber quantos colegas estão na mesma situação. Aguardo sugestões. Já estou mandando meu currículo para tentar alguma colocação,no mercado de trabalho.Que Deus nos ajude!!! E vamos que vamos... Grande Abraço.

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais a o senhor e a todos.

Prezado senhor Rovere, máximo respeito, mas discordo, porque, conosco, a Previ NUNCA PERDE. Sempre li que os investimento nos participantes estão entre os melhores.
O comentário acima(11:08), talvez, ajude esclarecer, para o senhor e para todos.
Prezado colega(12:26), é a minha situação, porém, a minha exclusão foi a da Carim. Sugiro obter da FHE o "nosso número" do boleto que, provavelmente, é do BB e, no sítio do BB, obterá a segunda via.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Vocês sabem que Jesus é justo; reconheçam, pois que todo aquele que pratica a justiça nasceu de Deus."
1João 2,29.

Anônimo disse...

Como se a Previ não soubesse da Lei 10820/03, do Projeto de Lei 283 em votação no Senado, das decisões judiciais que determinam o limite de 30% para evitar o endividamento.Se a Previ tomou conhecimento dessa questão através dos blogs está precisando renovar seu departamento jurídico.

Montanha disse...

Nesse momento a bolsa atinge 58.000 pontos. Pé quente do Dr.Medeiros?. Depois que ele tomou posse a bolsa só sobe e a Dilma só desce. vamo q.vamo.

Anônimo disse...

Eu tenho margem e vou tirar o disponível porque com a cobrança da parcela não tenho como pagar as contas mas cheguei a conclusão que tenho que sair fora desse inferno que é o ES.Esse empréstimo virou complemento de renda e cada vez que aumenta o valor diminui ainda mais a renda.É uma bola de neve.Por isso acho que a salvação é a ação dos 30% que não tem nada de imoral pois é legal.Com a redução dos débitos poderei viver sem ES e Cooperforte e com mais sossego sm ess desespero que ficar implorando migalhas.

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.

PÁGINA VIRADA!

É a realidade, meus amigos: o ES é página virada, por ora.
Inclusive, os que não fomos contemplados, mas ninguém foi jogado num precipício.
Vivemos na civilização, onde, quem errou, merece, ao menos, um julgamento justo que respeite a dignidade humana, o mínimo existencial, como já li.
Sempre, com todo o respeito à divergência, mas o recurso judicial é a adequação, independentemente, do retorno à vida laborativa e de recursos familiares ou comunitários que são incertos ou provisórios.
Meus amigos, creio que devamos colaborar com os administradores dos blogs, com o silêncio, sobre o ES, por ora, pelo menos.
Finalizando: ótima colocação, colega:(15:06h).

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Mas Jesus disse à mulher: 'Sua fé salvou você. Vá em paz."
Lc 7,36-50
(22 de julho: memória de Santa Maria Madalena)

Anônimo disse...

Juarez Barbosa disse... um monte de conselhos... os mesmos que a PREVI apregoa... Educação Financeira.
SERÁ REMORSO pelos roubos cometidos pelo BB, Diretores do BB e Diretores da PREVI, legislando ILEGALMENTE Aposentadorias de R$45.000,00...81.000,00?

e EU pergunto: JUAREZ BARBOSA, você é dessa turma de PTralhas?

Você tem algum remorso?
Você tem coragem de dizer quanto ganha da Previ?
Meu beneficio: R$8.765,00 + INSS

E VOCÊ?

É muito estranho que SOH UM blogueiro venha com lições de moral.

Por favor me responda.
Você trabalhou na PREVI?

Marcelino Maus
F6752890

Anônimo disse...

Juarez Barbosa é um ectoplasma.
Ele nunca foi funcionário do Banco
e sim é o procurador do irmão
inválido e usa o número de
matrícula dele para se apresentar
como funcionário. Chegou a usar a
matrícula falsa para entrar com
uma ação contra o Banco.
Deve ser louco de pedra.

Juarez Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.