MISSÃO DE AVÓS

domingo, 27 de julho de 2014

Ontem, dia 26 de julho, se comemorou o dia da avó ou dos avós.  Existem controvérsias a respeito. Uns acham que é só da vovó, outros acham que são dos avós. Não importa. O importante é a lembrança dessa figura importante na vida familiar.

Por isso, antes de mais nada, quero aqui cumprimentar a todos os avôs e avós do blog pela data, na certeza de que todos merecem o carinho, o sentimento, a afeição e um grande abraço pela missão que exercem.

Se os netos são os filhos com açúcar os avós são os pais ao quadrado, o que significa que são duas vezes pai e duas vezes mãe.

Na vida moderna chegou-se a questionar o valor dos avós.  A imagem deles ficou associada apenas a de velhinhos que apenas dão presentes, brincam ou até deseducam os netos.  Mas todos sabemos que não é assim que funciona.  Atualmente cabe aos avós cuidar ou ajudar a cuidar da educação, da saúde, da segurança, e até da parte financeira. As vezes com muito sacrifício pessoal.

Sei de vários casos de colegas aposentados que são avós e se sacrificam para pagar escolas ou faculdades para os netos, auxiliar no tratamento dentário, comprar livros ou equipamentos, transportar, acompanhar em locais perigosos, e assim por diante.

Existem algumas coincidências interessantes comigo e esse dia da avó, data da comemoração de Sant'Ana, mãe de Maria.  Nasci em Uruguaiana, cidade da qual Sant'Ana é padroeira. Lá tem a Catedral de Santana e eu estudei no Colégio Sant'Ana dos Irmãos Maristas.

Por outro lado, meu avô, Jose Bernardo de Medeiros Junior, nasceu em Caicó, onde acontece uma grande festa para Santana, para onde acorrem milhares de pessoas todos os anos. Lá também Santana é a padroeira da cidade.

E no dia 26 de julho, dia de Santana,  nasceu uma das minhas netas queridas, a Luíza, que ontem comemorou 17 anos. Uma bonita guria, simpática, boa, carinhosa, alegre, às voltas com o preparo do vestibular, pretende seguir Direito, carreira do avô, está namorando firme, torço pela felicidade dela e pelo seu futuro.

Então meu desejo é de que todos os avós compartilhem os votos de saúde, paz e amor que devem vigorar em data tão significativa como essa, pois a alegria da vida é compartilhar, não é mesmo ?  Sozinho a gente não curte nada.  Nem os netos.  Portanto, gente, parabéns a vocês, avós, do fundo do coração. Um bom domingo !

15 comentários:

Anônimo disse...

Parabens a todos os avós. A missão deles hoje é fundamental para a familia. Obrigado pela lembrança, dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Parabens para nós todos e parabens também pelo aniversário da neta.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, antes de tudo quero esclarecer que ajudei a eleger a chapa 3, e é por isso que me acho no direito de de pedir algumas explicações. Desde que tomaram posse, os eleitos da chapa 3 só têm olhos para esse ES. Esqueceram da Resolução 26, do fim do BET, da destinação dos superávits, do teto dos ¨altos salários¨, da reforma do estatuto, e o mais importante, a "melhoria dos benefícios". A Previ já impôs as regras sobre esse famigerado empréstimo. Será que mesmo assim vamos presenciar os eleitos cozinhar esse ES até as próximas eleições? O Sr. não acha que eles devem trabalhar, também, pelos que estão sabendo, ainda, conviver com esse ES, mas que precisam de melhorias nos seus benefícios para não irem ao fundo do poço?

Marco Antonio disse...

Caríssimo Medeiros,
Inicialmente parabenizo-o pelo dia dos avós (categoria também na qual orgulhosamente me enquadro) e também pelo aniversário da neta. Já se disse algures, com muita propriedade, que os netos são as sobremesas da vida! Agradeço-lhe pela atenção dedicada à minha postagem anterior, acerca da possibilidade de pormos em pauta, para votação, assuntos de nosso interesse, acrescentando que desconhecia que a figura do corpo social havia sido substituída pelo Conselho Deliberativo. Sendo árduo o tema, como você mesmo esclarece em sua gentil resposta, aguardamos sua postagem específica lá referida para que, com seu habitual didatismo, nos oriente sobre as alternativas que nos restam para propormos modificações estatutárias que venham de encontro aos nossos interesses.

Medeiros disse...

Acho , colega anônimo, que para esse tipo de cobrança o certo e se identificar. Mesmo assim respondo que os demais assuntos estão sendo também tratados, especialmente o teto. Acontece que o blog aborda os temas mais demandados e o ÉS e um deles, talvez o mais demandado do momento.

Marco Antonio Orlando disse...

Medeiros,
Gostaria de utilizar o seu Blog para saber do colega Valdevino Alves Sobrinho, se ele é de Espinosa(MG) e foi Gerente da agencia Côcos (BA)no final da década de 70. Como dizem os baianos, era um cara "porreta".
Também sou um vovô apaixonado pelos meus dois netos, o Lucca, que aparece na foto de minha identificação no Blog e o Enzo, que é Americano/Brasileiro e reside nos EUA com meu filho.
Marco Antonio Orlando

edsomn disse...

Avó: mãe em dose dupla

Seu amor é maior
Sua dor também
Sente tudo em dobro
Amor, sem o qual, não sei viver sem.

Como é bom ter sua proteção
Dos perigos
Das palmadas dos nossos pais
De todo tipo de reclamação
Toda avó possui essa missão.

Sua comida é a mais gostosa
Tem um sabor diferente
Difícil de explicar
Sabor de carinho, de amor
Isso não dá para negar.

É amiga, protetora, conselheira
Educadora, é também MÃE
É inegável o seu valor
Nos ensina a amar
Nos ensina o que é o amor
Nos ensina a trilhar bons caminhos
Com seus bons conselhos
E seus ensinamentos
Como é bom poder contar
Com alguém que tem tanto conhecimento
Conhecimento sobre a vida
Sua experiência precisa ser
Tão valorizada
Nos ajuda a crescer
Nos ajuda a amadurecer
Ame a sua avó
Para tudo isso não se perder.

Nos ajuda a diminuir a dor.


Marlene de Sá Reis

Irecê, BA

Parabéns a todos avós - Edson

mariano branquinho disse...

Parabens a todos avôs e avós desse blog tambem e sua neta. Sds Mariano Branquinho

Anônimo disse...

Faltam 5 meses para o nosso REAJUSTE de Jan/2015.
Vamos esquecer ES, assunto encerrado,tambem não fui comtemplado(?) mas vida que segue....
Contamos com você Medeiros.

Medeiros disse...

Querida Julita,

Meus sinceros pêsames . Acho que não tem dor maior do que uma mãe perder uma filha. Força. Estamos contigo.

Medeiros disse...

Continuo insistindo que continuamos lutando por melhorias no ES sem esquecer as outras frentes, como o teto, as revisões dos benefícios, a cesta, etc.. Aguardem. Um pouco mais de paciência. A luta é contínua e não nos afastará do foco principal.

Roberto Martines 8670089-8 disse...

Dr. Medeiros Realinhamento do plano 1 e auxilio alimentação para os aposentados. E vamos que vamos. Rio Brilhante MS

Cláudio Almeida disse...


Dr.

O ES, após a revisão de 15.07.2014, não resolveu algumas questões.

Uma delas é o fato (real) de que o mutuário tem um saldo devedor de R$ 140.500,00 e sua margem consignável só abriga R$ 133.000,00.

Não pode renovar e está irregular.

Não vão corrigir?

Outro fato, diz respeito à revisão anual, regulamentar, em novembro de cada ano.

Com a revisão de 15.07.2014, em novembro/14 não haverá nova revisão?

Quando, então, será a nova revisão?
Ressalte-se que as revisões buscam apenas a atualização pelo INPC.

São questões que a Diretoria de Seguridade deve resolver e divulgar.

Como o Dr.continua lutando por melhorias no ES, uma revisão mais abrangente e humana, em novembro/14 (talvez antes),véspera do Natal, é a sugestão.

Abraços.

tarcisio augusto bulhoes martins disse...

Dr. Medeiros, boa tarde. parabéns aos VÔS E VÓS; desde já agradecido me incluo. Felicidades hoje e sempre a sua jovem neta. Virando o jogo, hoje no site da previ, resposta a matéria do jornal Correio Brasiliense. É de fazer MORTO GARGALHAR....e PINÓQUIO esconder o NARIZINHO. Tarcísio.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Por falta de margem consignável, também não pude renovar.

Embora tenha sido beneficiado com o prazo, 120 meses, não renovei o meu ES.

Liguei para a Previ, e a resposta que obtive já sabia "Falta de margem".
Continuo sem entender, uma vez que o prazo para mim foi alongado.
Por favor, diga-nos alguma coisa.