RECADO DA PREVIC NO ENCONTRO DE GOVERNANCA

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O segundo e último dia do terceiro Encontro de Governança da Abrapp foi bem melhor do que o primeiro. A estrela certamente era o Dr  Carlos Alberto de Paula, superintendente da Previc.


Entretanto quem apresentou um trabalho super interessante foi o coordenador do escritório regional da Previc em São Paulo, Dr. Petersen Gonçalves, que chamou a atenção para a importância do conselho fiscal  na governança dos fundos de pensão.

Até esse momento só se falava em conselho deliberativo, na diretoria , na auditoria, no compliance, nos controles internos, desdenhando se o conselho fiscal.



O Dr. Petersen demonstrou o valor do conselho fiscal como balisador de uma boa governança, mediante um acompanhamento rigoroso dos negócios e dos investimentos, com emissão de apontamentos e relatórios tempestivos para a prevenção e correção de desvios.

Em certa altura de sua exposição, o Dr. Petersen afirmou categoricamente que as ATAS DO CONSELHO FISCAL  DEVEM SER LEVADAS AO CONHECIMENTO DOS INTERESSADOS. Está inclusive escrito num slide. Vou reproduzir e divulgar.

É aí como é que fica a tal lei da mordaça?  No plenário ninguém se animou a questionar.   É mais um sinal inequívoco de que se caminha para a transparência total com o participante. O CD da Previ já tem o seu canal de divulgação. O conselho fiscal , segundo penso, deve seguir o exemplo e adotar mesmo caminho,  sob pena de descumprir o determinado pela Previc.

O Dr Carlos de Paula traçou um histórico do sistema, chamando atenção para a resolução CGPC 13/2004 e depois apresentou um levantamento sobre os autos de infração lavrados pela Previc. A maioria envolve investimentos anormais, depois vem problemas de governança, na seguinte proporção: 80% investimentos e 20% governanca. A grande maioria é em fundos estatais.

Citou três casos de operações irregulares que causaram acentuado prejuízo em fundos. Eram operações com créditos imobiliários, sem garantias consistentes. Uma delas gerou prejuízo de quinhentos milhões. Também tem operações que envolvem constituição de fundos sem bases sólidas.

O Dr de Paula fez a pergunta:  enquanto se desenrolavam essas operações onde estava o Conselho Fiscal ?  

Anunciou que a Previc vai iniciar uma nova etapa de suas atividades, de maneira a fiscalizar mais os fundos de pensão, procurando resguardar um sistema que é o oitavo maior do mundo, que está sendo atacado ultimamente pela mídia.

Tivemos uma interessante conversa sobre a Previ, que, infelizmente, por ter sido reservada, não posso divulgar. Mas que foi interessante, foi.

Fiz uma manifestação no encontro no painel sobre a responsabilidade dos órgãos estatutarios, conduzido pela famosa Dra. Pagliarini Falei que lá estava no encontro para me atualizar e que tinha constatado que as regras de governança eram tão antigas quanto eu, pois datavam de 14 anos com as leis 108 e 109, e principalmente da CGPC 13 de 2004, de onze anos atrás, quando eu era presidente do conselho fiscal da Previ e fui o primeiro a assinar o então temido relatório de controles internos. Tinha também constatado, assim, que meu livro sobre conselho fiscal, cujos últimos exemplares foram requisitados e estavam sendo vendidos no standard da Abrapp, continuava atual e útil.

Lamentei que nesse período todo de onze anos eu não tivera notícia de nenhuma responsabilização de dirigente ou conselheiro de fundo de pensão por desvio de conduta, sabido de casos escabrosos como o do Postalis e da PETROS. Eu entendia que essa impunidade comprometia o nosso sistema perante a opinião pública e a sociedade, trazendo prejuízo para nossa credibilidade e imagem, sendo um dos fatores que estão travando o crescimento da previdência complementar fechada.

Portanto, dei o meu recado. Estou velho, mas não estou obsoleto.

63 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Peço, na oportunidade, licença para fugir do tema em discussão, que é vital que encontremos uma solução para o nosso futuro.

Eu sou um assistido da Previ pré-1997.

E pergunto, ao doutor ou a quem puder orientar-me, sobre as interrogações abaixo:

É devido o recolhimento de verba sobre o benefício previdenciário do INSS para a PREVI?

Se Sim, qual será o percentual sobre o benefício?

Se Sim, como devo regular o atrasado?

Obrigado, desde já, aos que puderem oferecer a luz de sua inteligência e sabedoria sobre o assunto.

jpc

Rosalina de Souza disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Acho que a Previc, esta "PREVARICANDO", (Crime praticado pelo servidor público, consistente em retardar ou praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal),pois o Conselho Fiscal efetivamente é o órgão de controle interno das fundações,mas quando há um fato isolado, o que não foi o caso, já que o sistema inteiro de previdência complementar esta com problemas de gestão e controle, com muitos recursos podres alocados em seus ativos.

Outra questão pontual é sobre os adiamentos para implantação final das soluções, caso concreto do TETO DE BENEFÍCIOS NA PREVI e os Deficit e Superavit que já deveria ter tido a obrigatoriedade da revisão dos benefícios previdenciários após 3 exercícios seguidos de SUPERAVIT.

O Senhor não envelheceu, pelo contrario suas teses estão oportunamente atualizada, apesar do corpo físico sofrer o desgaste da idade, mas repito em questão de previdência complementar e Conselho Fiscal é um garotinho de 18 anos.

Uma pena que na Previ, infelizmente o Conselho Fiscal é "GENÉRICO" da Previc.

A PREVIC PARA MIM É APENAS CABIDE DE EMPREGO E FONTE DE ARRECADAÇÃO.

Saudações Cordiais

Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Medeiros disse...

Rosalina,

Muito boas essas tuas colocações sobre Previc e conselho fiscal. Muito boas mesmo.

Na realidade, estou velho, mas ainda não obsoleto nem inativo. Faço forca.

Blog do Ed disse...

Dr. Medeiros
Parabéns pela direção que está dando a este blog: fortalecer administração responsável e comprometida com os benefícios previdenciários na PREVI.
Acho que é óbvio que o CF tem papel crucial para eficiente administração das EFPC, tanto para corrigir as deficiências como para preveni-las. Acho que tal papel não vem sendo bem exercido na PREVI e, suspeito, por interesses pessoais e até deficiência profissional.
Como a colega Rosalina, tenho a impressão de que também a fiscalização da PREVIC deixa a desejar neste quesito de promoção de eficiência e consecução de competente administração das EFPC.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caro Colega,
Conseguiste alguma informação da obrigatoriedade de consulta a Previc, sobre alterações sobre o ES?
Precisamos enquadrar o Marcel.
Julio Cesar Magalhaes - 6.015.178-1- de Sao Paulo(SP)

Medeiros disse...

Sexta feira informarei sobre o assunto ES CAPEC, conforme já mencionado aqui no blog.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O doutor reparou na foto que o ex dietor Sasseron está lhe encarando ? Que medo !

Anônimo disse...

Infelizmente foi suspensa mais uma vez a vinda do Pizzolato. Agora ficou para o dia 22 de setembro. A Italia quer uma prisão de luxo para ele.

Anônimo disse...

Muito boa a sua postagem sobre o encontro de Governanca e a colocação de que as atas do conselho fiscal devem ser do conhecimento dos participantes.

Ruben

Anônimo disse...

Espero que o doutor tenha melhorado do choque térmico para poder poarticipar em boas condições da reunião do CD na sexta feira no Rio. A hipotermia é desagradável. Se cuide bem.

Josefa - MG

Adaí Rosembak disse...

Amigo Medeiros,

Deixe-me dar um recado para quem lê seu blog:

NÃO DEIXEM DE LER O LIVRO "NO OLHO DO FURACÃO", O CONSELHO FISCAL NAS EMPRESAS E NOS FUNDOS DE PENSÃO, DE AUTORIA DO DR. JOSÉ BERNARDO DE MEDEIROS NETO.

É uma obra fenomenal que já li duas vezes. Recomendem para seus amigos, associações, empresários, universidades, etc.
Para encomendar mandem um e-mail para a AFABB-RS.

Um abração em todos

Medeiros disse...

Caro Adaí,

Você se,pre generoso comigo. Seu post de hoje está muito bom. Você está imprimindo bastante dinamismo ao teu blog. Continue.

Anônimo disse...



Dr. Medeiros precisamos desmascarar esses desmandos na Previ
era dada como certa a chegada do Pizzolato e o Conselho de Estado
da Itália decide suspender a extradição de Pizzolato, penso que enfraquece
nossas lutas por uma Previ mais justa quando não conseguimos argumentos
de erros nas administrações passada, na Previ, Mpas e Governo do BRASIL.
É QUESTÃO DE TEMPO?

Anônimo disse...

Acho tímida a atuação da PREVIC, eis que, somente agora, espero que não fique no âmbito dos recados e da retórica, acena por maior rigor no exercício de sua atribuição, reconhecendo, assim, que, até então, adotava uma política de fiscalização frouxa. Apesar do evento "Encontro de Governança" no âmbito dos Fundos de Pensão, e, não particularmente a governança na PREVI, assuntos nevrálgicos deveriam ter vindo à baila, ou talvez vieram de forma reservada, eis que afrontam a boa prática de governança, tais como: Sem Teto (desde 2008), Bônus 500mil (retroativo a 2001), remuneração variável, RS 26/2008, TAC, BET, volta das contribuições, iminente fim da reserva de contingência, que nos remete ao equacionamento do déficit, etc. Sinceramente, as normas legais já existem e estão aí para serem de fato observadas, e, do jeito que está, se resumem em Blá,Blá, Blá...Agora a PREVIC puxa a orelha do Conselho Fiscal dos Fundos, mas não olha para o próprio umbigo. Que o diga o POSTALIS, PETROS, FUNCEF, que já amargam déficits em decorrência da malversações de seus patrimônios, ao sabor da conivência da PREVIC, órgão fiscalizador, com poderes para decretar intervenções, que, só da PREVI, arrecada 6 milhões/ano. Desculpe-me, mas tantos eventos, que demandam logísticas onerosas, e, na prática, com resultados tão pífios.

Medeiros disse...

Falei isso no encontro. Que a Previc não deveria se isentar de culpa pela falta de fiscalização atirando toda a responsabilidade no conselho fiscal.

Anônimo disse...

A estratégia do Henrique Pizzolato é simples. Na Itália, ninguém pode ficar preso preventivamente por mais de 18 meses. E ele já está preso há pouco mais de 1 ano. Assim, os recursos são meramente para retardar a decisão final. Se o prazo dos 18 meses vencer e o recurso não tiver sido julgado, ele é posto em liberdade.
E além desse ultimo recurso na Itália, ele ainda pode apelar para a Corte Europeia de Direitos Humanos.
Ou seja, esse aí não volta não.

Anônimo disse...

previc eh raposa tomando conta do rebanho.na minha opiniao, num pais corrupto como o Brasil, previdencia complementar nao pode mesmo prosperar,estamos ficando com as migalhas e enriquecendo poderosos.

Anônimo disse...

está tão ruim a situação na previ que as reuniões de diretoria sempre tem uma benesse para a diretoria , pq gastar em viagens internacionais sem nenhum retorno ? me desculpe a sinceridade mais ninguem quer tomar providência nenhuma , só somos muito bem municiados de noticias.

Anônimo disse...

Dr Medeiros e as pensionista que não tem Capec, como ficam com o ES?

Angelo Donga disse...

Independentemente da posição da PREVIC acerca da importância dos Conselhos Fiscais na governança dos fundos de pensão, tenho observado um movimento (que tem na mencionada autarquia um dos seus agentes mais atuantes), no sentido de tentar desviar a responsabilidade de quem realmente a detém.

Não há como negar, por exemplo, que o déficit bilionário do Postalis tem o Governo como o principal responsável.

E porque o Governo é o grande responsável?

a) Porque o Governo, representado pela Secretaria do Tesouro Nacional, determinou que os Correios interrompessem o pagamento da RTSA, parcela esta que foi declaradamente assumida pela patrocinadora no acordo feito com os participantes para saldamento do Plano BD em 2007, o que causou um incremento no déficit atuarial de aproximadamente R$ 1,1 bilhão;

b) Porque o Governo, representado pela ECT, indicou os membros da Diretoria Executiva responsáveis por uma gestão temerária e fraudulenta do patrimônio do Postalis, conforme cabalmente demonstrado nos relatórios 12 e 13 da própria PREVIC, o que causou um déficit financeiro de aproximadamente R$ 3,5 bilhões;

c) Porque o Governo, representado pela PREVIC, em que pese todos os sinais de alerta emitidos pela imprensa, pelas entidades representativas dos participantes e pelas próprias ações de fiscalização realizadas anteriormente pela mencionada Superintendência, não atuou de forma efetiva e tempestiva, o que permitiu a formação de um déficit global de R$ 5,6 bilhões.

Em termos concretos, o Governo:

a) rompeu unilateralmente o contrato firmado com os participantes para saldamento do Plano BD;

b) colocou gestores desonestos para cuidar da aposentadoria dos trabalhadores ativos e inativos dos Correios; e

c) falhou no dever de fiscalizar, ou fez "vistas grossas" para tudo o que estava acontecendo no Postalis.

Em determinado momento de sua apresentação (de acordo com a publicação abaixo), o Superintendente da PREVIC indaga aos presentes:

- "enquanto se desenrolavam essas operações onde estava o Conselho Fiscal?"

A pergunta procede, senhor superintendente, mas permita-me indagar se V.Sa. já se fez a seguinte pergunta:

- enquanto se desenrolavam essas operações onde estava o PREVIC?

Sabemos, por exemplo, onde estava a PREVIC em 2012. Estava no Postalis e lá teve a oportunidade de se deparar com um quadro, já naquele momento, absolutamente caótico na gestão dos ativos do fundo.

E o que fez?

Tratou as inúmeras irregularidades como se fossem casos isolados uns dos outros (autuando e penalizando um e outro aqui e acolá), e não como um conjunto de elementos que já exigiria naquele momento uma atitude mais drástica daquela autarquia. A riqueza de elementos levantados pela fiscalização da PREVIC de 2012 no Postalis era tal que nem se podia mais falar em riscos, mas sim em certezas.

E quais foram as ações preventivas e corretivas da PREVIC para reverter o quadro?

Eu desconheço.

Segundo se divulga por aí, o sistema de previdência complementar fechada atingiu em 2014 um déficit acumulado da ordem de R$ 50 bilhões. Déficit que vem crescendo vertiginosamente ano a ano.

Não sei se a PREVIC finalmente acordou ou se caiu da cama... mas, ao que parece, ainda não teve tempo de ir ao banheiro se olhar no espelho e cuidar da higiene pessoal.

Vão desculpando aí...

Angelo Donga
Conselheiro Fiscal do Postalis

Anônimo disse...

A Previc so leva o dinheiro dos participantes dos fundos, na hora de fiscalizar os roubos fecha os olhos a mando do governo.
Quando e para auxiliar os donos do patrimônio da previ ela não autoriza alegando estar fora do estatuto e mais bla bla bla.
Aguardem as mas noticias.....

fernando disse...

Medeiros, acho como a maioria, a PREVIC no momento que se abstém de se pronunciar sobre os balanços dos fundos, ela está automaticamente AVALIZANDO os conselhos fiscais dos fundos da previdencia. Afinal, ela não foi criada para FISCALIZAR e NORMATIZAR ?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,


Infelizmente a PREVIC foi constituída para arrecadar dinheiro, facilitar a investida do governo e de políticos aliados ao governo na utilização dos bilhões dos fundos de pensões e abrigar petistas em seu corpo funcional e não são observados os objetivos que é fiscalizar a atuação dos fundos de pensões. Se não há fiscalização abre-se as portas da corrupção.

Nunca fiscalizou nenhum fundo de pensão, aceitou passivamente a Resolução 26, a remuneração indevida dos diretores e outras vantagens mais. Fechou os olhos e deixou correr frouxo a corrupção nos fundos e vem culpar agora o Conselho Fiscal de cada fundo. É muita cara de pau.

Outra coisa que pesa muito é que normalmente os diretores eleitos, em sua ampla maioria, são sindicalistas ligados ao PT.

Aqueles que não são do PT se adaptam rapidamente a nova ordem e são contemplados, além do alto salário na PREVI, com a remuneração de conselheiros dos Conselhos da Administração das empresas onde a PREVI tem assento.

Poucos agem como o Dr. Medeiros. Ah, se tivéssemos muitos Medeiros as coisas poderiam ser diferentes.

Boa sorte a todos.





É uma vergonha.

Anônimo disse...


EM RESPOSTA AO Anônimo, CFE SUA MSG ABAIXO;

Infelizmente foi suspensa mais uma vez a vinda do Pizzolato. Agora ficou para o dia 22 de setembro. A Italia quer uma prisão de luxo para ele.

DE 24 de junho de 2015 16:34

A Solução para o Dr. Pizzolato ficar preso no Brasil é mandar ele direto
para Costa do Sauípe Ba.

Medeiros disse...

Acabo de chegar ao Rio. Está um frio danado. Os cariocas estão batendo queixo. As praias estão vazias. Entretanto no Mourisco o clima está quente. Na verdade, a Casa está pegando fogo. Vou me preparar. Que coisa !

Anônimo disse...

Excelente os depoimentos do Conselheiro Fiscal do Postalis, Angelo Donga (25/7/2015 as 8:59). Nota-se que está "por dentro" dos planos do Postalis e sabe reclamar veementemente.
Que lástima que os nossos Conselheiros Fiscais não acompanham o raciocínio do Angelo Donga, e nem leram o livro "NO OLHO DO FURACÃO"- O Conselho Fiscal nas Empresas e nos Fundos de Pensão - ( Dr. Medeiros) da AFABB-RS.

(Ainda ha tempo! A PREVIC tá exigindo mais dos Fiscais, pois está fugindo das responsabilidades.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Poderia convidar a Senadora Ana Amélia para fazer uma visitinha no Mourisco juntamente com a sua pessoa. É claro que isso geraria um incômodo geral nos mal intencionados com o nosso fundo ( no bom sentido ).

Valeu xará

Zé Furtado

Anônimo disse...

Meu caríssimo Dr. Medeiros, os casos do Postalis e Petros são emblemáticos. Mas alguém acredita, em são consciência, que coisa semelhante nunca aconteceu na Previ. Santa inocência.

Jair Mário Bork disse...

Ao anônimo das 10:23 do dia 24.06.15.
Talvez eu não tenha entendido tua dúvida sobre se é devido recolhimento sobre benefício previdenciário do INSS para a PREVI.
Pelo estatuto da PREVI, no caso dos aposentados, é devido o recolhimento de 4,8% apenas sobre a complementação do benefício, ficando de fora, portanto, o benefício recebido do INSS.
Se tua dúvida não era essa, valeu minha intenção de ajudar, OK?

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

O produto ES-Previ foi muito bem esmiuçado no blog do Ari pelo colega João Rossi. Aproveitando o gancho postei lá um comentário envolvendo as eleições Previ do ano que vem, mais especificamente sobre a cadeira de seguridade que ficará vaga. Tendo em vista que “envolvi”, de forma bem singela, o seu nome no meu comentário, estou reproduzindo abaixo exatamente tudo que escrevi no blog do Ari.
“Todos os informes elencados acerca do produto ES-Previ nos permitem inferir o quão importante é a diretoria de seguridade para nós associados. O momento é super oportuno para se fazer, mais uma vez, um chamamento a todos os internautas que se interessam pelos assuntos inerentes ao “PB-1” de que temos que começar a pensar em alternativas para 2016 quando da vacância do posto de diretor de seguridade. Não é sem motivos que um ex-titular da referida área já começa a se assanhar aqui na grande rede, ao “melhor” estilo petista. Inconformado e irado com a derrota de 2014 está fabricando boatos com o único objetivo de denegrir a imagem de um membro da atual diretoria, que venceu a chapa da “cumpanheirada” nas eleições do ano passado. Começa a mostrar a cara, quem sabe, já mirando as eleições de 2016. Sempre ouvi dizer que só a internet não é suficiente para vencer um certame na Previ. Penso que essa máxima foi definitivamente derrubada a partir do resultado das eleições de 2014. A cada dia que passa mais e mais colegas começam a frequentar a grande rede, se interessando, participando e opinando sobre os diversos assuntos, aberrações e injustiças que hoje nos preocupam. Acho que estamos ainda muito devagar no que concerne às eleições Previ do ano que vem. Podemos e devemos nos aprofundar cada vez mais e pensar em nomes que poderão concorrer ao cargo de diretor de seguridade em 2016. Desde já cito o colega Medeiros que, caso aceite, reuniria experiência, conhecimento e credibilidade mais do que suficientes para ocupar o cargo”.

Medeiros disse...

Excelente o depoimento mesmo do Ângelo Donga aqui no blog hoje. Deve ser lido por todos. Em falar domPostalis eu estou numa foto na Isto É desta semana na frente da turma do Postalis pedindo a CPI dos fundos de pensão. A reportagem fala que o Renan ficou com trinta milhões de propina. Leiam e vejam.

Anônimo disse...

É mesmo, acabo de conferir. O Medeirao está na Isto É, de bandana e tudo. Eta cara porreta. , Vamos que vamos .Eles devem estar se mordendo de raiva. Te cuida guerreiro.

Ruben

Anônimo disse...

Também acabei de ver o Dr Medeiros na Isto É.

Anônimo disse...

Em vista dos pedidos do ES 180x180:
ES PREVI - Simulações na HP12:

A-Valor: 145.000.00 (simulação no site da Previ)
B-Prazo: 120
C-Pma: 1.950,00 = 1,34% de A (*)
D-Taxa: 0,8860% a.m. (**)

A-Valor: 160.000,00
B-Prazo: 144
C-Pma: 1.954,00 = 1,22% de A
D-Taxa: 0,8860% a.m. (**)

A-Valor: 170.000,00
B-Prazo: 144
C-Pma: 2.076,00 = 1,22% de A
D-Taxa: 0,8860% a.m. (**)

A-Valor: 180.000,00
B-Prazo: 180
C-Pma: 1.987,00 = 1,10% de A
D-Taxa: 0,8860% a.m. (**)

(*) não considera variações do INPC.

Observa-se que prazos elevados reduzem o percentual
De amortização (com aumento constante do Saldo devedor).

180 X 180 é inviável.

MELHOR OPÇÃO:
1) 160.000,00 x 144 em JULHO 2015
2) 170.000,00 x 144 em JANEIRO 2016.
Elevação de 5% a cada semestre.
A MC 30% regulará VALOR x PRAZO.

Anônimo disse...

Ô Seu Doutor Medeiros,

Tem jeito de postar fotos das gatas da Previ? É para tirar a impressão que lá só tem coisa feia...
Quebra essa castanha pro véi?

Anônimo disse...

William Bento ataca novamente via email.
Ele e tao bonzinho.......

Anônimo disse...

Mestre Medeiros, já é sexta-feira. Não esqueça da postagem sobre o empréstimo simples.

Mariano Branquinho disse...

Vamos que vamos, com Dr. Medeiros, nosso futuro Diretor de Seguridade. Abs. Mariano Branquinho - João Pessoa PB

Roberto Martines 8670089-8 disse...

Dr. Medeiros porque o sr. não perguntou se o conselho fiscal(ou quem fiscaliza) a PREVIC funciona como ela mesma diz. Ai esse conselho poderia dar uma lição para todos os conselhos fiscais dos fundos de pensão demonstrando ali na reunião se possível como anda a PREVIC com tanto dinheiro arrecadado e em que gasta tal arrecadação.

Rio Brilhante - MS

ricardo albuquerque disse...

Medeiros, Desculpe se for impertinência. Aproveitando sua passagem pelo rj faça gestões junto as cabeças coroadas do nosso fundo e tente um adiantamento de uns 5%, para futura compensação no próximo aumento. Justificativas: a) o levi já percebeu que a dose cavalar já é demais, assim sendo qq importância que entre na roda viva já é uma melhora no cenário econômico; b) uma providência dessas agradaria muito a dona dilma e ao senhor levi; c) o que os atuais ocupantes dos cargos querem é agradar em cima; d) o pb1 pode. Desulpe algo errado dessas idéias. Ricardo o.c.de Albuquerque escrito sem revisar.

ADEMAR disse...

Também apoio e desejo o Sr. Medeiros para Diretor de Seguridade. Não acredito que o sr. vá nos trair.

Anônimo disse...

Estão se lixando para a opinião pública.
Quando as instituições estão moralmente falidas, o oba-oba é geral, podendo ser comparado a uma infecção generalizada que leva o enfermo,digo, o povo a óbito, e, pelo visto, a PREVI está acometida pelo mesmo vírus, tbém.

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,camara-de-sp-quer-mais-660-assessores-,1713763

Anônimo disse...

Que suspense sr Medeiros, e a noticia do ES Capec prometida para hoje?
E uma agonia! Vou enfartar, vai sobrar mais para o bb.

Jair Mário Bork disse...

Apoio a sugestão do Ricardo Albuquerque e acho plenamente possível, considerando que as aplicações da PREVI, seja em renda fixa ou variável, já renderam nesse semestre mais do que 5%. O adiantamento sugerido, além de beneficiar a todos os aposentados e pensionistas, também impactaria favoravelmente na CASSI.Que tal, colega Medeiros, abraçar essa bandeira?

Anônimo disse...

Dr.

Acho que o blog do Zanella tá com vírus.

Quando posto uma mensagem aparece Not Founf Error 404

Seria bom avisá-lo. Quem incomoda os grandões é fo...

Anônimo disse...

Respeitando a todos, entretanto vale lembrar que em 2002 quando o PT ganhou as eleições a 1º coisa que aconteceu foi distribuir sindicalistas e simpatizantes em todas esferas do serviço público. Querer mudanças radicais no Governo elegendo Dilma Presidente é o mesmo que enxugar gelo. Os 2 mandatos de Governo do Lula gastou se muito e não se sabe para onde foi o dinheiro ninguém perguntou e inteligentemente colocaram a Dilma para dar continuidade, ocorre que os cofre estão vazios, muita gente não percebe fomos entregues aos banqueiros, as cooperativas, aposentados a suas associações, sem contar os agiotas. As empresas não vão ficar aqui no Brasil esperando o que vai acontecer fecham as portas e vão embora são muitos impostos e o povo há muito tempo está com a corda no pescoço. Então meus queridos irmãos como eu endividados acreditamos mais uma vez como acreditamos no passado na equiparação com o banco central e muitos colegas acreditaram na cesta alimentação e agora estão devolvendo.
A Solução seria aposentado não pagar mais a contribuição previ, a volta da margem consignável em 30% e o fim da parcela previ. Sem mexer na CAPEC claro!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Com a sua permissão, peço-lhe a gentileza de publicar, se possível, um agradecimento ao Jair Mário Bork pela resposta postada em 17.04.

Valeu Jair!

Obrigado ao medeiros e ao Jair.

james

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,


Socorro!!!
Ganho R$ 1.600,00 de benefício da previ, pagava um pouco mais de 360 reais de prestação do ES de 27 mil reais que tenho de saldo devedor, hoje recebo o meu espelho informando 450, reais de prestação!!!
Estou temendo não receber mais o meu benefício. Estou temendo ele sumir só no pagamento da prestação do ES. O que é isso?
Ajude!
5194932-6


Obrigado.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros


Alguma notícia do ES Capec?


Obrigado

Anônimo disse...



Dr. Medeiros,

Peço a sua gentileza de, se possível, publicar uma dúvida que tenho sobre se há contribuição para o INSS em benefício pago pela PREVI.

Na Folha Individual de Pagamento não há lançamento para o INSS.

Eu sou um assistido da Previ pré-1997.

Registro abaixo as verbas inseridas da FIP. Não há lançamento de débito do INSS. E não há lançamento a débito em conta-corrente sobre a referida verba.

Então PERGUNTO ao Doutor ou a quem possa ORIENTAR-me se os lançamentos na FIP estão corretos ou não?

Verba Nome Competência Valor
P300 PREVI BENEFICIO 06/2015 4.529,72
C751 CAPEC 06/2015
C767 CASSI-PARTICIPACOES 06/2015
C769 CASSI CO-PARTICIPAÇÃO LIMITADA 06/2015
C800 PREVI CONT PESSOAL MENSAL 06/2015
C820 CASSI CONTR. PESSOAL 135,89-
CP75 IMPOSTO RENDA FONTE S/ PREVI 06/2015
BP07 BASE CALCULO LIQ IRRF PREVI
B823 BASE CASSI

Para a CASSI sempre há um lançamento a débito em conta corrente.

Jair Mário Bork, obrigado pela sua postagem, porém no quadro acima talvez se entenda melhor as minhas dúvidas acima referenciadas.

Obrigado.
jpc


Anônimo disse...



Medeiros,

Vergonha é o que está acontecendo na Previ com essas baixarias.
Isto é o que dá se omitir nas eleições e não analisar o histórico
dos escolhidos. Certamente temos muita gente boa e competente para
colocar lá, mas até agora não temos sido felizes. Enquanto isso
o Patrocinador agradece. Estamos sem o Bet, sem empréstimo simples,
contribuições de volta. Ou seja, sem perspectivas. Para a nobreza os
bônus milionários. É revoltante!

Anônimo disse...

Ao anonimo das 17,47 hs de 26.06.2015, este emprestimo foi tomado quando ?? Porque no anterior o valor da correção seria pelo INPC acumulado nos 12 doze ultimos meses e neste novo as regras mudaram e estão fazendo a correção pelo INPC futuro(calculo que eles fazem para saberem de quanto vai ser o INPC nos proximo 12 meses). Se for assim, mais uma armadilha para os tomadores deste emprestimo.

Anônimo disse...

NÃO TENHO CERTEZA, MAS LEMBRO QUE A PREVI DISSE QUE A PRESTAÇÃO SERIA CALCULADA PELO INPC FUTURO, OU SEJA UMA PREVISÃO QUE ELES FAZEM PARA O INPC, SERIA INTERESSANTE QUE A PREVI INFORMASSE QUAL O PERCENTUAL QUE VAI SER APLICADO OU ESTA APLICANDO PARA QUEM COMPLETOU 12 MESES, PORQUE NO EMPRESTIMO PREVI A PRESTÃÇÃO SERIA REAJUSTA PELO INPC ACUMULADO NOS ULTIMOS 12 MESES E NA ULTIMA MUDANÇA QUE TEVE A PRESTÇÃO VAI SER REAJUSTADA PELO INPC DOS PROXIMOS 12 MESES. SERIA INTERESSANTE O MINISTERIO DA FAZENDA E A PRESIDENTA DA REPUBLICA TEREM CONHECIMENTO DA PREVISÃO FEITA PELA PREVI PARA OS PROXIMOS 12 MESES, ELES VÃO ADORAR.

Anônimo disse...

Caro anônimo 26 de junho de 2015 17:48

Desculpe, mas você está deixando tudo muito mais confuso, pois não colocou os valores das respectivas verbas.

Pergunto:
1. você é aposentado pelo INSS? (acredito que sim, por sua informação inicial)
2. se o for, recebe o benefício do INSS fora da folha da PREVI?
3. se sim, o débito em conta corrente efetuado pela CASSI corresponde a 3% sobre o valor do benefício do INSS?
4. o valor debitado na verba C800 PREVI CONT PESSOAL MENSAL corresponde a 4,8% da verba P300 PREVI BENEFICIO, ou seja, R$ 217,43 (4,8% de R$ 4.529,72)?

O INSS não cobra qualquer contribuição sobre o benefício de aposentadoria que nos paga, e nem sobre complementos a mesmo título pagos pelos diversos fundos de pensão, mas somente sobre eventual proventos recebidos por quem continua trabalhando.

É o que penso (ou então não entendi sua dúvida).

Anônimo disse...

Silencio total sobre o ES Capec.
Não escapa um, todos enganam os aposentados. E triste demais meu DEUS!

Anônimo disse...

Caro Colega,
Estamos precisando de um "garganta profunda", na Previ-(caso Nixon-EUA).Temos que levar ao MP, mas com consistência, provas de que existem altas aposentadorias, para poucos, em detrimento da maioria. Muita gente está se enriquecendo, sob vários artifícios na Fopag. Esse não é o objetivo da nossa Previ.
Fica a sugestão - não precisa de retorno -
Júlio Cesar Magalhães - 6.015.178-1 - de São Paulo(SP)

Anônimo disse...

Cadê a publicação sobre o ES-CAPEC, prometida para ontem, sexta-feira...????

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

Ilustre Doutor Medeiros, ao colega acima(17:39h), afirmo que, também, eu, vi a minha prestação reajustada, neste junho, mas acredito que sejam aqueles reajustes anuais, já previstos em Contrato.
Apenas, estranho o seu valor, porque a minha prestação foi elevada, em cerca de 8%.
O melhor mesmo é escrever, para a Previ.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Diz o Senhor: 'Eu o livrarei, porque a mim se apegou."
Salmo 91,14

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Permita-me publicar uma resposta ao caro anônimo de 27.11.15, 01.11h.

Em resposta as suas perguntas:

1. sim
2. Sim
3. Sim
4. Sim.

A dúvida que existia é se sobre o benefício pago pela PREVI há alguma contribuição para o INSS, visto que estou aposentado e sem trabalhar?

Obrigado pela sua resposta ao dizer que não há contribuição para a PREVI e sim para a CASSI.

jpc



Anônimo disse...

Caro jpc (27 de junho de 2015 11:08)

É sempre motivo de alegria (mesmo nestes tempos difíceis) poder colaborar no sentido de sanar eventuais dúvidas dos colegas.

Acredito que Jair Bork pense da mesma forma.

Tenham todos uma boa semana.

Anônimo disse...

Ao colega Fernando Lamas, a prestação para quem tomou o emprestimo antes de 21.01.2015 será reajustada pelo INPC acumulado nos 12 meses, conforme art 23 do regulamento da PREVI A SABER: Art. 23 - As prestações mensais serão corrigidas anualmente, no mês de aniversário do
empréstimo, pelo mesmo índice de atualização do saldo devedor acumulado nos doze
meses anteriores.

Anônimo disse...

O grande problema do EMPRESTIMO SIMPLES é o modelo que esgotou-se com a cobrança de juros, correção monetaria, fqm, pois sabemos que no modelo do emprestimo consignado utilizado pelo governo a prestação é fixa e o dinheiro não é nosso. No ES DA PREVI, a prestação não é fixa o que impede a redução do comprometimento da prestação pois depois de 12 meses tem aumento anual até o fim do contrato e caso exista saldo devedor terá que ser liquidado pelo devedor. Que emprestimo é esse onde o associado que é dono do capital da PREVI é penalizado por estas normas feitas em gabinetes de diretorias e definidas que estão prejudicando todos os tomadores do EMPRESTIMO COMPLICADO.

Anônimo disse...

Pergunto aos senhores advogados que acessam o blog do Dr. Medeiros que se é legal cobrar juros só depois da atualização monetaria do saldo devedor do ES ? Vejamos como a PREVI SE MANIFESTA SOBRE A COBRANÇA: Taxa de juros: taxa nominal de 5,00% a.a., após a atualização monetária dos saldos devedores. A cobrança é feita mensalmente;