SEMANA INTERESSANTE

domingo, 21 de junho de 2015

Amanha se inicia uma semana interessante para nós.


Os números da CASSI começam a ser conhecidos e digeridos em Brasília. Os atuarios e consultores entram em ação. Nossos negociadores acompanham de perto.

Eu estou indo para São Paulo para participar do 3 Encontro  de Governança promovido pela Abrapp. A palestra magna será de Rene Sanda, ex diretor da Previ.  Num dos painéis estarão Sergio Rosa e Sasseron, este como vice presidente da Anapar, substituindo a presidente na última hora. Volto na terça. O que me interessa mesmo nesse seminario é a palestra do superintendente da Previc no final. Tenho um papo importante com ele.

Na quinta feira parto para o Rio a fim de participar da reunião mensal do Conselho Deliberativo da Previ, que acontecerá na sexta. Acabo de mudar meu voo de retorno. A agenda é grande e complexa, a reunião vai até tarde.  O clima está pesado por conta do tal do relatório e de outras coisitas.Uma das mudanças ocorridas no CD é esta. Anteriormente as reuniões aconteciam só na parte da manhã. Tudo se resolvia rapidamente, sem muito debate. Isso mudou com a chegada nossa no CD. Mudancas e melhorias começam a ocorrer também na área administrativa. Alguns feudos estão começando a cair. Exemplo: a Ccoopersysten, que ocupava parte do segundo andar do Mourisco. Daí , quem sabe, a gritaria e a cortina de fumaça.

Lamento não permanecer na segunda em Porto Alegre para me encontrar com a senadora Ana Amélia, que vem acompanhando a Ministra da Agricultura.  Temos que conversar sobre a CPI. Sexta o Gabinete dela me informou que o impasse está em que a situação até agora não indicou os membros. A oposição já se manifestou há tempo.

Com a notícia de que Renan teria recebido trinta milhões do Postalis e da Petros vai ficar ainda mais complicado a implantação da CPI.  Temos que insistir e pressionar. O Governo não quer, a Abrapp não quer, a Contraf Cut não quer. Só isso já é suficiente para a gente desconfiar e querer.

A Policia Federal está encurtando as rédeas com relação as empreiteiras, construtoras e incorporadoras. Começa a chegar perto da fonte. Esquenta PF !  Esquenta ! A rejeição do Governo é alarmante e Lula declara que ele, a presidente Dilma e o PT estão no volume morto. Que coisa !

Por último, uma informação super importante. O  tradicional Encontro de Camboriu das AFABB do  Sul acontecerá no dia 17 de julho e contará com a presença dos presidentes da Previ e da CASSI. Participe você tambem. Vai valer a pena. Agende se. A hora é agora.

Vamos que vamos !

26 comentários:

Adaí Rosembak disse...

Caro Amigo Medeiros,

Você é realmente uma pessoa cheia de energia.
Está em todas.
Tenha sucesso em suas iniciativas.

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

o japones nao deve mostrar somente a cara, tem q mostrar serviço.se ele eh "moço" os aposentados da PREVI nao sao, o tempo urge...............

Mariano Branquinho disse...

Dr . Medeiros, procure saber do japonês, se vão mudar a regra dos juros do ES atual.

Quando sairá o ES-CAPEC, com juros menos devoradores.

Dsejo-lhe, bom congresso e boa reunião e vamos lutar pela CPI dos fundos.Abs. Mariano Branquinho

Anônimo disse...

aro Colega,
Se houver tempo, indague ao Super da Previc sobre a necessidade de consulta da Previ s/o ES/Capec.
Júlio Cesar Magalhaes - 6.015.178-1, de sao paulo(SP)

Anônimo disse...

Viram na revista veja a dívida da União com o BB e a Caixa para 2015? As pedaladas continuam em 2015.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Voltando ao assunto da formula de aposentadoria 85/95.

Publicado na Folha de São Paulo.


"Especialistas em previdência acreditam que aqueles que fizeram pedido para se aposentar às vésperas de o governo editar novas regras na última quinta (18) podem recorrer à Justiça para ter o mesmo benefício da fórmula 85/95.

"Se o tempo de contribuição somado à idade deu 85 para uma mulher ou 95 para um homem que fez o pedido um dia antes de o governo editar a regra, por exemplo, essa pessoa certamente irá à Justiça para tentar se beneficiar da medida", diz o professor Theodoro Agostinho, da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras). "Se a Justiça vai conceder, é outra história."

Ainda segundo ele, se a pessoa agendou a ida ao INSS para dar entrada ao pedido de aposentadoria, pode cancelar e pedir novo agendamento sob as novas regras.

Marcelo Caetano, economista do Ipea, em análise publicada na Folha, também viu o risco de que quem se aposentou com o fator previdenciário entre final de 1999 e junho de 2015, mas atendeu às condições da 85/95 possa requerer à Justiça a revisão de benefício sob as novas regras.

Para Fabio Giambiagi, especialista em contas públicas, o que pode ocorrer é que as centrais sindicais reivindiquem junto a deputados e senadores que as novas regras editadas na última quinta sejam aplicadas retroativamente para os que já se aposentaram. "Pode ser o próximo cavalo de batalha das centrais", disse".

Anônimo disse...

Medeirão, conversei com um Senador, que é meu amigo, e eles tem uma ideia totalmente distorcida da Previ dos participantes. Sabem por lá que a Previ vai muito bem! E eu disse pra ele que os caras estão subtraindo os nossos benefícios vergonhosamente. Pensionistas passando muitas necessidades e aposentados endividados até a alma. Falei de Vosmicê pra ele e do encontro que teria com a senadora Ana Amélia. Quando for a Brasília avise no blog para agendarmos um encontro, se for do seu interesse!!!

Anônimo disse...

Dr Medeiros, no seu encontro com o superintendente da Previc, peça a aprovação para o ES com o seguro Capec que a Previ submeteu a aprovação da Previc.
Vai resolver a vida de milhares de colegas endividados e sem MC, e o socorro para os mais necessitados que o presidente Gueitiro anunciou

Anônimo disse...

Dr Medeiros; não avise nada no blog não. É perigoso!!! O cara é anônimo.

Anônimo disse...

Referente ao ES acho que a Previc deveria determinar que a Previ faça o que judiciário tem determinado: recalcular todas as parcelas para que a soma não ultrapasse os 30%.

edsomn disse...


Dr. Medeiros uma boa tarde

Peça não a Previc a liberação do ES com seguro Capec cada caso é uma caso sei disso, faço imposto de renda para alguns aposentados, também sou aposentado do bb. Um colega nosso tinha todos seguros na previ também aposentado e em dificuldades financeiras bastantes e me disse o seguinte Edson vou acabar com meu seguro colocarei no minimo possível e eu imediatamente fui contra porque não resolveria o seu problema e meses depois faleceu. A Viúva recebeu r$ 120 mil reais talvez um pouco mais e hoje esta com muitas dificuldades financeiras. Minha gente nós pagamos seguro do atual ES e somos donos da Previ porque que um diretor levar r$ 500.000,00 e nós ficamos chupando dedo, se a vida continua após a morte não sei agora para quem fica continua, pensem nisso! Somos aposentados e continuamos a contribuir no MPAS isso não ocorre, então temos direito a receber o que pagamos e deixar de pagar ou pela nova lei da aposentadoria ter nossos benefícios corrigidos, uma coisa ou outra tem que valer.

Anônimo disse...

Medeiros,

A Coopersystem era uma imoralidade. Terceirizados recebendo MAIS que os próprios funcionários da PREVI.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Permita-me registrar aqui o meu desejo imenso de sair logo esse tal ES-Capec. Tenho dois motivos fortes para esse anseio: primeiro preciso pagar minhas dívidas, e segundo, tirar de vez essa má impressão da pessoa do Gueitiro, presidente da Previ, que ele próprio despertou ao afirmar, já faz mais de um mês, haver estudos em fase avançada sobre àquela modalidade de empréstimo.

Como não posso ir até a porta da Previ para protestar, pois estou a quatro mil quilômetros de lá, o único meio que encontro para reclamar é usando este espaço precioso em seu blog, que o senhor muito gentilmente a todos nos concede.

Obrigdo.

Medeiros disse...

Prezados colegas,

A todos vocês que perguntam sobre o tal do ES CAPEC, informo que sexta feira terei uma notícia oficial sobre o assunto, que darei aqui no blog. Aguardem.

Anônimo disse...

Na minha modesta opinião este emprestimo SIMPLES CAPEC é apenas mais uma tentativa de garantir o recebimento deste valor emprestado pois tornou-se impagavel com o saldo devedor aumentando ao invés de diminuir, uma vez que está atrelado ao INPC que se encontra em alta e não demonstra nenhuma queda tão cedo. Juros de 5% a.a, Fundo de quitação por morte de 1,5% a.a. e esta correção monetaria pos fixada corrigida pela INPC tornou-se uma armadilha financeira que para quem tomou este emprestimo pelo valor maximo em 120 meses não vai ter como pagar pois que o MALDITO SALDO DEVEDOR ESTA AUMENTANDO TODO MES MESMO COM A PRESTAÇÃO SENDO DEBITADA MENSALMENTE. A UNICA SOLUÇÃO SERIA UM EMPRESTIMO PREFIXADO COM PRESTAÇÕES COM CET DE 12% AO ANO.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, eu sei que é difícil satisfazer a todos, mas se for se esse tal de ES CAPEC sair, tem muita gente que vai ficar fora,as PENSIONISTAS, não sei se todas, mais a maioria não tem CAPEC.Por favor Dr Medeiros lute pelo 180x 180.que é mais simples e não deixa ninguém de fora. Se não conseguir aumentar o empréstimo, que pelo menos seja aumentado o prazo para 180, isso ira aumentar nosso liquido, pois vai diminuir bem o valor das parcelas.Outra sugestão seria:Atender os que tem Capec, e os que não tem fazer 180x180, assim ninguém ficaria de fora. Dr. sei que é difícil atender a todos, porém sei que é a sua vontade,pois o sr. é muito verdadeiro, e sei que o seu lema é um por todos , e todos por um.Sie que não gostaria de ver as pensionista de fora. Peço desculpas aos que tem CAPEC. Não estou jogando contra, mas acho que estamos todos no mesmo barco,e temos que lutar por todos, e não por uma parcela de necessitados .Que Deus olhe para nós todos, e que o DR MEDEIROS tenha muito êxito em sua empreitada.

Anônimo disse...

Ilustrado Doutor Medeiros,

POR FAVOR,
LUTE POR UM VALOR MENSAL MAIOR PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, POR FAVOR.
A INFLAÇÃO ESTÁ NOS MATANDO, IGUAL AO QUE ESTÃO FAZENDO conosco OS ADMINISTRADORESD DA PREVI/ BB.
Pelo amor de DEUS.
Acabe com as cobranças judiciais do cesta alimentação pela Santa Virgem Maria.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Dr.Medeiros, tomo a liberdade de pedir a publicação da pergunta que fiz a Diretora de Administração da Previ.

Prezada Diretora Cecília Garcez,
Vou lhe fazer a seguinte pergunta:
Desde a sua posse como Diretora de Administração na Previ, o que mudou para os Aposentados e Pensionistas dos PB-1 e Previ Futuro?.
Após 01 ano de administração, quais foram os acertos e os erros cometidos, pois as promessas até agora, ainda não saiu do papel.
Vocês justificam a pouca ousadia nos outros componentes, sua briga com o Diretor Marcel, atual diretor de seguridade se acentuou após a vitória da extinta chapa 3 Previ Livre, Forte e de Todos.
Continuamos sem liberdade, continuamos com benefícios previdenciários sem recomposição das percas, o índice de reajuste não cobre as nossas despesas que sobem mais que o ganho atrelado ao INPC, e não é de todos, pois apenas os Diretores estão ganhando REMUNERAÇÃO VARIAVEL, ou o Bônus repaginado.
Agora o e-mail que esta circulando com a assinatura do Sasseron, faz menção a consultoria que a Diretoria de Administração contratou para melhorar a gestão na Previ e que um dos focos é a venda dos Empréstimos Simples e Imobiliário para a administração do Banco do Brasil S/A.
Agora até que ponto tem meias verdades só mesmo os dirigentes e Conselheiros que tem cópia do relatório em suas mãos, pois a nós por questão de sigilo e confidencialidade saberemos apenas quando as maldades forem implantadas.
Faz sentido algumas questões pontuais:
a) A folha de Pagamentos da Previ é administrada pelo Banco, a Previ por força do contrato se recusa a fazer leilão da sua folha, alegando que o Patrocinador é absoluto nesta questão.
b) Muitos dos recursos da Previ são administrados pela BB-DTVM, com pagamento de comissões vultosas a cada exercício.
c) O banco é o maior fornecedor de mão de obra da Previ, e a muito tempo estamos vendo a Previ diminuir as aplicações em empréstimos e financiamentos, empréstimos limitados a 120 parcelas ou 10 anos, e os financiamentos imobiliários congelados em 240 parcelas ou 20 anos, e com o envelhecimento da população do plano a cada exercício as condições tem sido piores para os tomadores de um modo geral.
Não estou acusando ninguém, mas na nossa cabeça surgem muitas duvidas, não em relação ao e-mail supostamente com assinatura do Sasseron, mas o que de verdade o futuro nos reserva, pois já perdemos o BET, voltaram as contribuições, vão mexer na Cassi, a inflação voltou com muita força, e nossos benefícios perderam de vez a capacidade de pagar as contas, contas básicas, se quer estamos falando de supérfluos.
Este mais difícil viver sem os empréstimos, pois os benefícios já não suportam as tantas obrigações que temos no dia a dia, até 2008 os Dirigentes recebiam próximo de 28 mil reais, em 2014, estes mesmos Dirigentes recebem em média 44 mil reais, quase 55% de aumento, enquanto nós fazemos a conta do quanto perdemos neste período, fora o REMUNERAÇÃO VARIAVEL.
Não vou me alongar muito mais, mas gostaria da sua opinião, pois a cada ano que passa meu benefício perde a capacidade de comprar e pagar, pois com esta velocidade, em muito pouco tempo nosso complemento da Previ, VERBA P-300, valera menos que o que recebo do INSS.
Saudações Cordiais,
Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Anônimo disse...

Se a PREVI limitasse tudo nos 30% da folha para todos, resolveria o problema, sem mexer com CAPEC, se diluisse as prestações do ES para comportar os demais compromissos com Cooperforte, Carim, BB , Alfacash, dividindo os 30% entre todos, sobraria 70% para nossa sobrevivência, ficaríamos com o nome "limpo" e mesmo que pagássemos esses 30% pelo resto de nossas vidas sem direito a contrair novas dívidas, é claro, aí eu me sentiria em PAZ, sobreviveria tranquilamente com os 70% do meu benefício e com a tranquilidade de poder deixar a CAPEC para meus filhos, peça isso por nós Medeiros, os endividados só querem um final de vida tranquilo e dígno, não precisamos de acumular riqueza, bônus, só queremos viver daquilo que DEPOSITAMOS num FUNDO DE PENSÃO QUE SE CHAMA PREVI.

Anônimo disse...

coitado de nos que somos simples mortais..........as "cupulas" de todos os niveis nem se lembram de nossa existencia, estao se preocupando apenas em como cobrir os rombos gerados pela incompetencia e ladroagem.........governo,BB,Previ,CEF,,Petrobras,vamos ver como vao se salvar.

Mariano Branquinho disse...

Dr. Medeiros, lute por um reajuste salarial agora em Julho, a inflação tá grande e os generos alimentícios nem se fala. Abs. Mariano Branquinho

Anônimo disse...

QUE O ES SEJA PARA TODOS , ATRELAR A CONCESSÃO A CAPEC É FAZER TROCA E NÃO EMPRESTIMO , FUTURO DIRETOR PEÇO QUE MOBILIZE A NOSSA IMENSA FAMILIA PARA UMA MANIFESTAÇÃO FORA OU DENTRO DA PREVI PARA DE LA SO SAIRMOS COM MEDIDAS CONCRETAS E NÃO EXPECTATIVAS , JÁ TEMOS TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DESONESTIDADES COMETIDAS PELA DIRETORA ( MAQUIADA POR UMA ÉTICA QUE SÓ PETISTA ACEITA ) ENTÃO ACHO QUE EM JULHO PODEMOS MOSTRAR A NOSSA CARA E QUE EXISTIMOS DE CARNE E OSSO , GARANTO QUE A LINGUAGEM DA AÇÃO FARA UM EFEITO MUITO MAIS FORTE PARA ELES DO QUE DESABAFOS NOS BLOGS , QUE OS BLOGS SE UNAM PARA LEVANTARMOS ESSA BANDEIRA , FICA AQUI A SUGESTAÕ.

Anônimo disse...

Estou enrolado, peguei 113.000,00, paguei 6 prestações de 1.545,00, estou devendo, hj, 115.500,00. Eu sei que matematicamente está certo, mas eu não vou aguentar, hehehehehe!!!

Anônimo disse...

A Cassi para nós já está em segundo plano. Não estamos mesmo muito interessados no assunto, pois estamos mesmo é morrendo a míngua com reajustes abaixo da inflação a cada ano, sem o empréstimo simples, que muitas vezes nos aliviava um pouco.
Que remédio a cassi nos pode dar para isso??? E parece ainda que o empréstimo simples é assunto proibido -0 não se pode falar nele,não é mesmo Medeiros? Assim, para continuar nessa morte lenta a míngua é preferível acabar logo com a cassi, pois assim o sofrimento seria abreviado. Por gentileza: chega de cassi....

Anônimo disse...

Estou com os anon 19:12 e 00:02
ES Capec não é solução para nós mas para a Previ que excedeu o limite e agora precisar encontrar uma forma de cobrir.Sem contar que as pensionistas estão dizendo que não tem Capec e muitos colegas também não tem.Se fizerem agora para cobrir ES isso será venda casada o que é ilegal.A Previ precisa reconhecer que se nós fomos errados ela foi muito mais porque a lei atribui a responsabilidade pelo controle da margem de 30% para a SOMA de todos os empréstimos consignados ao responsável pelo contracheque, no caso a Previ.

Anônimo disse...

Vou dizer uma coisa Medeiros...é reunião demais e decisão de menos. Aprendi uma coisa com um irmão que é professor de economia em uma conceituada fundação..."reunião boa dura 15 minutos porque as pessoas já vem para a reunião com tudo acertado...reunião longa é debate e jogo de cena". Pois é. Você está no centro do poder...reunião com senadora, conhece o Levy, conhece o Marcelo Coelho(você se impressiona demais com gentileza de carreiristas). Enfim, este é o Medeiros, que insiste antes em acreditar em boitatá e em reuniões. Enquanto isso, a plebe ignara quer dim dim Medeiros...entendeu? dim dim dim dim dim dim ....