ENCONTRO DE CAMBORIU ( 2 )

terça-feira, 21 de julho de 2015

 Um dos pontos abordados no Encontro de Camboriú foi o de antecipação do reajuste dos benefícios a ser concedido em janeiro para este mês de julho, para posterior compensação, mediante aplicação do índice de sete por cento, a título de adiantamento.


A defensora da proposta, diretora Cecília Garcez, estava presente e informou que a mesma não logrou aprovação na diretoria, tendo passado para o Conselho Deliberativo decidir. O presidente Gueitiro escusou se de dar algum parecer alegando que a matéria estava já em instância superior. O conselheiro Carvalho, por sua vez, falou que iria pautar o assunto no Conselho e defenderia a proposta da Cecilia.  Eu, de minha parte, estudei o assunto e não encontrei nenhum problema de ordem financeira, contábil e jurídica. E defendi de público, em nome das AFABBs do sul, a concessão da antecipacao. Está no vídeo abaixo.

As associações promotoras do evento resolveram pedir para o conselho deliberativo da Previ a concessão urgente da medida, pois a inflação elevada está corroendo os valores dos benefícios, no que foram apoiadas pelas associações de aposentadas de São Paulo, Brasília e Mato Grosso, cujos presidentes estavam participando do evento.




O pedido está abaixo. A reunião do Conselho Deliberativo é no dia 24 deste mês, sexta feira,  de maneira que a solicitação foi encaminhada com urgência, via email, para o presidente Robson Rocha, sendo, posteriormente, confirmada por correspondência, se houver necessidade.

Muitos achavam que a antecipação era história para boi dormir, era fantasia, sonho, expectativa falsa e vã, que nenhum estudo ou proposta existia na Previ a respeito. Só um encontro como o de Camboriú permite que lá as coisas fiquem claras e comprovadas como a luz do sol. Porque lá se encontravam o presidente do fundo, a diretora autora da proposta e um conselheiro deliberativo titular e outro suplente, além de um conselheiro consultivo suplente. Então aí as coisas se esclarecem. Se ficou sabendo que a proposta existia, que não  logrou êxito na diretoria e que subiu para o CD. Mais, se subiu foi porque ocorreu empate de três a tres na diretoria. Mais,  o conselheiro Carvalho declarou que vai apoiar no  CD a proposta. Mais, o presidente se esquivou de dar seu parecer. Querem mais coisas de um encontro ?  Desses fatos decorrem conclusões e definições que servem para clarear os fatos, como, por exemplo, quem é quem, quem está do lado de quem, quem luta ou não pelos participantes, quem fala a verdade.

Antes a proposta só tinha o apoio da AFABB RS e da ANAPLABB.  Agora tem mais o apoio das associações de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, de Brasília e do Mato Grosso.  Melhorou muito o quadro. O pedido se fortaleceu. Querem mais coisas de um encontro ?  Sim, o desejável era que o presidente Gueitiro anunciasse lá a concessão da antecipacao. Sairia festejado e talvez com a imagem bastante melhorada. Não aconteceu. Ficou mais desgastado. Pesquisa entre nós demonstrou que, decorridos cinco meses de sua posse na Previ, poucos acreditam nele como presidente, que possa fazer alguma melhoria. Pena ! Um jovem , 43 anos, talentoso e simpático ! Eu tive esperanças, sim, mas me decepcionei, conforme escrevi no post barrado no baile e na minha avaliação negativa a seu respeito. A vida é assim, traz alegrias e tristezas.

Acho, falei acho, dificil o CD recusar a concessão pois há pouco aprovou um adiantamento no primeiro semestre da remuneração VARIAVEL da diretoria. O motivo é idêntico. Quaisquer entraves burocráticos ou jurídicos, se houverem, devem e podem ser contornados. Que Deus ilumine aos conselheiros ! Leiam a moção: -

Ao Sr

Presidente o Conselho Deliberativo da Previ

Rio de Janeiro


Sr. Presidente Robson,


As cinco associações de aposentados promotoras do Encontro Sulbrasileiro de AFABBS, ocorrido no Balneário Camboriú, no dia 17 deste mês, que contou com a presença do presidente Gueitiro Genso, vem manifestar que apoiam a proposta apresentada pelos diretores Cecília Garcez e Decio Botecchia, no sentido de proporcionar ainda no mês de julho, extra folha, a antecipação de sete por cento do reajuste dos benefícios que ocorrerá em janeiro.

Essa antecipação é viável e se impõe em virtude  da elevada inflação que vem corroendo os valores dos benefícios, que se calcula chegará a dez por cento em dezembro, quando, então, poderá ser compensada.

Esse Conselho Deliberativo há pouco concedeu adiantamento no primeiro semestre de três remunerações variável para os diretores, certamente pelos mesmos motivos.

Assim sendo aguardamos que nosso pleito seja examinado, com urgência, na reunião deste mês, e acolhido devidamente.  As associações de aposentados de São Paulo, AFABB SP, de Brasília, AFABB Brasília, e do Mato Grasso do Sul, AFABB MT, também presentes no Encontro de Camboriú igualmente endossam o pedido.

Respeitosamente

AFABB RS.   AFABB SC.  AFABB PR. AFABB Itapema. AFABB Joinville.


30 comentários:

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

Como sempre o doutor mata a cobra e mostra o pau. O Encontro serviu para mostrar a verdade. Quem é do lado dos participantes e quem é do lado do patrocinador. Mais claro impossível. Uma excelente e claro postagem. Mais do que isso, contém uma mensagem que deveria ser entendida por todos. Parabéns.

Zé Vasco - RS

Anônimo disse...

Esoero que os infiltrados se manifestem agora. O que está no post é uma verdadeira aula de como as coisas acontecem e como se faz acontecer em nosso universo do BB. Só pessoas da estirpe do dr. Medeiros são capazes de agir com essa coragem e com esse descortinio. Avante, gaucho macho. Acreditamos em vós. Qued tenha sucesso !

André - MG

Anônimo disse...

Vamos que vamos, dr. Medeiros

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Dr. Medeiros - Inicialmente, parabéns pelo feito e obrigado pela luta incansável em conquistar melhorias para todos nós. Aproveitando o ensejo e apesar de parecer um assunto meio desgastado, volto a perguntar: Existe uma perspectiva quanto a melhorias no nosso ES? Sabemos que o ES/CAPEC era pura ilusão/enrolação. Mas e quanto a suspensão? Existe ou não possibilidade. O que o Sr. acha? Obrigado em nome de todos.
Abr,Carlos-Rio Pardo(RS).

Medeiros disse...

Sobre o ES eu vou tratar aqui no blog quando voltar da reuniao do CD que acontecerá sexta feira, dia 24. Somarei as informações de Camboriu com as que obterei lá na Previ. Aguarde mais um pouco Carlos, por favor. Existem várias possibilidades de melhorias, inclusive a suspensão, sim. Mas tem que haver vontade para isso por parte dos gestores. Eu faço a minha parte sempre, pois tenho opinião formada a respeito.

Paulo Beno disse...

Parabéns Dr. Medeiros,

PARABÉNS MAIÚSCULO as 5 associações AFABB presentes ao Encontro de Camboriu.

Aguardamos a sexta-feira, dia 24 de julho para a votação da ANTECIPAÇÃO DE 7% EM NOSSOS BENEFICIOS.(Inclusive dos super-benefícios, acima do teto, pagos aos ex-estatutários no BB). São Conselheiros Deliberativos da PREVI:
Presidente ROBSON Rocha.

Eleitos por nós: Antonio José de CARVALHO (colocou em pauta e defenderá este pleito); HAROLDO do Rosário Vieira e, RAFAEL ZANON Guerra dos Anjos.
Suplentes :José Bernardo de MEDEIROS Neto, José Ulisses de Oliveira e José Souza de Jesus.

NOTA: os nossos 6 diretores executivos já garantiram seus bÔnus, basta atingiram as metas.

Rubens disse...

Dr. Medeiros, batalhador e incansavel colega aposentado e abençoado pelas suas informações, graças ao seu carisma, educação e contatos, contamos com a sua percistencia e perseverança em solicitar a Suspensão do ES, e tambem da antacipação do reajuste de 7 a 10%, Mais uma vez, OBRIGADO E ESTEJA SEMPRE NA PROTEÇÃO DE DEUS. cOLEGA gOULART, de Cambé-PR.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros!

O senhor é um anjo em nossas vidas. Que Deus o conserve por loooooooooooongos anos com muita saúde e esbanjando sabedoria e bondade para com os aposentados desvalidos e renegados pela PREVI. Enquanto alguns poucos enchem os bolsos com parte do que não lhes pertence, muitos vivem à mingua, sendo saqueados em suas poupanças, que acumularam ao longo de muitos anos de trabalho e sacrifícios.

Um beijo no seu coração.

Anônimo disse...

EMÉRITO Mestre MEDEIROS:

O Sr. GUEITIRO poderia ter SE CONSAGRADO! O BONDE da HISTÓRIA passou diante dele e ELE NÃO TOMOU; o CAVALO passou ENCILHADO e ELE NÃO MONTOU! Talvez se fosse UMA MOTO KAWASAKI ou HONDA, ele NÃO TIVESSE PERDIDO, essa OPORTUNIDADE ÚNICA.

Anônimo disse...

Consta do pedido: "...do reajuste dos benefícios que ocorrerá em dezembro..."

Permita o caro doutor então só um pequeno reparo: a compensação de eventual antecipação deverá acontecer em janeiro/2016 -- mês do reajuste, e não em dezembro/2015.

Unknown disse...

Doutor Medeiros, antecipadamente, registro minha admiração e carinho pelo seu trabalho. Rogo ao Criador que Ele continue permitindo que tenhas a força necessária para continuar nesta tua luta em prol de uma categoria e uma sociedade. A luta é deve ser nossa, mas em todos as questões coletivas, há sempre as vitórias pessoais, neste caso,é a tua. Bem! Embora ainda esteja na fase de estudo e aprovação, eu acredito que depois do encontro de Camboriu, as chances de vitórias aumentaram.Em meu nome e diante do silêncio de muitos colegas, agradeço a prestimosidade com que tens se dedicado ao trabalho deste blog.
Também merece especial atenção, a questão da concessão do emprestimos simples ES. Haja vista que existe a quantidade muito expressiva que não conseguiram renovar seus empréstimos, e encontram sofrendo privações e pagando juros muitos elevados no mercados. Essa questão sempre encontra a antipatia daqueles que recebem benefícios maiores ou aqueles que gozam de situações financeiras privilegiadas. Entretanto, não podemos e nem devemos esquecer daqueles menos privilegiados. Afinal! O fundo é de todos aqueles que contribuíram para ele ser o que é. Portanto, deve minorar a situação financeira de muito que sofrem. Entretanto, é importante frisar que nem todos os necessitados gozam de capacidade administrativa para gerir seus créditos e sua realidade financeira. O empréstimo não é uma solução definitiva, é temporária e deve ser encarada com tal.
Por fim, agradeço pela noticias e o comprometimento pessoal que tens pela causa. Desejo a ti, saúde e vida longa.
Zenílson Cadé

Anônimo disse...

Vamos torcer para que dê certo este pedido de antecipação de 7%, este resumo do Dr. Medeiros diz o que ocorreu na reunião do Balneario Camboriu, quem perdeu a vez e a esperança dos associados em que o Conselho Deliberativo faça a sua parte.

Breno MS disse...








Em que pese o empenho das 5 Associações de aposentados é de se rezar para que tudo dê certo.

A situação que já era difícil vai piorar. Preparem-se os que foram atingidos pelas modificações do ES, ficaram sem MC e não puderam renovar seus empréstimos, pois em agosto sofreremos correção de saldo devedor e majoração do valor das prestações.

Na ocorrência de negativa do CD, a última alternativa que restará será a suspensão, por 5 meses, das prestações do mútuo, ou seja até janeiro/16 quando efetivamente teremos reajuste de nossos benefícios.

Não é de mais registrar que a suspensão do BET e a volta das contribuições praticamente anularam os reajustes de janeiro de 2014 e 15, estamos, de fato, no patamar de 2013.
Para um mínimo de sensibilidade e solidariedade de parte dos Dirigentes da Previ é o que devemos apelar.

Penso que é momento de envio de emails pelo autoatendimento da Previ.







Anônimo disse...

D. Medeiros!

Eu estava na reunião e vi sugestões que o Sr. comentou em seu blog, sou testemunha de que todas as reinvidicações dos aposentados foram apresentadas ao Presidente Geitiro, que na minha opinião está do lado do Patrocinador, assim como o presidente da Cassi, ambos rezam a mesma cartilha, gostaria de ter feito uma pergunta, mas não me foi possivel, queria saber se um funcionario do BB que participou a vida toda com salário em torno de 10,000,00 e galgado a Diretor com alto salário e leva o alto salário após 36 meses no cargo, acho isto uma safadeza. Temos que louva o Ari Zanella, que defendeu mudanças imediatas no ES, o Geitiro disse que estavam estudando, e como tudo na Previ é grande, talvez esta mudança demore
Tenho dito.
Jurandir Waltrich - Balneario Camboriu(SC)

Medeiros disse...

Ja foi corrigido, obrigado.

João Rossi Neto disse...


Caro Medeiros,

O Conselho Deliberativo pode argumentar com o fato de estar autorizando ADIANTAMENTO para meia-dúzia de Diretores, o que em questão de grandeza, seria bem inferior que valor da ANTECIPAÇÃO DO REAJUSTE, contudo, não o pesa e tem relevância é a finalidade e o destino da verba.
Dentro da filosofia de quem desvia um tostão, desvia um milhão e quem faz um cesto faz um cento, o ADIANTAMENTO é igual para os dois lados (Diretores e Associados), de modo que uma questão isonômica, justa, legal e moral. Negar seria comprar uma briga ingrata para o CD, visto que o Fundo está superavitário, e qualquer ação judicial derrubaria o adiantamento feito para a Diretoria, pois o mesmo não é previsto na legislação e sim medida interna do CD.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, o fato real é que não temos como viver do jeito que está a situação.

Inflação alta

Benefícios reduzidos, sem bet e volta das contribuições

ES sem melhoras ou melhor com muitas pioras NUNCA as prestações e o saldo devedor foram para o espaço como agora.

ES CAPEC foi só uma piada de mau gosto do Sr.Gueitiro

Contamos com sua força e luz para defender os desesperados, abandonados pelo seus dirigentes egoístas e só administrando em benefício proprio...até quando tanta desumanidade, qualquer milímetro de conquista leva muito tempo e o nosso Dr.Medeiros é muito curto

Jair Mário Bork disse...

Para quem está muito, mas muito apertado, uma boa notícia: Metade do 13º do INSS vai sair na folha de agosto próximo. Não é muita coisa, mas ajuda.

Medeiros disse...

Jair,
Prazer em te conhecer em Camboriu. Amanhã falarei no blog sobre cesta alimentação. Sim,tudo ajuda. Obrigado pela informação do INSS.

Anônimo disse...

Nem ia mais bater nessa tecla, mas o Presidente Gueitiro nunca me enganou.
Estava na cara que o BB não iria indica-lo à toa. Sem experiência no ramo de previdência privada, seria uma figura fácil de ser manipulada. Como aliás, está sendo.
Além disso, a omissão dele diante de assuntos tão relevantes para os associados demonstra uma certa covardia. O ambiente lá não é bom, Diretores se engalfinham, e ele parece que não se dá conta, ou não quer se envolver. Parece a rainha da Inglaterra. Tem o título, mas não o poder.
Sua figura patética distribuindo sorrisos e simpatia nos encontros, enquanto a fogueira de vaidades e desmandos cresce ao seu redor só o torna mais ridículo do que se imaginava no início de sua gestão.
Sem mais....

Medeiros disse...

Uma pena colega que você escreva em caráter pessoal e não se identifique. Anônimo assim perde consistência seu comentário. Desculpe.

Anônimo disse...

Viram a notícia de hoje na revista "Exame" que o governo está vendendo ações do BB à preço de banana? Mais baratas que qquer banco privado. Negociatas!

Anônimo disse...


Obrigado pela informação colega Jair. Nesse eu confio.
Já sobre o ES Capec acreditei e me dei mal.
E ainda tem o adiantamento a caminho. Tá melhorando.
Nem tudo está perdido. Sou otimista que nem o Doutor.

Anônimo disse...

OBRIGADO Dr.Medeiros!

...Por sua luta persistente, na busca de alguma notícia boa para nós.

Tenho sempre acompanhado por aqui o que vem rolando..!


Grande abraço!

Janone.

Camilo disse...

A antecipação do 13 do INSS sera pago na folha de setembro.

Anônimo disse...

A situação de penúria é geral nesse Brasil, não poderia ser diferente conosco.
Estamos amargando faz tempo, e faz tempo que armam contra nós, as constantes alterações em estatutos e aprovados por nós, vamos combinar a última bobagem votada foi o BET. Só olhamos o dinheiro que vem e esquecemos de olhar pra trás e pra frente. Como autopatrocinado, até agora, só tomei atras da orelha.
Quando falavam em benefícios médios de R$5000,00 na Previ, quero saber quem está levando a minha parte, e quem recebe isso ou mais não tem noção dos guetos aqui debaixo na Previ e a diferença está tão e somente dentro de qual estatuto você se aposentou. De minha parte desânimo total.
Quanto aos presidentes tanto da Cassi como Previ não espero nada diferente deles, são nomeados pelo patrocinador, não nos representam, mas achei bom saber qual a mensagem no encontro tanto a que nos deram como a que receberam.
Parabéns pela organização se for possível estarei no próximo.

Anônimo disse...

Eu ia fazer um comentário aqui justamente sobre o adiantamento de metade do 13 em Agosto.
Estou preocupado pois a dilma não vai pagar o abono em 2015 para quem ganha dois salários mínimos, somente em 2016. Ai eu pensei: pronto la se vai o adiantamento do 13.....
Espero estar enganado.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Parabéns pela sua incansável luta. É uma briga de Davi x Golias, mas como na Bíblia a vitória virá. Aposentado de Divinópolis (MG).









Anônimo disse...

Notícias correm que o adiantamento de metade do 13º será até 08 de setembro próximo. Desta forma penso que a PREVI creditará dito valor junto com a folha de pagamento em 20 de agosto de 2015, como ocorreu em 2014.

Anônimo disse...

Se alguem está com esperança de que amanha na reunião do CD da PREVI ou na reunião da CASSI vai sair alguma coisa de bom para os associados, podem tirar o cavalinho da chuva, nada melhor do que renumerar bem os diretores com salarios de marajas para eles não terem sequer nenhuma coragem de fazer nada em favor dos associados. O BB se acha dono dos 50% dos superavit e qualquer beneficio fora do que a lei agora manda pagar eles consideram como tirando do lucro deles já que contam com este valor. Nada vai ser dado aos associados, a unica coisa que o BB aceita pagar é este salario de marajas aos diretores para que cumpram suas ordens, caso contrario são destituidos na hora e voces acham que algum dos diretores querem perder esta boquinha de salario de marajas ??