ENCONTRO DE CAMBORIÚ ( 4 )

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A CASSI foi abordada no Encontro de Camboriú na parte da tarde. Lá compareceu o novo presidente da Cassi, Sérgio Iunes, indicado pelo BB.


Houve quem criticou a não ida de nenhum diretor eleito. Queriam discutir no Encontro a proposta dos eleitos na negociação em andamento com o BB. 

Explicamos que nossa idéia era diferente. Queríamos ouvir diretamente, olho no olho, qual o posicionamento do BB perante os aposentados e pensionistas na CaSSI, já que todas as associações de aposentados tinham se reunido em Xerem e elaborado uma proposta robusta , que foi apresentada na mesa de negociação.



                                
Uma pena que a diretora Cecília Garcez teve que se retirar do Encontro um pouco antes do seu encerramento, conforme escreveu em seu blog, porque teria tido a oportunidade de ouvir as manifestações a respeito feitas por Célia Laricchia, que participa da mesa junto com Isa Musa, e da conselheira deliberativa da Cassi, Loreni Senger, que esclareceram devidamente o plenário, do ponto de vista nosso, agora chamados que somos de pós laborais. .

Durante o almoço tive oportunidade de conversar com o presidente da Cassi, o qual não conhecia pessoalmente. É para proporcionar esse contato pessoal que o Encontro de Camboriú foi criado e mantido há sete anos. Soube que o novo presidente, apesar de seu aspecto jovial e nenhum cabelo branco, possui cinquenta anos de idade e já começa a pensar em aposentadoria do banco. Ele estava um pouco apreensivo sobre a reação dos participantes. Houve quem procurou dissuadi lo de ir a Camboriú. O clima vai estar pesado, diziam.

O presidente procurou fugir do debate sobre o mérito ou não da proposta do BB de entregar os cinco bilhões e se desvincular de sua responsabilidade futura com os aposentados e pensionistas. Falou que tinha aceito o cargo com o compromisso de fazer uma boa gestão administrativa e financeira da Cassi. O tempo todo falou em gestão, deixando de lado aspectos importantes como os direitos adquiridos e a relação com o BB. Certamente, não agradou. Um o definiu como mais escorregadio que um mussum. 

O que ficou claro no Encontro é que as associações promotoras e os participantes não abrem mão de seus direitos e não estão de acordo com a quebra do princípio de solidariedade.  A proposta da FAABB, construída em Xerem, por todas as associações do país e convidados especiais pertencentes a movimentos, MSU, deve ser defendida na mesa de negociação com unhas e dentes.

As associações promotoras elaboraram uma moção a ser encaminhada ao BB e outra a FAABB afirmando sobre a convicção de que a defesa dos princípios que fundamentaram a Cassi ao longo dos anos são cláusulas pétreas e não poderão ser negociados levianamente.

Eu achei que foi extremamente válido ter esse contato com o novo presidente da Cassi. O plenário foi educado, não o ofendeu nem o constrangeu, mas deixou para ele um recado firme e forte de que estamos insatisfeitos e inconformados com o fato do BB estar tratando a nossa saúde como um mero fator financeiro, tentando alavancar margens operacionais à custa de nossa saúde. Falou se até que se tratava de uma armadilha ou de uma arapuca armada pelo BB.

No final eu disse ao presidente que o negócio, proposto  pelo BB,  era um conto do vigário e tão enganador como os cabelos negros dele. Mais na frente eu divulgo, se houver interesse, as moções.
Portanto, para mim, também quanto à Cassi  o encontro foi proveitoso, tendo o presidente saído de lá verdadeiramente impressionado pelo alto nível dos debates e pelo conhecimento profundo da matéria por parte dos presentes no Encontro.

33 comentários:

Pedro Borges disse...

CASSI - A Cassi está mesmo se transformando em um problema muito sério. Segundo os balanços o plano Cassi Família é superavitário e somente o nosso, dos associados, está apresentando problemas. Como entender então a negativa de autorização para minha filha fazer uma ressonância magnética, em Vitória - ES. Minha filha faz parte do Cassi Família desde 1997 e a negativa foi dizerem que o plano dela não está regulamentado. Ela sempre fez exames e até cirurgias e nunca se falou em regulamentação nestes 18 anos decorridos. O que pode estar acontecendo afinal, com um custo já de R$ 450,00, a única saída, segundo informações prestadas na Unidade ES é que há a opção para um plano com acréscimo mensal de R$ 300,00 e ainda carência de 60 dias. Depois quando recorremos à justiça somos mal interpretados. Que fazer então?

Anônimo disse...

Meus Parabéns Dr. Medeiros já faz bastante tempo que acompanho seu blog e o senhor e o Prof. Ari são merecedores de todos os elogios que possam receber. São de homens da sua estirpe e do Prof. Ari que precisamos para não sermos dizimados por esta maldita administração que insiste a cada tentativa em nos tirar cada vez mais um pouquinho de cada vez e agora querem acabar definitivamente com a CASSI para os pós laborais como eles nos chamam. Eles sabem que quanto mais stress nós tivermos menos saude teremos e consequentemente se não tivermos a CASSI com certeza mais óbitos advirão a curto e a médio prazo e em consequencia encurtando nossa vida pós laborativa. O que era para ser um descanso a vida de aposentado está virando um inferno com essas tentativas cada vez mais maquiavélicas de sugar o que puder dos nossos direitos GARANTIDOS PELAS CLAUSULAS PÉTREAS.

Anônimo disse...

CONTRAPROPOSTA AO BB:

O BB nos entrega o Previ Plano 1, sem interferir mais na sua administração nem participação em lucros, e nós(pós-laborais, Previ Plano 1) assumimos totalmente a Cassi.

Anônimo disse...

Se a gente pudesse contar com nossas associações (ANABB, AFABB...) para que tentassem por via judicial reverter esse quadro. De todas as questões debatidas nos Blogs, algumas delas poderiam ser denunciadas junto Ministério Público ou se ingressar diretamente na justiça com Ações Civis Públicas.

josé benedito monteiro disse...


JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse:

É com essa firmeza que devemos tratar de assuntos relacionados com o BB e PREVI. Afinal somos os verdadeiros donos da PREVI. Não podemos admitir que tudo que o BB guloso quer vai ser feito. Precisamos dar um basta nas exigências do BB e da PREVI que só tratam de de beneficiar com o NOSSO PLANO DE SAUDE E DE PREVIDÊNCIA. É por isso que eles se beneficiam com altos salários, para não precisar de plano de saude e de remuneratórios quando se aposentarem. Já estão com as "burras" cheias. Tudo o que for decidido a fazer deles temos que contestar com veemência, como foi nessa reunião de Camburiú. Nós já perdemos quase tudo. Vamos pois lutar porque não temos mais o que perder. MEDEIRÃO VELHO DE GUERRA, VAMOS QUE VAMOS.TEMOS QUE TOMAR A PREVI e a CASSI para nós e não deixar o BB Guloso querer mandar no que é nosso.

Anônimo disse...

Dr Medeiros por favor publique as moções resultantes do encontro no Balneario Camboriu.

Anônimo disse...

O Ministério Público Federal possui um site para atendimento ao cidadão.
Qualquer pessoa pode fazer uma representação através do link abaixo.
Acredito que o que está acontecendo com os aposentados e pensionistas da Previ, assim como a farra dos salários acima do teto, PLR + bônus, poderia ser alvo de investigação por parte do MPF.
Quanto mais subsídios for fornecido na representação, melhor. Uma representação já fundamentada seria o ideal. Por isso seria interessante a participação das associações.
Mas nada impede de se formular individualmente uma denúncia, relatando os fatos ocorridos nos últimos anos.


http://cidadao.mpf.mp.br/

Jair Mário Bork disse...

Saindo um pouco do assunto CASSI/PREVI, li hoje na folha de São Paulo que o fundo PETROS, da Petrobras, apresentou deficit de 2,8 bi em 2013, 6,2 bi em 2014 e provavelmente terá deficit também neste ano. Fechando 3 anos consecutivos com prejuízo, fatalmente terão que aumentar a contribuição ou reduzir a aposentadoria. Triste, não acham?

Anônimo disse...

Podemos relatar aos senadores, via e-mail, o que vem acontecendo com nosso fundo de pensão.

Do G1, em Brasília

Dois meses após a criação da CPI dos Fundos de Pensão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou nesta quinta-feira (16) o nome dos parlamentares que integrarão a comissão criada para investigar supostas irregularidades nos fundos de pensão de estatais.
A comissão apurará eventuais prejuízos na administração de recursos financeiros em entidades fechadas de previdência complementar, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente pela União, ocorridas a partir de 2003 e deve se debruçar sobre os principais fundos de pensão das estatais - entre eles, Petros (Petrobras), Postalis (Correios), Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica).
Farão parte da comissão os senadores Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Gleisi Hoffmann (PT-RS), João Alberto (PMDB-MA), Sandra Braga (PMDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Sérgio Petecão (PSD-AC), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Lídice da Mata (PSB-BA) e Fernando Collor (PTB-AL).

Anônimo disse...

Medeiros disse...
[...] A Bolsa deve reagir nos 48 000 pontos.
23 de julho de 2015 17:55

- REPIQUES podem acontecer, mas não REVERSÃO. Tal assertiva já foi provada matematicamente; portanto, quanto mais tempo o cidadão (fundo de pensão) permanece comprado em títulos bursateis, mais perde.

Anônimo disse...

24 de julho de 2015 15:18

A Gleisi Hoffmann não é do PT-RS, mas sim do PR.

Anônimo disse...

Segundo informações publicadas pelo colega Ari zanella: Não são boas as novidades oriundas do Palácio de Mourisco na Praia de Botafogo-RJ. Parece que a nossa maior reivindicação (Adiantamento 7%) não foi atendida na reunião desta tarde. Ficou para ser decidida mês que vem (Jeitinho de empurrar com a barriga, para finalmente, decidir o contrário do que pedimos).
Não pedimos a Renda Variável, eles se auto concederam. Não pedimos para estarmos SEM TETO, pois alguns estão.
O jeito é pedir para que NÃO SEJA CONCEDIDO nada para nós, daí, quem sabe, ELES CONCEDAM.

Carlos Mariano disse...

CASSI X INSS - O QUE TEM EM COMUM - DEFICITS FABRICADOS - Se o Executivo Federal cumprisse a lei o INSS seria superavitario (isto é informação falada e citada por experts no assunto - é só ler as noticias nas publicações especializadas). A CASSI é a mesma coisa - o BB está fabricando o seu déficit deixando de cumprir suas obrigações contratuais e cada vez que renova o contrato tenta prejudicar ainda mais os participantes. Na área Federal o motivo é a privatização de quase todos os serviços publicos que sejam de interesse da área privada (PREVIDENCIA é um deles) - e isso não medida a ser conseguida em curto prazo (10 ou 20 anos) mas sim a longo prazo (50 a 100 anos). NO BB a medida tem a mesma finalidade, só que a privatização não vai ser só da CASSI, ALIAS O PRINCIPAL OBJETIVO É A PRIVATIZAÇÃO DO BB, O QUE TAMBÉM NÃO VAI OCORRER NO CURTO PRAZO, ACREDITO EU QUE SERÁ NO MÉDIO PRAZO ENTRE 20/50 ANOS.
Por isso, ensinem a seus filhos e netos que o negócio é a iniciativa privada.

Anônimo disse...

Eu contribuo com a Cassi em 3%, sobre o complemento Previ mais o INSS. Para mim e meu marido. Gostaria de saber com quanto o BB contribui. Com 5%?? Se for, eu não acho um absurdo passarmos para 8%, assumindo a parte do Banco e a Cassi pegando os 5 Bilhões do Banco. Afinal 5 Bi é dinheiro...heim!! Fiz umas contas por cima, sem aplicar esse dinheiro, dividindo por 40 anos dá 10 milhões e quatrocentos mil por mes, e mais as nossas contribuições, e sendo bem administrada, sem tantos diretores,e um salário justo, acho que dá mais certo do que do jeito que está...indo pro buraco! E 8% não é muito pesado, onde no mercado acharemos um plano, com a nossa idade por esse valor?? Façam as contas e pesquisem. OBS: essa é apenas a minha opinião!!! É o que eu penso.

João Rossi Neto disse...


Ilustre Medeiros e colegas,

O BICHO VAI PEGAR

Inobstante seja cético em relação ao desfecho das CPIs, dado que na prática os resultados são sempre negativos (pró-Governo), pura perda de tempo, porque a maioria termina em pizza, apesar dos nove Senadores carnes-de-pescoço da estirpe de um Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Gleisi Hoffmann (PT-RS), João Alberto (PMDB-MA), Sandra Braga (PMDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Fernando Collor (PTB-AL), todos da tropa de choque do palácio, acho que desta vez a coisa vai ser conduzida com rigor, visto que tanto à CPI dos Fundos de Pensão, quanto à CPI do BNDES, ambas criadas em clima de discórdia política (brigas homéricas) e visam retaliar o Governo Dilma que teme a investigação desses dois segmentos explosivos.

Dos doze indicados, a meu ver, salvam-se o Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), o restante é mal-intencionado, todavia, como a Presidente Dilma perdeu prestígio junto a sua base aliada, cujos partidos políticos alugados estão votando à revelia do PT, acho que vão tirar muito lixo debaixo dos tapetes dos Fundos de Pensão e do BNDES.

Às vezes têm males que vêm para bem e talvez esse grave entrevero entre os nossos adversários poderá nos favorecer. Como a corrupção está espalhada entre os órgãos públicos e nas estatais, seguramente existe muito trambique oculto nos Fundos de Pensão. O Eduardo Cunha deve saber o caminho das pedras e os negócios espúrios orientados pelo Governo, para apontar de pronto as CPIs para esses segmentos.

Anônimo disse...

A propósito da CPI dos fundos de pensão: Pimentel, eis o nome que não desgruda de qqer. comissão, CPI, enfim, em todos eventos da espécie que envolvem apuração de irregularidades em fundos de pensão das estatais, especificamente para refutar o inevitável questionamento à RS 26/2008 que o mesmo homologou com a sua assinatura à luz de uma pilha de pareceres, arrazoados e outros expedientes inúteis para dar legitimidade a tal norma, que afronta o ordenamento jurídico (sentido hierárquico das normas) fixado na Constituição e tão bem representado pela Pirâmide de Kelsen, onde uma RS está subordinada à uma lei e, por conseguinte, não pode inová-la.
Lei Compl. 109/2001 - Art. 20 = § 2o A não utilização da reserva especial por três exercícios consecutivos determinará a revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade.
Quando cita a Revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade, é óbvio que a intenção do legislador era contemplar melhorias nos benefícios dos participantes do plano, entretanto, a polêmica usurpadora RS estende 50% da reserva para o Patrocinador.

Anônimo disse...

Comentário de 11.15 hs de hoje.
Concordamos com a sugestão proposta, que, inclusive já havíamos feito.
E acrescentamos ao Banco o "direito" de levar para casa seus indicados e os eleitos agregados a ele.
Temos lido e ouvido nas reuniões e discussões nomes recorrentes.
Muitos já estiveram na direção das caixas Previ e Cassi e ninguém
se acha responsável ao menos por pequena parcela do que hoje se vivencia.
Todos tem soluções e sempre outros são culpados pelas "crises".

Valim disse...

Prezado Medeiros

Só quero a causa e não a consequência:

FIM DO VOTO DE MINERVA, RESOLUÇÃO 26, MUDANÇA DO ESTATUTO (EM CASO DE EMPATE NAS VOTAÇÕES, A PARTE ELEITA GANHARIA) POIS SÃO OS ESCOLHIDOS PELOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, É O GRITO DE GUERRA.

Pr.guima disse...

Jose Pimentel na CPI dos fundos de pensão é pra matar...Deus nos livre. Não bastasse Humberto costa, Gleisi Narizinho, Collor. Só pode ser piada de mau gosto.

Anônimo disse...

Não entendo essa: O INSS dará 100% as viuvas e viuvos por que a nossa Previ paga 60% ?
Que horror!

Anônimo disse...


Tem razão o comentarista de 24.07-14,35, mas vou mais adiante, a di -
vulgação de todas essas mazelas da Previ devem ser mais amplas, só p/
os senadores é muito pouco.

Anônimo disse...

25/07/2015 09.20 hs.
A previ paga só 60% às pensionistas porque tem que dar "lucro".
A Previ paga a remuneração variável a seus "executivos", também conhecida por BÔNUS.
Precisa economizar para pagar as despesas administrativas.
Só isso.

Anônimo disse...

O MPF já tem ação civil pública contra o repasse ilegal de valores de fundos de pensão às empresas patrocinadoras.
A gente já viu que negociações entre aposentados + associações com a atual diretoria trazem poucos resultados.
Temos que partir para outras instâncias. Denunciar os abusos no MPF e caso seja realmente instaurada a CPI, encher as caixas postais dos membros desta CPI, denunciando e cobrando providências.

Alguns infiltrados, ou pessoas com interesses diversos aos nossos, tentarão desfazer esta iniciativa, falando mal dos políticos.

Eu tenho experiência em encaminhar solicitações em massa a deputados e senadores e ter sido atendido.
Temos que acreditar, senão nosso fundo vai pro buraco.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

PERENIDADE
Ilustre Doutor Medeiros, de fato, encontros, como os de B. Camboriu, têm o precioso mérito do necessário e constante contato com os dirigentes, sempre e principalmente, visando a perenidade das instituições, no nosso caso, Previ e Cassi. Nesse sentido, menos grave fica o fracasso, das soluções rápidas, para as sofridas necessidades, urgentes, testemunhadas, na nossa comunidade. Imagino a luta diária dos bem-intencionados, a fim de conciliar vida longa às instituições com o atendimento/alívio aos justíssimos reclamos, por mais qualidade de vida, na saúde e nas finanças.
Grato por tudo, tenha um ótimo e abençoado fim de semana e até segunda-feira, se Deus quiser.

"Vamos fazer o elogio dos homens("e mulheres") ilustres, nossos antepassados, através das gerações."
Eclo 44,1
26 de julho, dia dos avós, Festa de São Joaquim e Santa Ana, avós do Senhor

Rosário Soares disse...

E cadê os Sindicatos e as Associações que não se manifestam? Para que servem se estão todas caladinhas e não publicam sequer nenhuma nota de repúdio contra todo tipo de ameaça com os nossos direitos de mais de 70 anos da CASSI? "Quem sabe faz a hora não espera acontecer" vamos que vamos nos mobilizar pessoal dos Sindicatos e Associações

Anônimo disse...

Leo Pinheiro, da OAS vai falar tudo sobre a Invepar, q a PREVI sempre foi orgulhosa de participar!se nao agilizar, vamos ficar sem aposentadoria......

ALBANO disse...

UM ABSURDO! Não deve existir campanha do NÃO ou qualquer outra coisa! Não se pode colocar em risco uma CLÁUSULA PÉTREA! Se o Banco insistir com essa proposta indecente, TODAS as associações representativas de funcionários e aposentados tem a OBRIGAÇÃO de INGRESSAR NA JUSTIÇA contestando tal absurdo! Lembrem-se que a filiação à CASSI e à PREVI são compulsórias.
NÃO PODE HAVER TAL PROPOSTA A SER VOTADA!
NÃO PODE EXISTIR TAL CONSULTA!
ESSA PAUTA É INDECENTE!
O BANCO DO BRASIL TEM OBRIGAÇÃO COM A SAÚDE DOS APOSENTADOS SIM(PÓS LABORAL É A MÃE)!
JÁ NOS TUNGARAM 7,5 BI NA PREVI E AGORA VEM COM ESSA?

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

NADA de CONTEMPORIZAÇÕES ou VOTAÇÕES com o BB-GULOSO. JUDICIALIZAÇÃO IMEDIATAMENTE! O JUDICIÁRIO está ESCALDADO com tantas CRÍTICAS e ESCÂNDALOS, que podemos esperar um JULGAMENTO JUSTO. CHEGA DE ABOMINAÇÕES!

Anônimo disse...

Anônimo disse...

[...]

Eu tenho experiência em encaminhar solicitações em massa a deputados e senadores e ter sido atendido.
Temos que acreditar, senão nosso fundo vai pro buraco.

25 de julho de 2015 10:14

-
1. Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve.
Inchado e feliz.

Por outro lado, outro sapo que seja jogado nesse recipiente com a água já fervendo, salta imediatamente para fora. Meio chamuscado, porém vivo!
Às vezes, somos sapos fervidos. Não percebemos as mudanças.

Achamos que está tudo muito bom, ou que o que está mal vai passar – é só questão de tempo. Estamos prestes a morrer, mas ficamos boiando, estáveis e apáticos, na água que se aquece a cada minuto. Acabamos morrendo, inchadinhos e felizes, sem termos percebido as mudanças à nossa volta.
Sapos fervidos não percebem que além de serem eficientes (fazer certo as coisas), precisam ser eficazes (fazer as coisas certas). E para que isso aconteça, há a necessidade de um contínuo crescimento, com espaço para o diálogo, para a comunicação clara, para dividir e planejar, para uma relação adulta. O desafio ainda maior está na humildade em atuar respeitando o pensamento do próximo.
2. [...] destaca que graças ao “cérebro de lagarto” dos investidores, ninguém vai perceber o crash até que ele ocorra.
3. PUT A PREMIUM ON EXPERIENCE

Can you really explain to a fish what it's like to walk on land? One day on land is worth a thousand years of talking about it, and one day running a business has exactly the same kind of value.
Warren Buffett

4. Entenda por que?
• O retorno ao real nos reenvia em última análise, à exploração dos trabalhadores*, que é o verdadeiro “fundamento” da Bolsa;
• O atual capitalismo bursatil é uma espécie do gênero conspiração;
• A tendência da Bolsa brasileira é de baixa irreversível...
• REPIQUES podem acontecer na Bolsa brasileira, mas não REVERSÃO. Tal assertiva já foi provada matematicamente; portanto, quanto mais tempo o cidadão (fundo de pensão) permanece comprado em títulos bursateis, mais perde.

*Trabalhadores = associados dos fundos de pensão (aposentados + pensionistas)

Ajude-nos: Faça seu depósito na conta abaixo:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1532
Tipo de conta: 013
Número da conta: 14167.1

Segue uma amostra do nosso trabalho: https://drive.google.com/file/d/0B9XGyMFsJ0D8bGhpNzNZeXo0Z0lUWmxqekQxc3JIZDd5VnpB/view

Anônimo disse...

Acho que a solução é aceitar a proposta do BB e aumentar nossa contribuição, senão vejamos: tenho mais de 70 anos, minha aposentadoria é de 15 mil e pago apenas 450,00 para a CASSI. Os que ganham menos pagam, evidentemente, menos. Agora, vamos comparar com o meu filho: é casado, tem 43 anos e 3 filhas e paga para a UNIMED 1.500,00 por mês. Pode-se concluir que com nossa contribuição, realmente não há plano de saúde que sobreviva. É triste mas é verdade. E eu tenho "apenas" 70 anos. HÁ milhares de aposentados com 80, 90 anos, e contribuem com apenas 3% de sua aposentadoria Vá Um cidadão desses para a UNIMED e provavelmente nem seja aceito como associado e se for, não escapara por menos de 5.000 reais por mês. É triste mas é verdade, vamos raciocinar com mais calma e realidade, não adianta querer dar murro em ponta de faca.
E não venham com essa história de que sou um infiltrado, um petralha e outros adjetivos que usam para taxar aqueles que se atrevem a falar a verdade nesse blog. Se não fosse permitido o anonimato nesse blog, com certeza a participação cairia 50%.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

ENTRE AMIGOS
Ilustre Doutor Medeiros, quero cumprimentar o colega anterior(10:39h), primeiramente, se for avô, no seu dia comemorativo e, também, pelo seu comentário. Colega, a meu ver, em princípio, você está certo e cercado de todo sentido. Podia mesmo ter assinado, pela pertinência. Estamos ente amigos e, se erramos, outro, com delicadeza, nos avisa. Doutor Medeiros e demais colegas, entretanto, não defendo, imediatamente, a elevação da n/ contribuição. Entendo que o aviltamento dos Benefícios seja o real "diagnóstico", para o mal da Cassi. Antes, porém, em tese, de elevar-se a contribuição, é preciso uma séria e confiável investigação da administração dessa Caixa, no sentido de se apurar se há outras causas corrigíveis, em todos os sentidos; uma verdadeira "ressonância magnética" na Cassi. Em última instância, após essa profunda auditoria, se, infelizmente, for constatada a inevitável necessidade de elevação da contribuição, assim seja, em favor da perenidade da Caixa. Colega(10:39h) e outros mais, respeitosamente, até breve, com comentário assinado, entre os seus amigos.
Doutor Medeiros, grato por tudo e PAZ E BEM!

"Pai nosso..."
Mt 6,7-15

Anônimo disse...

Colega Fernando Lamas, na realidade sou comentarista frequente desse blog, e costumo me identificar, mas algumas vezes levei bordoadas e sabe como é, gato escaldado tem medo de água fria, por isso algumas vezes prefiro me proteger sob o manto do anonimato, mas sem ofender ou atacar alguém. Obrigado pelos cumprimentos.

"Ave Maria..."

Anônimo disse...

Ao Dr. Medeiros e demais colegas,

ASSUNTO: CASSI – COMPRA DE MEDICAMENTOS

Como associado da CASSI, dependemos de sua assistência na aquisição de diversos medicamentos.

A CASSI implantou centros de compra e distribuição de medicamentos demandados pelos associados.

A DROGARIA ARAUJO S.A., localizada em Belo Horizonte, é uma empresa que serve a CASSI para a compra e distribuição de medicamentos para a cidade de João Pessoa.

Era de se esperar que a Drogaria Araujo distribuísse os medicamentos abaixo do preço de mercado, haja vista que as compras efetuadas em nome dos associados, indicados pela CASSI, , tivessem um ganho por escala em vista o volume expressivo de medicamentos comprados.

Isto não aconteceu em alguns medicamentos por mim adquiridos.
Se não vejamos abaixo os preços adquiridos na Drogaria Araujo, conforme DANFE nº 13803, de 25.05.2015, em comparação com os preços pesquisados nas drogarias BiG Ben, em João Pessoa.

Medicamento Drogaria Araujo (RS$) Drogarias Big Ben (RS$)
Atenolol 50/12,5 11,39 13,49
Losartana 50 17,97 9,99
Sivastatina 20 38,62 15,11
Somalgin Cardio 100 13,68 14,54
Total da compra 81,66 53,13

Paguei, como associado da CASSI, 53,69% a mais pela compra de cada unidade.

O pedido de compra abrangeu várias unidades de cada medicamento, então, a CASSI, pela centralização, me fez perder mais reais.

Esses valores são, em sua maioria, medicamentos Genéricos.

Então, se pergunta:

- Por que a Centralização de compra de medicamentos se, em casos, não há vantagem para o associado?
- O que a CASSI ganha pela compra de medicamentos centralizados, se nas Unidades da Federação pode-se encontrar o medicamento por preço menor?
- O que se ganha? Quem ganha? Com a centralização de compra de medicamentos!
- Outras perguntas poderão ser feitas?. Acho que Sim!

O assunto ‘compras’ tem relevante controle nas mais variadas entidades que prima pela redução de custos, tanto em sua atividade fabril/comercial/ serviços quanto ao repasse a outras entidades.

Nesses tempos, onde o Judiciário é convocado para corrigir distorções em todo o Brasil, e o patrocinador manipula a sua saída como co-patrocinador da saúde de seus empregados e ex-empregados temos que ficar de olhos bem abertos.

Como diz o ditado popular: Seguro morreu de velho!

O texto ficou longo, mas não foge do assunto CASSI!

Um abraço de james.